Autor Tópico: Qual a diferença?  (Lida 26220 vezes)

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Qual a diferença?
« Online: 14 de Julho de 2012, 00:34 »
Moderadores,

Nas regras de utilização do Forum, temos:

Citar
Da forma de publicação das mensagens

8. Não são permitidas mensagens/títulos:

II - Em caixa-alta (maiúsculas).

Quer dizer...

ASSIM NÃO PODE,

mas assim pode!

Não está na hora de revermos isso?

Abs.
Cassiano

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Qual a diferença?
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2012, 00:49 »
Tem um consenso na Internet de que, quando escrevemos em letras maiúsculas, estamos "gritando". Talvez por isso seja proibido o uso direto de letras maiúsculas no fórum.
Existem várias formas de destacar alguma coisa. Eu, por exemplo, uso negrito para tal.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Qual a diferença?
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2012, 00:57 »
Cassiano, nesse tamanho que você postou:
mas assim pode!
Tá um pouquinho maior que a fonte padrão, mas ainda próximo do padrão visualmente falando. Pelo menos a mim não incomoda.

Mas se for deste outro modo:
mas assim pode!
Acho bastante agressivo, a não ser que seja título/tópico de algum tipo de dica/tutorial/guia.

Também acho que o ideal é usar o negrito/itálico quando se quer dar ênfase a algo ou indicar um link por hiperligação. Em relação à cor, por mim num tem problema se for uma cor escura, pois cores claras dificultam a leitura, neste caso é algo mais "prático" por assim dizer, tornar a leitura fluída e fácil.

Acho muito válido seu questionamento, mas seria melhor que desse mais detalhes do que você acha ruim ou o que pode melhorar. Tem uma versão mobile do site também, talvez nessa versão isso realmente atrapalhe, num posso afirmar pois nunca usei. Enfim...  vamos ver o que os outros membros e a moderação tem a dizer :-)

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Qual a diferença?
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2012, 01:11 »
Pra ilustrar o que to tentando dizer, um excelente exemplo de bom uso desses recursos está neste tópico criado pelo galactus:
   
Tunando a transferência de dados com o nr_request e o read_ahead_kb!

Ele usou diversos tamanhos de fonte, itálico e negrito, mas de um modo que organiza e facilita bastante a leitura. Nos textos maiores tá a fonte padrão sem negrito e itálico. Fico pensando que seria complicado restringir o uso destes recursos em casos como este, em que eles são muito úteis :P


Tem um consenso na Internet de que, quando escrevemos em letras maiúsculas, estamos "gritando". Talvez por isso seja proibido o uso direto de letras maiúsculas no fórum.
Existem várias formas de destacar alguma coisa. Eu, por exemplo, uso negrito para tal.
Para nomes próprios que foram criados em caixa alta é permitido, LXDE por exemplo. Mas concordo que é meio que um consenso dizer que se está "gritando" quando usa caixa alta em palavras comuns. O que me intriga é que realmente tenho essa impressão... será que acontece em outros países? Mas sem desviar do assunto, foi exatamente esse o motivo de estar nas regras do fórum a proibição da caixa alta indiscriminada.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença?
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2012, 12:49 »
Pra ilustrar o que to tentando dizer, um excelente exemplo de bom uso desses recursos está neste tópico criado pelo galactus:
   
Tunando a transferência de dados com o nr_request e o read_ahead_kb!

Ele usou diversos tamanhos de fonte, itálico e negrito, mas de um modo que organiza e facilita bastante a leitura. Nos textos maiores tá a fonte padrão sem negrito e itálico. Fico pensando que seria complicado restringir o uso destes recursos em casos como este, em que eles são muito úteis :P

Show de bola. Uma formatação utilizada com sabedoria e que ajuda a leitura. Mas o que eu estou falando é disto aqui... É convencionado que caixa alta é como gritar, mas dar um peso destes ao texto, então, me parece aqueles caras que chegam na festa derrubando tudo! Não tá gritando, mas é espalhafatoso do mesmo jeito e não contribui com a compreensão do conteúdo.[/b]

