O que mais me agrada no Ubuntu é o seguinte:
. Não precisar de anti-vírus (que demorava uma hora ou mais do meu precioso tempo para verificar se o meu computador tinha ou não vírus)
. Não precisar de anti-spyware (que era outra coisa que me fazia desperdiçar uma boa parte d o meu tempo)
. Não precisar de anti-spam e outros anti não sei o que lá mais.
. Não precisar de desfragmentador de disco (que já estava me deixando muito irritado e sem mais paciência)
. A fácil instalação do mesmo (não é nenhum pouco difícil instalar o Ubuntu)
. Eu poder baixar a imagem iso do Ubuntu e poder instalá-lo sozinho sem precisar pagar absurdos, ou seja, sem precisar uma licença carissima, para poder utilizá-lo
, Já ter tudo o que necessito no Ubuntu instalado de padrão.
. Ter uma Área de Trabalho limpa e sem ícones na área de trabalho poluindo visualmente o meu desktop.
. Ao instalar programas eles não ficarem criando ícones na Área de Trabalho.
. Ao instalar os programas já se criar automaticamente os links nas categorias corretas e totalmente de forma organizada sem eu ter que ficar organizando por categorias.
. A interface Unity (que apesar de muitos a terem criticado e a criticarem, sempre gostei e me é muito produtiva)
. A personalização, isto é, poder personalizar o Ubuntu quando eu quiser e bem entender.
, Poder ter, se eu quiser, quantos ambientes gráficos eu quiser instalados.
. O Gerenciador de Arquivos Nautilus que eu gosto muito.
. A forma de organização de Diretórios do Ubuntu.
. A forma de instalação dos programas no Ubuntu, ou seja, eu poder instalar os programas tanto pela Central de Programas do Ubuntu, como pelo Terminal como também pelo Synaptic (após instalar o synaptic).
,. Ter um repositório Oficial da Distro com diversos pacotes, o que facilita e muito,
, Não precisar ficar procurando programas em sites de Downloads .
. A Facilidade de uso.
. O Ubuntu reconhecer todo e qualquer sistema operacional que esteja instalado no Computador.
. Ter uma comunidade Dinâmica.
. Ter um fórum de suporte aonde posso encontrar ajuda para algum problema que venha a ter (apesar de poucas vezes ter necessitado dessa ajuda e nas poucas vezes o problema já ter sido resolvido, o que se torna mais um fator positivo para o Ubuntu)
, Apesar de alguns criticarem, o fato de uma nova versão do Ubuntu ser lançada de seis em seis meses (não nego: o fato do Ubuntu ter uma nova versão lançada de seis em seis meses foi um dos fatores que me fez querer usar essa distro e vir a usar o Ubuntu).
. Uma Boa Empresa por trás do Ubuntu.
. O Ubuntu One que me têm sido muito útil e que aprovei o s eu uso.
. Os aplicativos que vêm com o Ubuntu e outros que mesmo que não venham por padrão nessa nova versão por padrão eu posso instala-los.
. O aprendizado que eu acabo tendo ao usar o Ubuntu.
. O fato de eu poder desligar e reiniciar o computador tanto via terminal como via interface gráfica.
E, bom, vou parar por aqui pois senão a lista vai bem longe e irão ficarem cansados de tanto lerem, e vai ficar parecendo um livro de estórias.
Atenciosamente, Henrique1977.