Autor Tópico: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?  (Lida 28078 vezes)

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Online: 14 de Julho de 2012, 00:24 »
Como já relatei anteriormente, sou um usuário "pródigo", pois passei cerca de 1 ano longe do Ubuntu, enquanto desmistificava o OsX.

Durante esse tempo, fiquei longe do Ubuntuforum-ptbr, porém sempre o tive como referência de organização e solicitude. Uma verdadeira fonte de conhecimento e suporte.

Desculpem, sei que incomodarei alguns postadores frequentes daqui, mas parece que estamos esquecendo, aos poucos, o que é esta ferramenta. Vou ser bastante específico: falo dos membros que colocam um PDF do manual ubuntu para principiantes debaixo do braço e, em toda oportunidade que aparece um novato com alguma dúvida mais básica, "atiram" o livro na cara do vivente. Muitas vezes se utilizam de um linguajar adequado, mas rude e desencorajador.

Gente, este forum é a principal fonte de suporte para todos os lusófonos. Com a popularização do Ubuntu, é mais que natural que o forum se encha de perguntas básicas. Se jogar um manual na cara dos newbies resolvesse tudo, a gente acabava com o Forum e colocava o PDF para download.

Lugar de bate-papo é aqui no Café... Se um usuário postar uma dúvida e você acha que não tem a obrigação de responder, simplesmente não responda. Se acha que o cara devia ter lido alguma coisa antes e cometeu alguma gafe, lembre que os moderadores estão aqui justamente para isso.

Sinceramente, espero estar contribuindo para tornar este forum um local de suporte de alto nível, exatamente como o conheci em 2008...

Abs.
Cassiano

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2012, 00:31 »
O fórum ultimamente tem se transformado num Orkut... Mas ainda há um movimento de resistência, de gente que realmente quer ajudar quem está começando.
« Última modificação: 14 de Julho de 2012, 00:40 por eliseu_carvalho »

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2012, 07:52 »
amigo musinet apesar de que eu tenha como faze-lo ouvir minhas palmas, pode ter a certeza as tens.
« Última modificação: 14 de Julho de 2012, 07:54 por rruella »
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2012, 08:00 »
Como sempre: " Quantidade não é qualidade ". , ou seja, de q adianta várias posts sem conteúdo técnico, concordo com as palavras do musinet , já vi fórum de grande distribuição ficar reduzido a meia dúzia de membros justamente por respostas com as mencionadas nesse tópico. Creio q todo usuário tem sim a capacidade e o conhecimento em ajudar o próximo com suas próprias experiências, mas tbm é necessário compreender até onde vai seu conhecimento e prática em tentar ajudar o próximo.

asghan
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Creto

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2012, 08:06 »
Ô +1, eu estou aqui a bem menos tempo mas apesar disso ainda cheguei a ver o fórum do modo em que está falando, porém também concordo que ao cadastrar-se deve-se ler atentamente as regras do mesmo, pois uma pesquisa evitaria os infinitos tópicos que abrangem a mesma questão.

Mas lembrando não discordo de nenhuma palavra que você expôs.

[]'s
Creto

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2012, 08:11 »
Concordo totalmente com o musinet.
O cara chega perguntando uma coisa e já tem gente que manda "Lê o manual do Guia Foca".
Não sei, parece que tem gente que quer fazer número de postagem. Se não sabe precisamente, é melhor deixar de responder.

Este tipo de atitude era comum em fóruns de distros mais técnicas, mas o pessoal tem que entender que Ubuntu geralmente é a porta de entrada da maioria das pessoas que se aventuram no Linux.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2012, 11:37 »
+1
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2012, 12:50 »
amigo musinet apesar de que eu tenha como faze-lo ouvir minhas palmas, pode ter a certeza as tens.


temos que entender que os usuarios novos nem sempre sabem pesquisar, os usuarios aqui da minha cidade eu mesmo ajudo pessoalmente e ja tenho varios discipulos que consegui arrancar do software proprietario e alguns deles ainda nao sabem pesquisar, tenho certeza que se indicar o forum logo aparece alguma mensagem de advertencia ou algum engraçadinho dizendo pesquisa... temos que entender as limitaçoes de algumas pessoas, aqui é forum ou camara dos deputados onde existem varias perguntas no ar e nenhuma resposta aceitavel... o minimo que se poderia fazer (e alguns ja fazem isso) é pesquisar e citar o link com a mesma pergunta e respostas para os novos.  certa vez tava tentando me adaptar ao slackware e fiz perguntas idiotas, mas que na epoca eram importantes pra mim e fui atacado de todo jeito, resultado, consegui resolver sozinho, voltei la e anunciei minha despedida do slackware, pois sabia que se tivesse mais duvidas teria problemas nas respostas...  ""o Ubuntu esta sendo a porta de entrada para o linux, vamos fazer com que entrem suavemente""
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Creto

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2012, 15:29 »
Mas ai o companheiro já entra errado, jamais dê um peixe a quem lhe pede mostre a ele como obtê-lo

Adaptado de um proverbio Japonês.

