Autor Tópico: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?  (Lida 28073 vezes)

Offline Tux Ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #15 Online: 14 de Julho de 2012, 18:12 »
Guia Foca é sacanagem.

Eu vou fazer alguns tutoriais legais em vídeo e aos poucos postar no YouTube.

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #16 Online: 14 de Julho de 2012, 18:16 »
Uso o Ubuntu há cerca de 8 meses, isso faz de mim um iniciante, certo?
Aprendi muito nesse fórum com as respostas às dúvidas de outros usuários e também li razoavelmente. Hoje me considero um usuário (não mais que isso) quase completo e, daqui a algum tempo, talvez possa a vir a ajudar outros, assim como, inevitavelmente, precisarei de ajuda, pois ninguém sabe tudo!!!

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #17 Online: 14 de Julho de 2012, 18:34 »
Meus parabéns ao autor do tópico por tocar neste ponto extremamente delicado e que merece toda a nossa atenção.

As regras existem e têm sim que ser respeitadas, porém existe também algo chamado "bom senso", a grande e primordial Regra que está acima de todas as outras. Ele deve guiar as nossas atitudes sempre que nos relacionamos com outras pessoas, seja aqui no Fórum ou fora dele. Quando respondemos a um colega do Fórum, em especial os novatos, precisamos nos colocar no lugar dele, lembrando-nos da época em que também éramos iniciantes e não conhecíamos nada sobre o assunto.

O Ubuntu é a principal distro Linux no mundo, aquela que mais chama a atenção da mídia especializada e dos novos usuários. Desta forma, a todo momento ocorre a entrada de novos colegas. Estes, naturalmente cheios de dúvidas, em certos momentos vêm com perguntas que podem soar como triviais para os mais experientes, mas que para eles possuem um nível de complexidade muito grande.

Além disso a vida é um constante aprendizado. Todos nós, por mais experientes que sejamos, aprendemos algo novo a cada momento. Lembro-me de quando iniciei nesse belo novo mundo chamado Linux, e de colegas com grande experiência que me encorajaram e me auxiliaram de uma forma fantástica. Pois bem, algum tempo depois lá estava eu, ajudando-os com alguma dica ou informação que eles não sabiam, retribuindo o que eles haviam me feito. Da mesma forma um outro colega iniciante que ajudei algum tempo atrás fez comigo a alguns dias.

Enfim, essa é a minha opinião sobre essa questão.

Abraço a todos e fiquem com Deus.
« Última modificação: 14 de Julho de 2012, 21:54 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #18 Online: 14 de Julho de 2012, 19:20 »
Bom,  considero  pertinente  essa  questão  visto  estarmos  num  fórum  de  suporte  ao  Ubuntu.
O  usuário  iniciante  quando  entra  nesse  fórum  e  posta  sua  pergunta  é  que  deseja  ter  uma  resposta  e  necessita  de  uma  ajuda  e  de  um  auxílio.  E,  quem  for  responder  deve  estar  pronto  a  ajudar  o  usuário  e  a  até  a  andar  com  ele  nesse  novo  caminho  em  que  ele  está  a  iniciar.  Espero  que  tenham  entendido  a  metáfora  de  andar com  ele  nesse  novo  caminho.
E  claro  que  nem  tudo  nós  sabemos,  pois  ninguém  sabe  tudo,  mas  se  alguém  souber  alguma  coisa  deve  estar  pronto  a  ajudar.
Na  medida  do  possível  eu  mesmo  busco  ajudar.
Claro  que  deve  haver  o  bom  senso,  pois  o  usuário  iniciante  não  deve  se  tornar  dependente  de  um  ou  outro  usuário  do  fórum  para  obter  ajuda.  Por  isso  é  necessário  ajudar  tomando  o  maximo  de  cuidado  de  não  tornar  o  usuário  iniciante  dependente  daquele  que  o  ajuda.
E  também,  é  importante  frisar  isso,  não  pode  tratar  o  iniciante  como  se  ele  devesse  saber  tudo,  pois  senão  para  que  serviria  o  fórum?
O  usuário  iniciante  deve  ver  que  aqui  há  uma  comunidade  que  está  interessada  em  ajudá-lo  e  que  sempre  que  for  necessário  irá  aqui  encontrar  uma  comunidade  acolhedora  que  o  ajudará  e  que  sempre  estará  disposta  a  ajudá-lo  em  suas  dificuldades.
Bom,  é  isso  o  que  penso.
Atenciosamente,  Henrique1977,
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #19 Online: 14 de Julho de 2012, 19:46 »
Sábias palavras, Henrique1977!
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline lcpanta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 242
  • Linux #552636 Ubuntu # 34909 # Ioca100 forever
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #20 Online: 14 de Julho de 2012, 19:47 »

