Olá a todos
Comecei a usar Ubuntu na versão 10.04 Netbook, achei prático e seguro de usar e acabei simpatizando com o sistema. Por ser seguro e praticamente à prova de cliques em links maliciosos, instalei nos computadores dos meus pais.
Um deles é o 12.04, mas eu não gostei nem um pouco do Dash. Achei pouco prático ter que clicar, digitar e clicar de novo pra abrir um app que não esteja no lançador - caso do MS Office instalado pelo Wine (que não consegui manter no lançador após o reboot). Gostaria de algo como o "Launchpad" do Mac OS X Lion, onde todos os aplicativos instalados ficam expostos logo de cara, ou então algo como havia nas versões anteriores do Ubuntu (na 10.04, se não me engano), que você clicava em uma guia personalizável para encontrar aplicativos de um mesmo segmento.
Como faço isso no 12.04? O Dash pode ser prático para quem é mais familiarizado, mas achei um pouco trabalhoso pra minha mãe memorizar e usar. Ela já achou complicado na explicação "clique aqui, digite word e clique no ícone". O ideal é que vc clique em um botão e já possa encontrar o ícone para clicar, eliminando a digitação. Dois cliques para abrir, no máximo.
Tem como eu fazer isso?
Obrigado.