Autor Tópico: Acelere seu Boot com E4rat  (Lida 36167 vezes)

Offline ebmm01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Acelere seu Boot com E4rat
« Online: 25 de Julho de 2012, 09:09 »
Apesar do boot do Ubuntu ser muito rápido, em comparação com o do windows,eu ainda estava achando muito demorado.
Então, depois de muitas pesquisas na internet achei algo interessante: E4rat. Ele acelera o boot do Ubuntu, mas somente se ele foi formatado em EXT4

Atenção: Só faça esse tutorial se seu sistema foi formatado em EXT4
Recomendo que leia tudo antes de começar a fazer, ṕois em algumas partes seu computador ficará somente pelo terminal, ou irá reiniciar!

Chega de papo e vamos ao que interessa:

Primeiramente vamos remover uma incompatibilidade:

Citar
sudo dpkg --purge ureadahead ubuntu-minimal

Em seguida vamos instalar as depedências necssárias:

Citar
sudo apt-get install libblkid1 e2fslibs

Agora baixem o E4rat e instalem:

http://sourceforge.net/projects/e4rat/files/0.2.3/

Depois de instalar o Programa, vamos adicionar no Grub (ou Grub 2)

Citar
sudo nano /boot/grub/grub.cfg

Procure uma linha parecida com essa:
Citar
linux   /boot/vmlinuz-x.x.x-generic root=UUID=92f37630-c3b4-476b-a0ab-f4a0d9f4180f ro   quiet splash vt.handoff=7
Onde x.x.x = a sua versão atual do kernel.

Então adicionamos ao final dessa linha:
Citar
init=/sbin/e4rat-collect

Dessa forma a linha ficará assim:
Citar
linux   /boot/vmlinuz-x.x.x-generic root=UUID=92f37630-c3b4-476b-a0ab-f4a0d9f4180f ro   quiet splash vt.handoff=7 init=/sbin/e4rat-collect

Agora Salve com F2, E feche com Ctrl+X. Reinicie seu computador.

Dica do Sergio Benjamin: Caso queira que os programas que você usa ao iniciar também fiquem mais rápidos, abra-os logo após o boot (você terá dois minutos para isso). Caso dois minutos não sejam suficientes, edite o arquivo /etc/e4rat.conf para o tempo desejado. Caso coloque muito tempo, e queira que o E4rat pare de coletar os programas que você está abrindo, digite no terminal:e4rat-collect -k

Espere dois minutos ou mais (nunca menos, senão você terá que reiniciar seu computador novamente), abra o terminal e digite:
Citar
ls /var/lib/e4rat/

Caso apareça Startup.log, está ocorrendo tudo certo. Caso não apareça, tente refazer os passos acima.

Atenção: Se o arquivo Startup.log foi criado com sucesso, remova a linha init=/sbin/e4rat-collect do seu grub. Se você não remover essa linha, toda vez que você ligar seu computador isso vai fazer com que seu boot demore mais!

Agora vamos começar a mudança:(Recomendo anotar os comandos a seguir antes de apertar os botões informados, pois a partir de agora iremos mexer somente com o terminal, sem nem ao menos a parte gráfica, ou seja, você não vai poder copiar e colar pelo mouse ou teclado!)

Aperte Ctrl+Alt+F1Logue com sua conta, digite su, depois etc/init.d/ligthdm  stop. Então digite:
Citar
sudo init 1

Depois :
Citar
e4rat-realloc /var/lib/e4rat/startup.log

Dependendo do tamanho do seu arquivo Startup.log, essa parte pode demorar ou ser rápida.
Quando ele acabar,digite:
Citar
sudo shutdown-r now
Esse comando vai desligar seu computador.Agora ligue-o novamente. Você já vai notar um boot mais rápido.
 Abra o terminal Novamente, agora vamos adicionar o E4rat Preload de forma permamente no nosso computador. E além disso, acelerar ainda mais nosso Boot.
Digite:
Citar
sudo nano /etc/default/grub
E procure pela linha:
Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
Antes de quiet slash vamos adicionar o seguinte:
Citar
init=/sbin/e4rat-preload
De forma que seu arquivo fique assim:
Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="init=/sbin/e4rat-preload quiet splash"
Aperte F2 e salve. Dê um:
Citar
sudo update-grub
E reinicie seu computador.Agora sim, você vai notar um boot muito mais rápido.

Para quem estiver tendo problemas com o sudo init 1, Faça o seguinte: Aperter Ctrl+Alt+F1, Digite su (vai pedir sua senha de root, então entre com ela). E só depois digite sudo Init 1

Para quem quiser o bootsplah, siga essa Dica do Sergio Benjamim:
Agora o bootsplah aparece, bastou eu adicionar plymouth:force-splash na linha do grub, ficando:

linux   /boot/vmlinuz-x.x.x-generic root=UUID=37a50c7b-c497-4d78-a47c-44e432f68a10  ro init=/sbin/e4rat-preload quiet splash $vt_handoff plymouth:force-splash

Onde x.x.x = sua versão atual do kernel
A sequencia de letras e numeros em root=UUID vai ser diferente da minha! então em hipótese alguma copie as linhas de exemplo!


