Não é quaquer modelo de placa da ATI ou da Nvidia que vão funcionar bem no Linux, mesmo com o Driver proprietário instalado.
Tenho uma Nvidia GTX560 que dá uma performance fantástica no Windows e muita, mas muita dor de cabeça no Linux!
Só fuciona com distros com kernel 3.4 e o Xorg mais novo! Fui obrigado a mudar para distros RPM por causa dessa placa. Nenhuma distro baseada em .deb funciona direito com essa placa! Nem com o Driver da Nvidia instalado.
Só o Fedora 17 encontra de primeira sua resolução correta do conjunto do meu monitor com a GTX560 e o Mageia 2 funciona mais ou menos bem depois do Driver proprietário instalado.
Antes eu tinha uma 6850 da ATI, e antes dela uma 4850 da ATI. Todas funcionavam bem com Linux e em diversas distribuições. O driver livre da ATI tem desempenho melhor em 2D que o proprietário!
Então se você não for jogar ou utilizar todos os efeitos do Unity/Compiz, continue com o Driver livre se este estiver funcionando bem.
Não sei não tio galactus, as últimas versões do driver da ATI tem desempenho melhor que o livre tanto em 3D como em 2D, pois como assisto muitas coisas via web (flash quicktime etc.. etc..), e muitos vídeos em HD, o desempenho do driver livre deixa a desejar neste quesito, para uso comum é satisfatório (no inkscape é péssimo, quando se aumenta o nível de zoom do desenho).
Espero que venham melhorias no Gallium neste quesito, pois mesmo com o gallium o desempenho para vídeos não é bom percebo os lags ao utilizar vídeos em fullscreen, já com o proprietário os vídeos fluem sem lag, tudo bem que o gallium e renderizado via software mas mesmo o driver ati tanto o do repositório quanto o experimental sofrem do mesmo problema.
Meu maior problema no momento e encontrar uma forma de fazê-lo funcionar com o kernel 3.5 do quantal, para o kernel 3.4 atraveś de um patch era possível utilizar o driver 12.6 beta, mas no 3.5 ainda não consegui esta façanha, e até agora a AMD não liberou a nova versão beta do driver para Linux, somente para Windows que inclusive no site diz ter muitas melhorias de performance.