Autor Tópico: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?  (Lida 28077 vezes)

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #30 Online: 15 de Julho de 2012, 11:34 »
Se uma das características da Comunidade do Software livre é ajudar e passar seu conhecimento adiante, então pelo menos eu espero poder passar o que eu aprendi para os novatos, estando a pergunta respondida ou não.

De novo, vale o bom senso... Por uma questão de organização do Forum, é interessante que você linke a sua resposta à resposta original, caso você tenha pesquisado e encontrado aqui no próprio forum. Até para tornar a pesquisa mais fácil, incentivando os que estão chegando a buscar, por conta, suas respostas....

Abs.
Cassiano

Willder

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #31 Online: 15 de Julho de 2012, 11:40 »
De novo, vale o bom senso... Por uma questão de organização do Forum, é interessante que você linke a sua resposta à resposta original, caso você tenha pesquisado e encontrado aqui no próprio forum. Até para tornar a pesquisa mais fácil, incentivando os que estão chegando a buscar, por conta, suas respostas....

Abs.
Cassiano

Eu sei, mas não dá para mandar alguém ler algum manual ou tutorial sendo que posso resumir em algumas poucas linhas.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #32 Online: 15 de Julho de 2012, 13:08 »
Simples, das duas uma:

-- O tutorial não é bom.
-- Você está reinventando a roda.

No primeiro caso, você deve procurar uma fonte melhor (ou escrever algo melhor), no segundo é ruim pra quem recebe a ajuda (mesmo que funcione). Sempre que já existe um bom texto, é melhor fornecer um link pra ele.

Obs: Seria muito bom, pra comunidade Ubuntu, que o wiki oficial alcançasse o nível do wiki do Arch Linux, hoje a informação está espalhada pelos vários blogs e fóruns, e isso dificulta um pouco a busca.

Willder

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #33 Online: 15 de Julho de 2012, 21:10 »
Simples, das duas uma:

-- O tutorial não é bom.
-- Você está reinventando a roda.
[...]

Não é exatamente isso que eu quis dizer. O que eu quis dizer é que não há porque fazer alguém ter de ler muito (ou seja um “Manual”) para resolver um simples problema.

Quando eu estava começando (no começo do mês passado :P), uma busca por uma dúvida simples as vezes retornava resultados extensos, outras não funcionavam por serem para uma versão antiga do Ubuntu, exemplos não faltam.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #34 Online: 16 de Julho de 2012, 09:24 »
Como já relatei anteriormente, sou um usuário "pródigo", pois passei cerca de 1 ano longe do Ubuntu, enquanto desmistificava o OsX.

Durante esse tempo, fiquei longe do Ubuntuforum-ptbr, porém sempre o tive como referência de organização e solicitude. Uma verdadeira fonte de conhecimento e suporte.

Desculpem, sei que incomodarei alguns postadores frequentes daqui, mas parece que estamos esquecendo, aos poucos, o que é esta ferramenta. Vou ser bastante específico: falo dos membros que colocam um PDF do manual ubuntu para principiantes debaixo do braço e, em toda oportunidade que aparece um novato com alguma dúvida mais básica, "atiram" o livro na cara do vivente. Muitas vezes se utilizam de um linguajar adequado, mas rude e desencorajador.

Gente, este forum é a principal fonte de suporte para todos os lusófonos. Com a popularização do Ubuntu, é mais que natural que o forum se encha de perguntas básicas. Se jogar um manual na cara dos newbies resolvesse tudo, a gente acabava com o Forum e colocava o PDF para download.

Lugar de bate-papo é aqui no Café... Se um usuário postar uma dúvida e você acha que não tem a obrigação de responder, simplesmente não responda. Se acha que o cara devia ter lido alguma coisa antes e cometeu alguma gafe, lembre que os moderadores estão aqui justamente para isso.

Sinceramente, espero estar contribuindo para tornar este forum um local de suporte de alto nível, exatamente como o conheci em 2008...

Abs.
Cassiano

Concordo com o autor do tópico.