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #21 Online: 14 de Julho de 2012, 20:03 »
Pior que isso não é exclusivo deste forum, parece que virou mania mandar pesquisar no google.
Vc pesquisa sobre algum assunto especifico acha alguém com a mesma dúvida e diz achei o que precisava, vai ver o tópico em questão e a resposta é pesquisa no tio google >:(

Outra coisa que notei é auto promoção de blogs.
Venho aqui para ver dicas, tutoriais, querendo ler aqui, vou no tópico e lá tá um resuminho muito rápido e indicando o blog em questão.
Aos moderadores acho que isso é algo a rever, pode deixar sim o blog  afinal é um trabalho que alguém está executando e quer divulgar, mas acho que seria obrigado deixar o assunto em questão 100% no tópico criado com a fonte no final.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #22 Online: 14 de Julho de 2012, 20:18 »
Pessoal, se eu pesquisar no google sobre Ubuntu, os resultados vão me trazer de volta para esse fórum!!! ;D
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Creto

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #23 Online: 14 de Julho de 2012, 20:22 »
Mas que mal eu pergunte, há mal em pesquisar antes de postar? As vezes escrever algumas dicas que tem no blog no fórum daria mais trabalho de que linkar o próprio mesmo assim sempre escrevo minhas dicas aqui e quando não tenho tempo e busco por minhas próprias soluções apenas peço para ir ao blog onde está tudo pronto mesmo ou na wiki afinal reinventar a roda não é tarefa muito boa.

Ou ainda se eu soubesse escrever na wiki do ubuntu o faria como faço nas dokuwiki e indicaria a leitura lá, pois artigos são para estarem nesses sites e não em fóruns.

T+

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #24 Online: 14 de Julho de 2012, 20:27 »
+ 1 solidário ao musinet, fiquei quase 1 ano namorando este forum até me aventurar a instalar o Ubuntu mas vejo respostas de ler manuais, etc.. Se isso resolvesse não precisaria deste forum.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #25 Online: 14 de Julho de 2012, 20:35 »
Como já relatei anteriormente, sou um usuário "pródigo", pois passei cerca de 1 ano longe do Ubuntu, enquanto desmistificava o OsX.

Durante esse tempo, fiquei longe do Ubuntuforum-ptbr, porém sempre o tive como referência de organização e solicitude. Uma verdadeira fonte de conhecimento e suporte.

Desculpem, sei que incomodarei alguns postadores frequentes daqui, mas parece que estamos esquecendo, aos poucos, o que é esta ferramenta. Vou ser bastante específico: falo dos membros que colocam um PDF do manual ubuntu para principiantes debaixo do braço e, em toda oportunidade que aparece um novato com alguma dúvida mais básica, "atiram" o livro na cara do vivente. Muitas vezes se utilizam de um linguajar adequado, mas rude e desencorajador.

Gente, este forum é a principal fonte de suporte para todos os lusófonos. Com a popularização do Ubuntu, é mais que natural que o forum se encha de perguntas básicas. Se jogar um manual na cara dos newbies resolvesse tudo, a gente acabava com o Forum e colocava o PDF para download.

Lugar de bate-papo é aqui no Café... Se um usuário postar uma dúvida e você acha que não tem a obrigação de responder, simplesmente não responda. Se acha que o cara devia ter lido alguma coisa antes e cometeu alguma gafe, lembre que os moderadores estão aqui justamente para isso.

Sinceramente, espero estar contribuindo para tornar este forum um local de suporte de alto nível, exatamente como o conheci em 2008...

Abs.
Cassiano

Meu cadastro no fórum é relativamente novo, mas acompanho ele desde 2006 (ou 2007) e portanto acompanhei a efervescência de usuários com conteúdo técnico por aqui que tinham algo a dizer e a ajudar sempre aos iniciantes. Foi vendo esses camaradas que aprendi boa parte do que sei e a forma de ajudar que tento dar continuidade no fórum que como já falei aqui, caiu muito no quesito ajuda, suporte, sendo que ficam mais com assuntos banais ("orkutização") ou de trollagem mesmo.

Sempre achei horrível isso de indicar o guia foca até porque ele é muito técnico, pelo menos do que me lembro dele, e para um iniciante, mais atrapalha e assusta do que ajuda. Só com um certo conhecimento básico é que se deve indicar ele e outros guias do tipo.

Não critico quem diz para pesquisar ou mostra links do próprio fórum sobre o assunto perguntado, mas eu sempre respondi a algo perguntado e a qual eu sabia a resposta, porque sou assim, não gosto de vir e escrever uma lição de moral e indicar um link do fórum com o mesmo assunto. Posso até indicar um link do fórum ou de outro local sim, principalmente quando estou com pressa e sei de um link que explica muito bem um determinado assunto, mas sem lição de moral. Isso aprendi vendo muito aqui um determinado usuário respondendo incansáveis vezes sobre conexões discadas por sotfmodems sempre com muita paciências e cordialidade, um exemplo para mim.