E também alterar a linha de /etc/default/grub para:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="init=/sbin/e4rat-preload $vt_handoff quiet plymouth:force-splash"

Encontrei a dica em http://superuser.com/questions/269563/e4rat-vs-plymouth-splash-screen

Resultados:

Antes


Depois

Referencias:
http://usemoslinux.blogspot.com.br/2012/01/como-optimizar-el-arranque-de-linux-con.html
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Acelerando-o-boot-em-Ext4-com-o-E4RAT
« Última modificação: 29 de Julho de 2012, 18:33 por ebmm01 »

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2012, 11:06 »
Dá uns 50% mais rápido?

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2012, 11:10 »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2012, 11:12 »
Para acelerar o desligamento este é interessante :

http://ubuntued.info/desligue-o-zeitgeist-para-aumentar-a-performance-do-ubuntu
No meu criei um script "sudo shutdown" e é rapidinho, uns 5 segundos.

Offline ebmm01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2012, 11:18 »
Dá uns 50% mais rápido?
vai depender muito das especificações do seu computador, alem dos programas que iniciam juntos com ele, os scripts, etc. Mas eu te garanto no mínimo 30%. Se não acreditar veja essas imagens de uma pessoa que postou o boot antes e depois:

Antes:


Depois:


Aqui no meu computador, eu fiz esse tutorial + um do galactus pra melhorar a performace do EXT4 e meu boot foi de 25 segundos pra 12.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2012, 11:18 »
Instalei esse e4rat no Arch uma vez, e não é que o bichinho fica rápido pra bootar? Alguém sabe se e quando ele vai parar nos repositórios oficiais? Ou se a Canonical pensa em trocar ele pelo ureadahead?

edit:

Dessa forma a linha ficará assim:
Citar
linux   /boot/vmlinuz-x.x.x-generic root=UUID=92f37630-c3b4-476b-a0ab-f4a0d9f4180f ro   quiet splash vt.handoff=7 init=/sbin/e4rat-collect

Agora Salve com F2, E feche com Ctrl+X. Reinicie seu computador, espere dois minutos ou mais (nunca menos, senão você terá que reiniciar seu computador novamente), abra o terminal e digite:
Citar
ls /var/lib/e4rat/

Caso apareça Startup.log, está ocorrendo tudo certo. Caso não apareça, tente refazer os passos acima.

Dá para incluir os programas que vc usa normalmente após o login, é só entrar na sua conta após reiniciar, e abrir todos programas que vc utiliza com frequência, mas tem q ser rápido. Vc pode alterar o tempo desse processo, para que dê tempo de abrir tudo que vc queira: é só editar o arquivo /etc/e4rat.conf. Se vc colocou muito tempo, dá para parar o processo manualmente, só fazer num terminal: e4rat-collect -k

Peguei essas dicas em https://wiki.archlinux.org/index.php/E4rat
« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 11:30 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline ebmm01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2012, 11:23 »
Instalei esse e4rat no Arch uma vez, e não é que o bichinho fica rápido pra bootar? Alguém sabe se e quando ele vai parar nos repositórios oficiais? Ou se a Canonical pensa em trocar ele pelo ureadahead?

Talvez futuramente. O E4rat é muito melhor que o ureadahead, além do boot, todo o sistema ficou bem mais rápido aqui. Espero que a Canonical veja o quão o E4rat é superior ao ureadahead e use ele

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2012, 11:31 »
Realmente o start do Ubuntu parece um parto, afffffffff

Offline ebmm01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2012, 11:35 »
Instalei esse e4rat no Arch uma vez, e não é que o bichinho fica rápido pra bootar? Alguém sabe se e quando ele vai parar nos repositórios oficiais? Ou se a Canonical pensa em trocar ele pelo ureadahead?

edit:

Dessa forma a linha ficará assim:
Citar
linux   /boot/vmlinuz-x.x.x-generic root=UUID=92f37630-c3b4-476b-a0ab-f4a0d9f4180f ro   quiet splash vt.handoff=7 init=/sbin/e4rat-collect

Agora Salve com F2, E feche com Ctrl+X. Reinicie seu computador, espere dois minutos ou mais (nunca menos, senão você terá que reiniciar seu computador novamente), abra o terminal e digite:
Citar
ls /var/lib/e4rat/

Caso apareça Startup.log, está ocorrendo tudo certo. Caso não apareça, tente refazer os passos acima.