Embora a proposta seja diferente da proposta do Ubuntuforum-pt, e por isso mesmo não ter um banco de soluções tão abrangente como este, o fórum do Ubuntued - http://www.forum.ubuntued.info/ - é um fórum muito mais amigável do que este.

Lá não observamos este tipo de respostas desencorajadoras, com ares superiores e que em alguns casos mais desanimam do que incentivam o aprendizado.


« Última modificação: 17 de Julho de 2012, 08:54 por abdo »
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Creto

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #35 Online: 16 de Julho de 2012, 15:11 »
Simples, das duas uma:

-- O tutorial não é bom.
-- Você está reinventando a roda.

No primeiro caso, você deve procurar uma fonte melhor (ou escrever algo melhor), no segundo é ruim pra quem recebe a ajuda (mesmo que funcione). Sempre que já existe um bom texto, é melhor fornecer um link pra ele.

Obs: Seria muito bom, pra comunidade Ubuntu, que o wiki oficial alcançasse o nível do wiki do Arch Linux, hoje a informação está espalhada pelos vários blogs e fóruns, e isso dificulta um pouco a busca.
Aqui eu concordo com tudinho mesmo.

T+

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #36 Online: 16 de Julho de 2012, 20:41 »
Guia Foca é sacanagem.

Eu vou fazer alguns tutoriais legais em vídeo e aos poucos postar no YouTube.

Qualquer semelhança com a personagem dona LeLé (escolhinha do gugu) é mera coincidência Hein?

Senão, vejamos:

http://www.youtube.com/watch?v=5Q-_w2v67I8

ou

http://www.youtube.com/watch?v=Oo5UFO9U1J8


Alguns sempre têm a mania de querer reinventar a roda por aqui...
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #37 Online: 17 de Julho de 2012, 16:50 »
Concordo com tudo o que foi dito e acrescento:

Me incomoda, além da grosseria, é que para algumas duvidas, existem respostas que não tem NaDa a ver com a pergunta.
Cara, minha filosofia é: se não pode ajudar, não responde.
Tem gente que parece que só quer somar mensagens, como se isso significasse algo, não entendo.
O fórum fica menos técnico, isso é forum ou orkut? facebook?

As piores das piores respostas é quando a pessoa tem um problema bobo e alguém sugere que o cara reinstale o S.O.
Meu, o cara mau saiu do windows e já estão mandando ele formatar o Linux... Maravilha, não!

Em um forum, o cara tinha pela primeira vez instalado o Big Linux e a rede wireless não funcionava.
Ele entrou no forum e perguntou o que fazer, a primeira resposta foi: Já tentou reinstalar o Sistema?
Meu, eu ignoro, mas mentalmente eu tenho vontade de enforcar o fulano.
obs: O notebook do usuário tinha uma tecla que desabilitava a wireless, foi só pressionar shift + f2.

Outro exemplo, o cara pergunta algo como Ei, uso o iptables, qual regra devo colocar para o meu servidor não responder ao ping.

Ai vem um e questiona: Já pensou em deixar o servidor em outra rede?
A resposta adequada seria: Já, tentei deixar na rede de pesca, mas o navio jogou no mar.
Mas o coitado vem e responde.

Ai vem outro e questiona: Seu servidor usa rede wireless ou cabo?
A resposta adequada seria: Rede elétrica, especificamente 110V.
Mas o coitado vem e responde.

Ai vem outro e questiona: Informe o IP da sua placa de rede?
A resposta adequada seria: Já perguntei, estou aguardando resposta.
Mas o coitado vem e responde.

Ai vem outro e questiona: Quantas placas de rede tem no servidor?
A resposta adequada seria: Tenho doze, uso uma a cada mês do ano. Preciso de mais?
Mas o coitado vem e responde.

Ai vem outro e questiona: Se utilizar o firewall X, pode resolver esse problema com um clique.
A resposta adequada seria: Se eu utilizasse o Firewall X, não estaria perguntando como fazer com o firewall Y.
Mas o coitado vem e responde.

