Quando você apertar o Ctrl+Alt+F1 digite apenas su . Não precisa logar com sua conta, somente se pedir (no meu caso não pediu).
Depois que entrar como root digite sudo init 1
@EDIT:
Já que estão tendo problemas com o sudo init 1, irei procurar outra forma de fazer isso sem travar o sistema.
Obs.: Sergio, sua placa de video também é da Nvidia? Caso seja, tenho a impressão de que o init 1 não se dá muito bem com a nvidia...
Ahh, blz, vou tentar aqui. Minha placa é Intel.
Edit: deu certo aqui, mas agora tá demorando um tempão para chegar na tela de login... e o bootsplash do Ubuntu nem tá aparecendo... pelo menos os programas estão abrindo rapidinho, como o Firefox e o LibreOffice.
Edit2:Com init=/sbin/e4rat-preload --> 40 segundos até chegar na tela de login
Sem init=/sbin/e4rat-preload --> 34 segundos até chegar na tela de login, mas demora para o desktop estar totalmente acessível, e os programas demoram mais para carregar
Não me importo se o tempo aumentou com essa dica, mas pelo menos tinha que ter o bootsplash (ou splash screen) com o logo do Ubuntu. Retirando o init=/sbin/e4rat-preload da linha do grub o bootsplash retorna. Gostaria de postar o log aqui, mas não to achando
Edit3: Agora o bootsplah aparece, bastou eu adicionar plymouth:force-splash na linha do grub, ficando:
linux /boot/vmlinuz-3.2.0-27-generic root=UUID=37a50c7b-c497-4d78-a47c-44e432f68a10 ro init=/sbin/e4rat-preload quiet splash $vt_handoff plymouth:force-splashEncontrei a dica em
http://superuser.com/questions/269563/e4rat-vs-plymouth-splash-screen