Dá para incluir os programas que vc usa normalmente após o login, é só entrar na sua conta após reiniciar, e abrir todos programas que vc utiliza com frequência, mas tem q ser rápido. Vc pode alterar o tempo desse processo, para que dê tempo de abrir tudo que vc queira: é só editar o arquivo /etc/e4rat.conf. Se vc colocou muito tempo, dá para parar o processo manualmente, só fazer num terminal: e4rat-collect -k

Peguei essas dicas em https://wiki.archlinux.org/index.php/E4rat

obrigado pela dica, irei adicioná-la ao tópico.

@EDIT

dica adicionada ao tópico
« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 11:51 por ebmm01 »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2012, 11:48 »
Quando atualiza kernel, ou quando instalo hardware novo, eu tenho que refazer todos esses passos?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline ebmm01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2012, 11:55 »
Quando atualiza kernel, ou quando instalo hardware novo, eu tenho que refazer todos esses passos?

Se você fez todo o processo acima e atualizar o kernel depois, o E4rat continuará funcionando.
Agora talvez ele pare de funcionar ou tenha conflitos caso o hd seja trocado ou seja adicionado mais um.

E lembrando: Seu sistema tem que ter sido Formatado em ext4! Caso o contrário, é quase certo que seu sistema não lique mais!

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2012, 12:07 »
Aperte Ctrl+Alt+F1, digite:
Citar
sudo init 1
 
Depois que fiz os procedimentos acima, digito meu login e senha, aparace um texto e depois aparece a tela escrito ubuntu e congela ai, não sai disso, tenho que desligar o note e ligar novamente, ja fiz duas vezes, congelou nas duas.
Minha linha no grub.cfg aparece assim:
menuentry 'Ubuntu, com Linux 3.2.0-26-generic' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
   recordfail
   gfxmode $linux_gfx_mode
   insmod gzio
   insmod part_msdos
   insmod ext2
   set root='(hd0,msdos3)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set=root 8eead824-0d12-4cf2-b35c-dcbf05c050f5
   linux   /boot/vmlinuz-3.2.0-26-generic root=UUID=8eead824-0d12-4cf2-b35c-dcbf05c050f5 ro   quiet splash $vt_handoff init=/sbin/e4rat-collect
   initrd   /boot/initrd.img-3.2.0-26-generic
}
Note que não aparece o "=7" será que é isso?
« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 12:11 por aniquilator »

Offline ebmm01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2012, 13:02 »
Aperte Ctrl+Alt+F1, digite:
Citar
sudo init 1
 
Depois que fiz os procedimentos acima, digito meu login e senha, aparace um texto e depois aparece a tela escrito ubuntu e congela ai, não sai disso, tenho que desligar o note e ligar novamente, ja fiz duas vezes, congelou nas duas.
Minha linha no grub.cfg aparece assim:
menuentry 'Ubuntu, com Linux 3.2.0-26-generic' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
   recordfail
   gfxmode $linux_gfx_mode
   insmod gzio
   insmod part_msdos
   insmod ext2
   set root='(hd0,msdos3)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set=root 8eead824-0d12-4cf2-b35c-dcbf05c050f5
   linux   /boot/vmlinuz-3.2.0-26-generic root=UUID=8eead824-0d12-4cf2-b35c-dcbf05c050f5 ro   quiet splash $vt_handoff init=/sbin/e4rat-collect
   initrd   /boot/initrd.img-3.2.0-26-generic
}
Note que não aparece o "=7" será que é isso?

Se sua placa de video for da nvidia, atualize os drivers pelo site: http://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br
Caso isso não resolva reinstale os drivers com o seguinte comando:
Citar
sudo apt-get install --reinstall nvidia-xxx
onde xxx= versão do seu driver

Depois que seguir as dicas acima Aperte Ctrl+Alt+F1 ou digite no terminal:
Citar
sudo init 1
Depois logue com sua senha de root e continue com o tutorial

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2012, 14:10 »
Não surtiu efeito, continua na mesma...

Offline ebmm01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2012, 14:26 »
Não surtiu efeito, continua na mesma...

Cara pelo que estou vendo seu problema é pela placa de video.Só pra confirmar ela é da nvidia? Se for, você não é o unico que está tendo este problema.No meu caso, a placa de vídeo é da intel, então não tive esses problemas.Mas caso ela seja da nvidia tente os comandos a seguir:

Citar
sudo modprobe nvidia
sudo mkdir /etc/udev/devices
sudo cp -a /dev/nvidia* /etc/udev/devices
sudo chown root.root /etc/udev/devices/nvidia*
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

Depois Aperte Ctrl+Alt+F1, digite su, e cole o seguinte:
Citar
etc/init.d/ligthdm  stop

Depois digite:
Citar
sudo init 1

Obs.: Você está fazendo tudo como Root? Se não, esse pode ser o erro.

« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 14:31 por ebmm01 »