 ;)

Abs.
Cassiano

Willder

  • Visitante
Re: Qual a diferença?
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2012, 13:26 »
Show de bola. Uma formatação utilizada com sabedoria e que ajuda a leitura. Mas o que eu estou falando é disto aqui... É convencionado que caixa alta é como gritar, mas dar um peso destes ao texto, então, me parece aqueles caras que chegam na festa derrubando tudo! Não tá gritando, mas é espalhafatoso do mesmo jeito e não contribui com a compreensão do conteúdo.[/b]

 ;)

Abs.
Cassiano

Para mim não incomoda texto em caixa alta, mas desse modo, chega a incomodar sim. Infelizmente, tem pessoas que falam, ou melhor digitam assim, aqui e em vários outros locais que visito.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença?
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2012, 14:46 »
Pelas regras não é possível trancar esses tópicos, como bem explicado acima, existe maneira e maneria de se utilizar as fontes, quanto ao tamanho e cor.Esperamos que nossos colegas, da "família Buntu", possam colaborar no sentido de não "poluir" o visual, como também lembrar, que nossas páginas são acessadas por smartphones, em que se acentua essa diferença.
Usuário Linux- 449417

Creto

  • Visitante
Re: Qual a diferença?
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2012, 15:48 »
Como o Ioca100 diz é verdade total, não dá para trancar pois o usuário não está infringindo a regra, mas que também não tem como não concordar de que polui mesmo o visual ainda mais quando vem sem conteúdo.

E notei que isso se deu inicio ao anuncio do lançamento do ubuntu 12.04 LTS e sorteio de brindes em abril deste ano.

T+

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença?
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2012, 18:47 »
Seria mais fácil diminuir as possibilidades de escolha e deixar apenas um tipo de destaque para os textos.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline lcpanta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 242
  • Linux #552636 Ubuntu # 34909 # Ioca100 forever
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença?
« Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2012, 19:25 »
Acho que deveríamos usar com mais frequência a regra XVII, ou seja bom-senso.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença?
« Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2012, 22:23 »
Tem um cidadão no fórum que só escreve com estas letras em azul irritante e tamanho "gigante" ele ajuda as pessoas, mais parece que gosta de chamar atenção.

Pode ver posts dele em que tem cerca de 15 usuários debatendo e somente ele conversa com aquela fonte querendo chamar atenção. Tava na hora de chamar atenção quanto a isso senão vira zona.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença?
« Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2012, 23:13 »
Não há a  mínima necessidade de um texto totalmente com fonte diferente do padrão. Um destaque aqui e acolá, vá lá mas todo texto é muito chato.

Nós da equipe já debatemos o assunto muito tempo atrás mas entendemos que retirar opções de formatação acabaria por limitar aqueles que fazem tutoriais mais elaborados.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Willder

  • Visitante
Re: Qual a diferença?
« Resposta #12 Online: 15 de Julho de 2012, 11:21 »
Nós da equipe já debatemos o assunto muito tempo atrás mas entendemos que retirar opções de formatação acabaria por limitar aqueles que fazem tutoriais mais elaborados.

É verdade não tem porque retirar as opções de formatação, mas acho que essas mensagens acabam com um tópico, é como aquelas mensagens de "MSN" (Windows Live) que algumas pessoas enchem de emoticons  ;D :) :(
« Última modificação: 15 de Julho de 2012, 11:24 por Willder »

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença?
« Resposta #13 Online: 15 de Julho de 2012, 13:32 »
Fico contente em saber q não sou o único q fico "irritado" com os post digitados assim e tbm fico triste pelo fato do usuário do fórum em estar causando um tópico dessa natureza precisando de chamar sua atenção.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença?
« Resposta #14 Online: 15 de Julho de 2012, 16:05 »
Pois é... eheheh... A gente tenta ser "sutil", mas às vezes não dá né?  ;D

Abs.
Cassiano