Extraido da pagina
IndieDB do projeto
Relatorio Questverse A: Agosto 2013
Ola aventureiro espacial, vamos sentar e falar nao so sobre o que de novo tem ocorrido no projeto, mas sobre outras coisas tambem.
Atualizacoes bimensais!Ja que estou compartilhando com voce meus achados sobre kickstarter alem das atualizacoes de jogo, eu creio que seja melhor agora atualizacoes bimensais, mas eu nao posso prometer que sempre exisitirao duas atualizacoes por mes, isso vai depender se eu tiver o suficiente sobre o que falar. O primeiro relatorio do mes recebera o rotulo "A", se um segundo acontecer, ele recebera um rotulo "B".
Relatorios bimensais me permitirao lhe mostrar menos texto de cada vez, tornando a leitura e participacao em votacoes melhor para voce, uma pessoa ocupada, ja que poucos parecem estar votando.
O Editor de JogoAgora, vamos discutir sobre nosso editor de jogo! Ele poderia ter recebido varios nomes, como Qedit, Questedit, Qeditor, Big Band...mas vamos mater simplesmente "Editor" por enquanto. Como eu sempre faco pesquisei varios editores, como o Dinkedit, Fallout Editor, RPG Maker e ate mesmo Apple Garageband e defini um layout que creio que seja facil aos olhos e no uso.
Eu ja consegui um executavel de Editor funcional e ja transformei o mockup do layout dele em um layout real de software, com ao menos os botoes da parte de baixo funcionais. O editor tambem ja pode carregar objetos 3D, mostrar a posicao/rotacao do objeto no topo e navegar no espaco do mundo, meus proximos objetivos imediatos sao:
- Atribuir acoes a cada botao da barra superior.
- Criar as sessoes de cada botao da barra inferior
- Trabalhar no sistema onde voce combina os objetos 3D que carregou e depois de satisfeito, ele deve ser capaz de salvar os dados para um arquivo.
Trabalhar nesse editor tem sido uma de minhas melhores decisoes, eu efetuei tantas melhorias que resultaram em um codigo de jogo mais facil, rapido e poderoso; o unico problema e que ao fazer isso certamente algo deve ter quebrado no Questverse.exe, mas eu corrigirei esses problemas com o tempo. Eu ate mesmo fui forcado a decidir sobre uma unidade base para meu jogo, que foi definida como 0.5x0.5 metros, o tamanho medio que um humano ocupa se voce transformar isso em um quadrado, isso tambem ajudara no desenvolvimento, com a medida sendo usado para manter a proporcao de tamanho correta entre objetos do jogo.
O Site do JogoBem, como sempre acontece o site do Questverse provou nao estar tao perfeito como eu esperava, entao eu voltei a trabalhar no mesmo, o que obviamente deixou o site em um estado lastimavel por alguns dias, mas eu obtive sucesso mais uma vez no final.
Eu reprogramei e refiz algumas artes do site para que ele se apresente melhor em PC's, tablets e smartphones. Naturalmente em smartphones o site nao vai ter uma aparencia otima, mas ja esta melhor que o ultimo site, que nao podia sequer ser usado nestes dispositivos. Eu considerei usar wordpress para o site tambem, ja que vi desenvolvedores de jogos como Planet Stronghold e Xenonauts fazerem, mas mais ponderacao sobre o assunto sera deixada para outra hora.
Uma boa noticia e que voce pode simplesmente digitar
questverse.com em seu navegador e ele o levara para o mesmo site que voce teria ao digitar lunartsgames.com/questverse.php
Outras melhorias foram:
- O meu texto de campanha para novembro ficou tao bom que decidi colocar a maior parte dele no site, voce pode conferir conteudo novo nas areas Projeto, Caracteristicas e Midida do site.
- Um contador na pagian principal mostrando quanto tempo falta para o novo kickstarter. Voce pode ja saber que para um kickstarter, mas muitos nao sabem.