Foi quase assim comigo e cá estou eu, as vezes resolvo sozinho as vezes não, mas pesquiso antes.

T+

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2012, 16:17 »
O tal guia, já foi jogado como solução quando não tinha nenhuma linha útil nele.

Deveria valer o bom senso, "dar o peixe" é daninho (cria uma dependência desnecessária) se a pessoa tinha condições de resolver por conta própria (seria melhor pra ela, que alguém apontasse as palavras certas pra busca, e que tirasse qualquer duvida depois), mas pode servir quando é, por exemplo, um problema de conexão de alguém leigo que só quer acessar a internet.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2012, 16:29 »
-eu acho que 90 % das perguntas já tem respostas aqui no ubuntu-br ou em algum outro local
-por isso eu costumo responder com link do tema em questão
-pois não há pq "reinventar a roda"
-e até serve de "dica indireta" p/ o usuario a dar uma "googada" ante de postar uma nova pergunta
-mas nunca enviei link do guia foca que eu mesmo nunca li por completo
-guia foca é foca... rsrsrsrsrs


Creto

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2012, 16:53 »
Também concordo que em problema de conexão seja melhor dar o peixe, pois é coisa que apenas quem sabe mesmo pode responder. Quanto ao guia pode até ser chato recomendá-lo, mas quem pode negar que ele é útil (muito útil).

Mesmo sabendo que a maioria e o ubuntu seja a porta de entrada há quem prefira receber a dica como as que meu grande mestre clodoaldops diz ai e "eu" particularmente falando prefiro também que seja me dada a vara e eu bater cabeça, pois como disse prefiro aprender do que me sentar.

T+

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #12 Online: 14 de Julho de 2012, 16:56 »
Mesmo colocando manuais que há disponível nesse Fórum do Ubuntu em pdf ou linkear como muitos fazem, os lusófonos não sabem nem ler manuais e a maioria (99% estatisticamente analisado pelas perguntas desse Excelente Fórum) tem medo de se aventurar no Ubuntu, por ainda acreditarem que é um SO(ser) extraterrestre, supercomplicado e que dá dor de cabeça, e por isso que muitos ficam no RuWindows e não saem nem que a vaca tussa.  ;D

Isso é fato !!!!!!!  :'(

Vamos fazer a nossa parte em ajudar aos necessitado, carentes, desabrigados, desorientados, desmembrados de outras SO etc  ;)

Que Meu Único Senhor e Salvador Jesus Cristo continuem abençoando a todos nesse Excelentíssimo Fórum Ubuntu, amém.
 ::)
« Última modificação: 14 de Julho de 2012, 18:02 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #13 Online: 14 de Julho de 2012, 17:55 »
O tal guia, já foi jogado como solução quando não tinha nenhuma linha útil nele.

Deveria valer o bom senso, "dar o peixe" é daninho (cria uma dependência desnecessária) se a pessoa tinha condições de resolver por conta própria (seria melhor pra ela, que alguém apontasse as palavras certas pra busca, e que tirasse qualquer duvida depois), mas pode servir quando é, por exemplo, um problema de conexão de alguém leigo que só quer acessar a internet.

convem dizer que ha casos e casos... tem alguns usuarios que nao conseguem nem entrar no google sozinhos... aqueles que percebo um pequeno sinal de inteligencia eu ensino o caminho das pedras, outros eu prefiro das as pedras que tenho, kkk  gostei da opinião do edvaldo também,kkk
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #14 Online: 14 de Julho de 2012, 18:05 »
Bem eu procuro responder as questões que eu sei, de modo bem simples, dando o peixe como já escreveram mais para cima,
mesmo porque eu sei que um bom brasileiro não le manuais.

Mesmo que eles retirem muitas duvidas, só vão ler se pr algum acaso der vontade.
E aqui é um forum de suporte, então logo se vê que mesmo perguntas basicas são aceitos e devem ser respondidas de forma a ajudar as pessoas e não linkar nada para eles ler, se vieram aqui esperam ser ajudados aqui.

Há concordo com o autor do tópico :)