Ai vem outro e questiona: Já tentou atualizar pra versão mais recente do Ubuntu?
A resposta adequada seria: Se eu atualizar a versão, você vai me responder como fazer?
Mas o coitado vem e responde o por que não pode simplesmente mudar a versão do servidor.

Repararam que, na verdade, ninguém respondeu a pergunta e, principalmente, mesmo que o usuário responda a todas essas perguntas, em nada ajudará na solução do problema, simplesmente por que nenhuma dessas questões são relativas ao caso. A pessoa está tão perdida quanto o dono da duvida original.
Mas tá lá, pentelhando...

Ai por fim, alguém responde, em uma linha:
A regra é: iptables -I INPUT -p icmp --icmp-type echo-request -j DROP.
« Última modificação: 17 de Julho de 2012, 16:54 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Creto

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #38 Online: 18 de Julho de 2012, 10:54 »
Mas em muitas vezes também meu caro amigo o usuário a responder teve a disponibilidade de pesquisar junto com o companheiro a ter o problema postado, tentou de diversos modos ajudar e não sabe de forma mais técnica auxiliar o companheiro o que é o caso do fórum do BigLinux onde bem poucos tem o conhecimento técnico que se encontra por aqui (isso é apenas um exemplo).

E para que o usuário não desista e fique pensando que o Linux é de outro planeta acho válido sim sugerir um nova instalação quando não se tem o conhecimento suficiente para auxiliar e quando ninguém mais técnico aparece com este auxilio.

T+

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #39 Online: 18 de Julho de 2012, 13:40 »
acho válido sim sugerir um nova instalação quando não se tem o conhecimento suficiente para auxiliar e quando ninguém mais técnico aparece com este auxilio.
Concordo apenas um pouco contigo, uns 20% apenas, mais discordo que concordo.
Eu acredito que quando alguém posta um problema, é por que formatar é uma das coisas que ele não quer fazer e que ele espera não ouvir.
Principalmente quando ele tem um servidor nas mãos...
Além do mais, de que adianta informar a um motorista que ele precisa voltar por que entrou em uma rua sem saída.
Cada um sabe quando entrou em um beco sem saída.

As vezes eu vejo posts de um usuário com problema e outros usuários tentando ajudar, mandando fazer isso, aquilo, e o tópico fica com 10, 15 mensagens... Tá lá, todo mundo trabalhando, todo mundo interessado, chegando perto de sanar o problema do usuário, ai entra um cabeção e diz, Já tentou instalar tudo novamente?

Óbvio que a reinstalação, as vezes, é o único recurso, nisso eu concordo contigo, mas como levantar a bandeira de que Linux é estável, não pega virus, não precisa formatar, bla bla bla, quando o cara, quando tem um problema, vem alguém e manda ele reinstalar o sistema?
Quando tento ajudar, mas não consigo, falo pro usuário "Sinto muito, não tenho conhecimento o bastante, não consigo ir além daqui", simples assim.
Não vou sugerir pro cara formatar o micro simplesmente por que EU não tenho a resposta para o problema dele. Outros podem ter, o google pode ter...

usuário a responder teve a disponibilidade de pesquisar junto com o companheiro a ter o problema postado, tentou de diversos modos ajudar e não sabe de forma mais técnica auxiliar o companheiro
As vezes eu faço isso também , principalmente quando uma coisa me intriga, e se eu acho a solução em um link, eu posto o link como referência.
Se eu acho um link que pode ajudar o usuário, posto e peço para ele dar uma olhada.
Mas dai a ficar postando mensagens bobas, tipo "Olha eu aqui", ai é dose.
As vezes mais atrapalha do que ajuda, por cria um segundo assunto dentro do primeiro.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #40 Online: 19 de Julho de 2012, 11:22 »
O tópico vem em boa hora.

Não há usuário de Linux nem de Ubuntu sem fórum.

Quando mexemos bastante com instalação e configurações, tudo fica mais fácil.

No entanto, quando ficamos só usando o sistema, por meses a fio, esquecemos detalhes importantes. E podemos até voltar ao fórum, com dúvidas básicas, que não conseguimos sanar, apesar de já termos consultado tópicos existentes e outras fontes internet afora.

