Autor Tópico: sobre estatísticas  (Lida 12758 vezes)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
sobre estatísticas
« Online: 17 de Julho de 2012, 15:58 »
Bem, não é uma crítica e muito menos uma sugestão, mas sim um pergunta:

Existe no fórum uma estatística sobre as seções mais visitadas e/ou usadas, por ano?

Tipo assim, os top10 das seções mais visitadas/usadas dos anos 2011, 2010, 2009....


Antes que me perguntem o motivo de querer saber isso, eu respondo, é porque sinto que a função primordial do fórum está em baixa, prevalecendo mais tópicos como o: notícias, depoimentos, café com Ubuntu...então queria tirar a prova se é só impressão minha mesmo ou se tem fundamento.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Creto

  • Visitante
Re: sobre estatísticas
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2012, 16:05 »
Existe sim linuser104, no rodapé do site, acima de usuários online há dois links um para estatísticas e outro ver mensagens mais recentes do fórum, bem acho que é isso, não?

T+

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: sobre estatísticas
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2012, 16:10 »
Existe sim linuser104, no rodapé do site, acima de usuários online há dois links um para estatísticas e outro ver mensagens mais recentes do fórum, bem acho que é isso, não?

T+

Opa esqueci de dizer que já vi as estatísticas do fórum, mas da forma que falei, não vi.

Só se não enxerguei direito. Gostaria algo retroativo aos anos e não cumulativo, pois as que vi são os top10 ao longo de todos os anos e queria ver ano a ano para verificar se realmente as seções tipo "descontração" subiram mais e as de suporte de fato, desceram ao longo dos anos.
« Última modificação: 17 de Julho de 2012, 16:12 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: sobre estatísticas
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2012, 16:40 »
Pra o que você quer necessitaria realizar alguns scripts no banco de dados. No próprio sistema não tem.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: sobre estatísticas
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2012, 17:01 »
Pra o que você quer necessitaria realizar alguns scripts no banco de dados. No próprio sistema não tem.

Obrigado pela resposta agente100gelo, já imaginava que seria algo por aí, senão tinha lá nas estatisticas né, então vou continuar mesmo com essa impressão.

Alguém mais compartilha dela também?
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: sobre estatísticas
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2012, 17:25 »
Minha impressão é que é o sistema está tão mais fácil que não está tendo tanta necessidade de suporte propriamente dito.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: sobre estatísticas
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2012, 20:13 »
Minha impressão é que é o sistema está tão mais fácil que não está tendo tanta necessidade de suporte propriamente dito.

Ah, aí você está sendo é generoso, ;), pois a quantidade de dúvidas não parece ter diminuído, entretanto são sempre os poucos e mesmos a responder.

Talvez também eu esteja sendo muito rabugento e a diminuição não seja porque muitos que sabem sobre o Ubuntu fiquem mais só papeando nos tópicos de descontração, mas sim pela evolução natural desses usuários que querem alcançar novos rumos e partem para outras distros mais avançadas e aí a quantidade de novos usuários iniciantes e com problemas seja maior que a quantidade de usuários mais "tarimbados" com linux/Ubuntu para ajudar por aqui, dando a impressão que o bom suporte anda em decadência no fórum, salvo algumas exceções.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: sobre estatísticas
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2012, 22:34 »
Concordo com o agente100gelo, o sistema fica mais fácil e automatizado a cada versão.
Outro fator que considero, é a grande quantidade de conteúdo sobre Ubuntu disponível na net.
São poucas as pessoas que curtem mexer nas entranhas do sistema. Há tempos que não vejo tópicos solicitando ajuda para troca de kernel na unha. Neste caso o Ubuntu nem é a distro mais indicada.
Sempre é bom lembrar que o Ubuntu é para seres humanos, logo, tende a ser cada vez mais fácil.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: sobre estatísticas
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2012, 21:01 »
São poucas as pessoas que curtem mexer nas entranhas do sistema. Há tempos que não vejo tópicos solicitando ajuda para troca de kernel na unha. Neste caso o Ubuntu nem é a distro mais indicada.
Sempre é bom lembrar que o Ubuntu é para seres humanos, logo, tende a ser cada vez mais fácil.
Nunca  pensei  em  fazer  troca  de  kernel  na  unha,  e  nem  sabia  disso.  Realmente  creio  que  pela  maior  facilidade  não  surjam  algumas  questões  mais  difícieis.
Eu  mesmo  se  for  para  buscar  ajuda  só  se  for  algum  problema  que  eu  tenha  e  que  eu  não  consiga  resolver,  o  que  têm  me  sido  bem  raro.
Agora  se  há  mais  posts  na  área  de  Depoimentos  e  Café  com  Ubuntu,  o  que  tenho  mais  percebido  é  que  posts  nessas  seções  são  os  mais  comentados,  mas  para  que  se  saiba  se  há  mais  pessoas postando  nessas  áreas  do  quem  em  áreas  mais  têcnicas  aí  teríamos  que  devido  às  limitações  do  fŕoum  fazermos  uma  contagem  manual,  contando  post  por  post,  tópico  por  tópico  o  que  demoraria  no  mínimo  uns  9  meses.
Atenciosamente,  Henrique1977.
« Última modificação: 19 de Julho de 2012, 21:04 por Henrique1977 »
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: sobre estatísticas
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2012, 15:19 »
      linuser104, realmente, Café com Ubuntu, Depoimentos e Notícias são muito visualizados e respondidos nestes tempos. Vejo como algo positivo, pois assim muitas pessoas que não conhecem o Ubuntu direito podem ver o que as pessoas acham dele e ver muitas discussões dos problemas e vantagens em usá-lo. Para alguém que se encaixa nesse perfil de que serviria diversos posts cheio de comandos e coisas técnicas?
      Em contrapartida, para quem já está usando e precisa de suporte, as seções mais técnicas realmente parecem ter menos posts devidamente respondidos do que antigamente. Se levar em consideração que aumentou demais o número de novos usuários, acaba ficando um déficit. Tem também diversos fatores, eu por exemplo sou bem chato, raramente tenho saco de responder uma dúvida de iniciante. Eó respondo quando estou disposto e com vontade de responder (e se souber a resposta claro rs).
      Uma estatística interessante é o número de usuários que nunca postaram nada: mais de 37.000! Vão embora sem nem começar direito, desses, apenas um ou outro acompanha "na surdina" o fórum.
     