- Citacoes de sites muito maiore que o meu que falaram bem do jogo sao agora mostradas na pagina principal para reforcar o projeto
Se voce estiver se sentindo generoso
voce pode ajudar procurando por erros de gramatica(ou outros tipos de erro) no site e me contando, o que levara os problemas a serem corrigidos e o site ficando melhor nao so para voce, mas para outros.
E no Mundo Kickstarter...Eu creio que ja pesquisei o suficiente sobre campanhas kickstater, e para que eu diga isso, significa que pesquisei muito. Materiais de estudo que quero compartilhar com voce sao(alem do material da ultima vez):
Xenonauts,
Starship Corporation,
Pebble Watch,
OUYA,
o guia definitivo sobre kickstarter e
kickstarterschool.
- Efetuar uma campanha no kickstarter.com ajuda muito, desde que voce consiga ao menos uma exposicao media nele. Para isso voce deve conseguir uma boa quantia bem no dia 1 da campanha, e se isso na for possivel no dia mais proximo ao dia 1. No pior caso apenas estar no kickstarter.com ja ajuda um pouco.
- Citar sites que falaram bem do seu jogo, um bom video de campanha, texto e contar com o poder do "sobre financiamento" antes de definir um objetivo minimo ajuda. Ver o seu valor rapidamente ser conseguido incentiva as pessoas a contribuir mais.
- A campanha deve ser gerenciada bem especialmente na primeira e ultima semanas, e atualizacoes devem ser feitar regularmente.
- Recompensas bem planejadas, com o preco certo, atrativas, que definam claramente o que contem e limitar quantos podem te-la ajuda.
- Pessoas devem ser lembradas regulamente de que a campanha esta ocorrendo.
- Ter muitas pessoas seguindo sua pagina no faecbook e twitter ajuda, pois a duvida de alguns('sera que contribuo?') sera solucionada porque "todos os outros gostaram do jogo"
- Ter ao menos um prototipo basico do jogo ajuda.
Mas existe uma ultima e maior preocupacao com relacao a campanha do Questverse, que e:
Teria ele um publico grande o suficiente? Se sim, como eu posso melhor alcancar os role-players Anime? Que sites e blogs devo tentar? Os pontos chaves mais gerais em ordem de prioridade sao:
- Certificar-se de que o publico do jogo e grande o suficiente
- Ter um bom jogo e em um estagio bom de desenvolvimento
- Alcancar o maximo de pessoas que gostam desse estilo de jogo que puder
- Efetuar uma campanha no kickstarter.com
Como podemos notar o kickstarter.com e apenas a peca final disso, nos tambem podemos ver que eu divulgo o jogo em 6 lugares diferentes(alguns com trafego bom), porem desobri que ainda nao estou divulgando o suficiente. Aqui existe outro ponto no qual
voce pode ajudar, que seria me deixar sabendo de lugares bem visitados(sites ou blogs) que gostam de jogos RPG Anime, gostam de jogos Anime ou simplesmente gostam de jogos indie no geral(ex:RockPaperShotgun); aprendi que nao e verdade que divulgar seu jogo em grandes sites de jogos seja um ponto chave, isso e um ponto menor na verdade. O que devemos fazer e procurar por "nichos", lugares onde muitas pessoas com os interesses semelhantes aos nossos residem. Se conseguirmos alcanca-los, Questverse com certeza vai ter sucesso.
Votacoes:Se o kickstarter fosse amanhaDo que ja foi feito, o Questverse funciona sem erros fatais para voce?Contribua! - Obrigado pela sua visita, Questverse apenas pode acontecer com sua ajuda, essa e uma das forcas dos jogos indie. Se voce gostou desse projeto, contribua para o mesmo com um ou mais dos pontos abaixo:
- Curtindo/seguindo e compartilhando o facebook e twitter do jogo
- Falando sobre os projeto para aqueles que podem se interessar
- Me deixando sabendo de bugs no jogo ou site
- Criticas construtivas no geral sobre a gramatica e outras coisas relacionadas ao site ou jogo
- Me deixando saber de lugares que possam gostar do jogo