Meus parabéns ao autor do tópico por tocar neste ponto extremamente delicado e que merece toda a nossa atenção.
As regras existem e têm sim que ser respeitadas, porém existe também algo chamado "bom senso", a grande e primordial Regra que está acima de todas as outras. Ele deve guiar as nossas atitudes sempre que nos relacionamos com outras pessoas, seja aqui no Fórum ou fora dele. Quando respondemos a um colega do Fórum, em especial os novatos, precisamos nos colocar no lugar dele, lembrando-nos da época em que também éramos iniciantes e não conhecíamos nada sobre o assunto.
O Ubuntu é a principal distro Linux no mundo, aquela que mais chama a atenção da mídia especializada e dos novos usuários. Desta forma, a todo momento ocorre a entrada de novos colegas. Estes, naturalmente cheios de dúvidas, em certos momentos vêm com perguntas que podem soar como triviais para os mais experientes, mas que para eles possuem um nível de complexidade muito grande.
Além disso a vida é um constante aprendizado. Todos nós, por mais experientes que sejamos, aprendemos algo novo a cada momento. Lembro-me de quando iniciei nesse belo novo mundo chamado Linux, e de colegas com grande experiência que me encorajaram e me auxiliaram de uma forma fantástica. Pois bem, algum tempo depois lá estava eu, ajudando-os com alguma dica ou informação que eles não sabiam, retribuindo o que eles haviam me feito. Da mesma forma um outro colega iniciante que ajudei algum tempo atrás fez comigo a alguns dias.
Enfim, essa é a minha opinião sobre essa questão.
Abraço a todos e fiquem com Deus.