 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Willder

  • Visitante
Re: sobre estatísticas
« Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2012, 07:53 »
Mudando um pouco o foco mas ainda sendo sobre estatísticas, dá para saber a taxa de visitação e/ou aumento de registro de novos usuários?

Tenho a impressão que o número de pessoas testando/usando o Ubuntu pode estar aumentando muito, em todo canto(site) que entro vejo pessoas falando sobre ele, dizendo que é legal... Vejo matérias em grandes sites e portais de internet, vejo ele em grandes filmes...

A pergunta é: isso já existia antes e eu não notava, realmente vem aumentando muito ou eu estou louco?

(A última deve ser o mais provável)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: sobre estatísticas
« Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2012, 11:31 »
Não houve grande variação nos últimos anos no quesito visitação. Mas destaco que, como o fórum tem bom ranking, tem muito usuário do windows que cai acidentalmente aqui então fica meio complicado avaliar o crescimento de usuários com base nas estatística do fórum.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Willder

  • Visitante
Re: sobre estatísticas
« Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2012, 11:41 »
Não houve grande variação nos últimos anos no quesito visitação. Mas destaco que, como o fórum tem bom ranking, tem muito usuário do windows que cai acidentalmente aqui então fica meio complicado avaliar o crescimento de usuários com base nas estatística do fórum.
ah, então acho que está na hora de relaxar e respirar fundo, minha impressão é que desde que passei a usar o Ubuntu vejo pessoas mudando para o sistema toda hora: comentários em sites que visito, matérias em grandes portais e até mesmo os fanboys de outras plataformas parecem estar criticando mais o sistema.

Deve ser só impressão, ou talvez eu não notasse isso antes.

Obrigado pela resposta :D

Creto

  • Visitante
Re: sobre estatísticas
« Resposta #13 Online: 10 de Agosto de 2012, 10:02 »
aqui então fica meio complicado avaliar o crescimento de usuários com base nas estatística do fórum.
Seria como o Distrowatch.com, que destaca que o site não pode ter como estatística, o numero de visitação do site em relação ao uso das distros visitadas, bem, é mais ou menos isso que acontece aqui também.

T+ 

Willder

  • Visitante
Re: sobre estatísticas
« Resposta #14 Online: 31 de Agosto de 2012, 02:07 »
[...]
      Uma estatística interessante é o número de usuários que nunca postaram nada: mais de 37.000! Vão embora sem nem começar direito, desses, apenas um ou outro acompanha "na surdina" o fórum.
      
 [ ]'s
Desculpa reviver o tópico mas surgiu outra dúvida, esses usuários que não interagem e nunca interagiram não são excluídos? Suas contas ficam apenas 'acumulando poeira'?

E, se um usuário fecha sua conta, o nome de usuário fica disponível para cadastro novamente?

Pergunto isso porque sei que é difícil achar um nome de usuário para quem tem 'nomes comuns', como João ou Maria (exemplo).