O que não gosto e evito é aquele tipo de usuário "escorão" e arrogante, esse ajudo pouco quando percebo que são assim, mas no geral tento ter empatia com quem pergunta e portanto tento me colocar no lugar deles para entender seus aflitos.

Tem uma coisa que não concordo muito é sobre não indicar links de blogs pessoais que falam de determinado assunto, pois se lá é completo e o tipo de formatação, imagens e destaques ajudam na compreensão, no fórum talvez não tivesse o mesmo efeito devido suas limitações de formatação. Agora quando é algo simples e que se pode colocar da mesma forma no fórum aí acho que é o que já falaram, buscam mais é publicidade para seus blogs do que qualquer outra coisa.

Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #26 Online: 14 de Julho de 2012, 22:26 »
Concordo com o Musinet.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #27 Online: 14 de Julho de 2012, 23:32 »
Obrigado a todos os que postaram neste tópico. Todos concordam que este é um forum de suporte e que os iniciantes devem ser bem tratados nas suas dúvidas mais básicas. Alguns acham que essa ajuda deve vir na forma de respostas diretas, outros preferem uma ação de aculturamento, indicando formas de obter a resposta.

A minha experiência como iniciante do Ubuntu, na versão 8.04, é uma mescla de ambos. Tive a sorte de contar com vários Dinos. Várias vezes fui chamado à atenção de que a resposta requerida podia ter sido facilmente obtida através de uma busca na home do próprio forum, em outros tópicos, mas nunca deixaram-me sem resposta no próprio tópico. Sempre me senti à vontade para me expor como newbie, mas rapidamente fui "adestrado" a buscar minhas próprias soluções.

Abs.
Cassiano

Creto

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #28 Online: 15 de Julho de 2012, 08:00 »
A minha experiência como iniciante do Ubuntu, na versão 8.04, é uma mescla de ambos. Tive a sorte de contar com vários Dinos. Várias vezes fui chamado à atenção de que a resposta requerida podia ter sido facilmente obtida através de uma busca na home do próprio forum, em outros tópicos, mas nunca deixaram-me sem resposta no próprio tópico. Sempre me senti à vontade para me expor como newbie, mas rapidamente fui "adestrado" a buscar minhas próprias soluções.

Abs.
Cassiano
Aqui você chegou ao ponto culminante da questão, claro e acho que nenhum dos usuários deste fórum sejam não cordiais, da mesma forma que aconteceu com você foi com este que vos escreve aqui, com broncas e tudo o mais e até hoje faz-se necessário alguns questionamentos, mas enquanto eles estão em aberto verifico os tópicos se há dicas e se não corro atrás delas, faço testes (isso desde o inicio sem saber nem por onde caminhar) e eu particularmente quando sei posto o caminho das pedras quando não pesquiso junto com o usuário e assim é o que podemos fazer se não sei tento imaginar ou até reproduzir o erro aqui para em pesquisa indicar o link e não vejo onde isso é incomum.

Atenciosamente,
Paulo Corrêa "Creto"

Willder

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #29 Online: 15 de Julho de 2012, 11:12 »
Concordo com o autor do tópico, então vou acrescentar apenas mais uma coisa:

Mesmo colocando manuais que há disponível nesse Fórum do Ubuntu em pdf ou linkear como muitos fazem, os lusófonos não sabem nem ler manuais e a maioria (99% estatisticamente analisado pelas perguntas desse Excelente Fórum) tem medo de se aventurar no Ubuntu, por ainda acreditarem que é um SO(ser) extraterrestre, supercomplicado e que dá dor de cabeça, e por isso que muitos ficam no RuWindows e não saem nem que a vaca tussa.  ;D

Isso é fato !!!!!!!  :'(

Vamos fazer a nossa parte em ajudar aos necessitado, carentes, desabrigados, desorientados, desmembrados de outras SO etc  ;)

Que Meu Único Senhor e Salvador Jesus Cristo continuem abençoando a todos nesse Excelentíssimo Fórum Ubuntu, amém.
  ::)

convem dizer que ha casos e casos... tem alguns usuarios que nao conseguem nem entrar no google sozinhos... aqueles que percebo um pequeno sinal de inteligencia eu ensino o caminho das pedras, outros eu prefiro das as pedras que tenho, kkk  gostei da opinião do edvaldo também,kkk

Ninguém aqui tem obrigação nenhuma de ajudar respondendo as perguntas, mas se esse é um fórum de ajuda e quem pergunta tem alguma dúvida, então veio ao lugar certo para procurar ajuda.

Se não se sentem confortáveis em ajudar respondendo uma pergunta mesmo que ela já tenha sido respondida, acho que vocês que estão no lugar errado.

Se uma das características da Comunidade do Software livre é ajudar e passar seu conhecimento adiante, então pelo menos eu espero poder passar o que eu aprendi para os novatos, estando a pergunta respondida ou não.