Outro ponto a ser considerado é o grau de letramento da população.
Estudos recentes mostram que boa parte dos graduados em nível superior não tem nível suficiente de leitura e compreensão de textos.

As respostas devem estar de acordo para ajudar as pessoas, de acordo com a necessidade delas.
Claro que precisam evoluir. Mas a própria busca da utilização de um sistema diferente e do fórum já revela isso.

Fico também um tanto chateado com tópicos sem respostas.
Vejam: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90228.msg502403.html#msg502403

Essa moça, por exemplo, não é leiga, não deixou de pesquisar... Pelo contrário, trabalha com software livre. É professora e estava com dificuldades...
Será que a impressora / scanner dela, enfim, está funcionando?

O fórum do Ubuntu é muito grande... e às vezes questionamentos velhos ficam perdidos, atropelados pelos novos...

De qualquer forma, é o que temos... valeu pela reflexão.
Linux User 586375

Willder

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #41 Online: 19 de Julho de 2012, 18:26 »
Alguns sempre têm a mania de querer reinventar a roda por aqui...

Eu não disse que quero reiventar a roda, e sim que não acho correto jogar na cara o "Guia Foca" como resposta, talvez um pouco de interpretação do que foi dito seja interessante por aqui, não?

Concordo com tudo o que foi dito e acrescento:

[...]

Ai por fim, alguém responde, em uma linha:
A regra é: iptables -I INPUT -p icmp --icmp-type echo-request -j DROP.

Foi isso que eu tentei dizer.

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #42 Online: 19 de Julho de 2012, 19:12 »
Caro  Wiilder  se  você  ler  mais  atentamente  a  mensagem  do  Linuser104  aqui:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,97750.msg537965.html#msg537965,  tu  verás  que  ele  não  estava  a  se  referir  a  você,  mas  ao  usuário  Tux Ubuntu  que  postou  a  seguinte  mensagem  neste  tópico  que  tu  vẽs  aqui:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,97750.msg537548.html#msg537548

Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Willder

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #43 Online: 19 de Julho de 2012, 19:43 »
Caro  Wiilder  se  você  ler  mais  atentamente  a  mensagem  do  Linuser104  aqui:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,97750.msg537965.html#msg537965,  tu  verás  que  ele  não  estava  a  se  referir  a  você,  mas  ao  usuário  Tux Ubuntu  que  postou  a  seguinte  mensagem  neste  tópico  que  tu  vẽs  aqui:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,97750.msg537548.html#msg537548

Atenciosamente,  Henrique1977.

Ok obrigado Henrique.

Creto

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #44 Online: 20 de Julho de 2012, 14:19 »
Olha gente quanto a Guia Foca Linux, Manual de sobrevivência, GNU/Linux - Aprenda a operar o sistema na prática (que tenho), vocês acham tosco, ofertar essas "excelentes leituras" aos companheiros de fórum?!! Eu acho que é a melhor colaboração que um usuário pode dar a outro, dê a dica sim, mas complemente indicando os manuais e guias Linux até porque nem sempre se está conectado a internet, ou esta não esteja disponível onde você possa estar e ai vem eles lhes mostrando como fazer e eu tenho em versões para downloads tudo isso ai citado no meu PC e nas horas que não estou logado leio aprendo muito e isso desde o começo.

Se realmente o companheiro está interessado a aprender irá ler sim, ou se não, terá que aguardar a resposta daqui e sendo novamente sincero (as vezes acho que isso é um mal que tenho) eu não tenho essa paciência e as vezes é por lá que resolvo tudo.

Mas lembro também que jamais será minha intenção fazer alguém pensar que o fórum ubuntu não seja o melhor suporte técnico em GNU/Linux que existe pelo menos aqui no Brasil, afinal, se não achasse isso não estaria mais aqui, tudo se atualiza, inclusive os guias meus nobres companheiros, eles são feitos por pessoas como as que tem aqui no ubuntuforum-br.

T+