Autor Tópico: samba - erro no compartilhamento de pasta e impressora  (Lida 2609 vezes)

Offline Vladmir Trúcolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
samba - erro no compartilhamento de pasta e impressora
« Online: 19 de Julho de 2012, 21:57 »
Olá ! Primeiramente gostaria de dizer que sou novato em Linux, por isso, gostaria de uma pouco de paciência com minha falta de conhecimento.

** Meu caso é o seguinte: **

Em um PC rodando Ubuntu 11.04, possuo 1 impressora e 3 pastas, com 3 sub-pastas cada uma, ao qual gostaria de colocar em compartilhamento para que seja acessado de forma plena (leitura/criação/deleção) por um Windows 7.

Nas pastas em questão, quando clico e peço "opções de compartilhamento" aparece o erro abaixo:
"compartilhamento de rede de usuário" retornou erro 255: net usershare add: cannot convert name "Everyone" to a SID. Invalid parameter.

** O que eu já fiz **

Fiz a instalação e desinstalação do Samba várias vezes, achando que poderia resolver o problema, mas sem sucesso.

Fiz a exclusão da pasta /usr/share/samba e depois reinstalei o Samba novamente, para ver se a mensagem sumia, e nada.

** Informações (não sei se relevantes) **

No Windows 7, não consigo visualizar a máquina Ubuntu, nem quando busco pelo IP. Nada aparece. Nem pastas e nem impressora.

A comunicação entre ambos PCs é feita por um roteador, sendo que um está no cabo RJ45 e o outro no Wi-Fi.


** Dúvidas **

1ª - O que a mensagem que me dizer ? Qual é o erro que ela tenta me passar ?

2 ª - Como posso resolver isso ?

Obrigado a todos

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: samba - erro no compartilhamento de pasta e impressora
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2012, 23:59 »
Citar
1ª - O que a mensagem que me dizer ? Qual é o erro que ela tenta me passar ?
Que você tem um erro na configuração de usuários do seu samba.

Citar
2 ª - Como posso resolver isso ?
É meio complicado de dizer... você lembra de ter definido esse grupo "Everyone", durante a instalação do Ubuntu?
Me parece ser uma daquelas configurações que não fica no /etc/samba/smb.conf, então não tem muito o que ver nele, não adianta nem pedir.

Vamos tentar criar esse compartilhamento manualmente, de repente vc terá mais controle sobre isso.

net usershare add pasta_compartilhada /caminho/para/pasta
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: samba - erro no compartilhamento de pasta e impressora
« Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2012, 00:34 »
antes de realizar o procedimento, lembre-se de compartilhar a impressora no Windows.

No caso contrário, no qual a impressora está instalada no Windows, e se deseja adicioná-la ao Linux, você deve realizar o seguinte procedimento:

Selecione o menu Sistema > Administração > Impressão. Na janela que será aberta, clique sobre o ícone de adicionar nova impressora, localizado abaixo do menu “Servidor”, e selecione a opção “Windows Printer via SAMBA”, que pode ser encontrado ao expandir o menu “Impressora de Rede”.

Imagem: http://www.tecmundo.com.br/imagens/materias/2473/5983.jpeg

No campo para digitar o endereço da impressora, digite o endereço conforme pode ser observado no exemplo abaixo do campo em branco para a inserção, ou clique no botão “Navegar” e tente encontrar a impressora ao navegar pela rede. Se for pedido um nome de usuário, utilize o nome “guest”, ou “convidado”.

Caso ocorra algum problema, procure alterar as opções na impressora do Windows, desmarcando a opção “Habilitar suporte bidirecional”, na aba “Portas” das propriedades da impressora no Windows.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/roteador/2473-linux-como-compartilhar-impressoras-entre-linux-e-windows.htm#ixzz21ykyMAlK
« Última modificação: 29 de Julho de 2012, 00:53 por Visterine »
Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb