Autor Tópico: Acelere seu Boot com E4rat  (Lida 36170 vezes)

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #15 Online: 25 de Julho de 2012, 14:32 »
Não surtiu efeito, continua na mesma...

Cara pelo que estou vendo seu problema é pela placa de video.Só pra confirmar ela é da nvidia? Se for, você não é o unico que está tendo este problema.No meu caso, a placa de vídeo é da intel, então não tive esses problemas.Mas caso ela seja da nvidia tente os comandos a seguir:

Citar
sudo modprobe nvidia
sudo mkdir /etc/udev/devices
sudo cp -a /dev/nvidia* /etc/udev/devices
sudo chown root.root /etc/udev/devices/nvidia*
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

Obs.: Você está fazendo tudo como Root? Se não, esse pode ser o erro.


Sim minha placa é Nvidia.
Quando dou Ctrl+Alt+F1 entro com usuário e senha, tem que entrar como root?
No login ponho root?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #16 Online: 25 de Julho de 2012, 14:36 »
Esse sudo init 1 tá travando todo o sistema, tanto no terminal como no tty 1...

O único comando que é aceito é o Ctrl+Alt+Del
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline ebmm01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #17 Online: 25 de Julho de 2012, 14:37 »
Quando você apertar o Ctrl+Alt+F1 digite apenas su . Não precisa logar com sua conta, somente se pedir (no meu caso não pediu).
Depois que entrar como root digite sudo init 1


Obs.: Sergio, sua placa de video também é da Nvidia? Caso seja, tenho a impressão de que o init 1 não se dá muito bem com a nvidia...
« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 16:13 por ebmm01 »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #18 Online: 25 de Julho de 2012, 14:43 »
Quando você apertar o Ctrl+Alt+F1 digite apenas su . Não precisa logar com sua conta, somente se pedir (no meu caso não pediu).
Depois que entrar como root digite sudo init 1

@EDIT:

Já que estão tendo problemas com o sudo init 1, irei procurar outra forma de fazer isso sem travar o sistema.

Obs.: Sergio, sua placa de video também é da Nvidia? Caso seja, tenho a impressão de que o init 1 não se dá muito bem com a nvidia...

Ahh, blz, vou tentar aqui. Minha placa é Intel.

Edit: deu certo aqui, mas agora tá demorando um tempão para chegar na tela de login... e o bootsplash do Ubuntu nem tá aparecendo... pelo menos os programas estão abrindo rapidinho, como o Firefox e o LibreOffice.

Edit2:

Com init=/sbin/e4rat-preload --> 40 segundos até chegar na tela de login
Sem init=/sbin/e4rat-preload --> 34 segundos até chegar na tela de login, mas demora para o desktop estar totalmente acessível, e os programas demoram mais para carregar

Não me importo se o tempo aumentou com essa dica, mas pelo menos tinha que ter o bootsplash (ou splash screen) com o logo do Ubuntu. Retirando o init=/sbin/e4rat-preload da linha do grub o bootsplash retorna. Gostaria de postar o log aqui, mas não to achando

Edit3: Agora o bootsplah aparece, bastou eu adicionar plymouth:force-splash na linha do grub, ficando:

linux   /boot/vmlinuz-3.2.0-27-generic root=UUID=37a50c7b-c497-4d78-a47c-44e432f68a10 ro   init=/sbin/e4rat-preload quiet splash $vt_handoff plymouth:force-splash

Encontrei a dica em http://superuser.com/questions/269563/e4rat-vs-plymouth-splash-screen
« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 16:13 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline ebmm01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #19 Online: 25 de Julho de 2012, 16:03 »
Quando você apertar o Ctrl+Alt+F1 digite apenas su . Não precisa logar com sua conta, somente se pedir (no meu caso não pediu).
Depois que entrar como root digite sudo init 1

@EDIT:

Já que estão tendo problemas com o sudo init 1, irei procurar outra forma de fazer isso sem travar o sistema.

Obs.: Sergio, sua placa de video também é da Nvidia? Caso seja, tenho a impressão de que o init 1 não se dá muito bem com a nvidia...

Ahh, blz, vou tentar aqui. Minha placa é Intel.

Edit: deu certo aqui, mas agora tá demorando um tempão para chegar na tela de login... e o bootsplash do Ubuntu nem tá aparecendo... pelo menos os programas estão abrindo rapidinho, como o Firefox e o LibreOffice.

o bootsplash do Ubuntu realmente não vai aparecer mais.
Se o seu boot estiver demorando (o que eu acho estranho) repita o tutorial a partir do
Citar
e4rat-realloc /var/lib/e4rat/startup.log
Pois pode ser que ainda tenham procesos "tardeando" o boot.
Mas para ter certeza voce removeu a linha init=/sbin/e4rat-collect do seu grub? Se não removeu, pode ser isso.

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #20 Online: 25 de Julho de 2012, 16:03 »
Consegui entrando pelo modo de recuperação em vez de dar o comando "init 1" o problema não era a placa de vídeo Nvidia, só que fiz tanta modificação nesse driver e até desinstalei o kernel que estava dando problema e instalei novamente os dois, que queria começar novamente todo o processo, do zero, tem como? Outra coisa o site espanhol manda limpar o grub.cfg e colocar no final só "single" isso procede?

Offline ebmm01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #21 Online: 25 de Julho de 2012, 16:11 »
Consegui entrando pelo modo de recuperação em vez de dar o comando "init 1" o problema não era a placa de vídeo Nvidia, só que fiz tanta modificação nesse driver e até desinstalei o kernel que estava dando problema e instalei novamente os dois, que queria começar novamente todo o processo, do zero, tem como? Outra coisa o site espanhol manda limpar o grub.cfg e colocar no final só "single" isso procede?

Procede sim. Foi apenas um erro meu esquecer desse detalhe, mas ele não afeta o init 1, ele apenas faz com que seja criado o arquivo Startup.log.
Mas de qualquer forma já adicionei isso ao tópico, para quem for tentar fazer.
Quanto a recomeçar tudo, tem como sim, mas se você modificou seu Grub, terá que remover as linhas colocadas. Depois apenas refaça o tutorial do zero.

« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 16:15 por ebmm01 »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #22 Online: 25 de Julho de 2012, 16:14 »
@Sergio:

Vou ver se consigo fazer com que o bootsplash volte.

Consegui fazer o bootsplash voltar, dá uma olhada no post, eu editei ele
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline ebmm01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #23 Online: 25 de Julho de 2012, 16:16 »
@Sergio:

Vou ver se consigo fazer com que o bootsplash volte.

Consegui fazer o bootsplash voltar, dá uma olhada no post, eu editei ele

Acabei de ver, e vou adicionar Sua Dica ao tópico, para quem quiser ter o bootsplash. Mas uma dúvida: o carregamento dos arquivos continuou rápido mesmo com o bootsplash?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #24 Online: 25 de Julho de 2012, 16:23 »
@Sergio:

Vou ver se consigo fazer com que o bootsplash volte.

Consegui fazer o bootsplash voltar, dá uma olhada no post, eu editei ele

Acabei de ver, e vou adicionar Sua Dica ao tópico, para quem quiser ter o bootsplash. Mas uma dúvida: o carregamento dos arquivos continuou rápido mesmo com o bootsplash?


Ficou o mesmo tempo, para mim deu 39 segundos até a tela de login. O bootsplash ainda demora uns 5 segundos dar enter na tela do grub.

Edit: Mudei minha linha do grub para:

linux   /boot/vmlinuz-3.2.0-27-generic root=UUID=37a50c7b-c497-4d78-a47c-44e432f68a10 ro   init=/sbin/e4rat-preload quiet plymouth:force-splash $vt_handoff

Ficou em 39,45 segundos, o bootsplash apareceu após 5 segundos.

Alguém sabe se o $vt_handoff fica antes ou depois do quiet plymouth:force-splash (ou quiet splash no original)?

ebmm01, eu tinha esquecido, mas antes de tudo isso, antes de ter digitado init 1, eu digitei etc/init.d/ligthdm  stop, não sei se foi por isso que o processo deu certo aqui. Quando tava no Arch, não dava pau com o comando init 1, mas no Arch tinha instalado o gdm + gnome.
« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 16:32 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #25 Online: 25 de Julho de 2012, 16:28 »
O meu deu 65 segundos até ficar funcional, um parto.....

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #26 Online: 25 de Julho de 2012, 16:37 »
O meu deu 65 segundos até ficar funcional, um parto.....

Como eu disse, o meu tá demorando mais pra chegar na tela de login (o lightdm), mas em compensação o desktop (Unity) não fica carregando, e os programas estão carregando rápido, principalmente o LibreOffice.

Antes de mexer no sistema, acho q demorava uns 25 segundos mais ou menos, ou mais, até chegar no lightdm. Agora tá em 40 segundos.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline ebmm01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #27 Online: 25 de Julho de 2012, 16:47 »
@Sérgio Benjamim: o $vt_handoff fica antes do quiet plymouth:force-splash.

@aniquillator: Seu boot deve ter ficado mais demorado porque você deve ter aberto vários programas. Refaça todo o tutorial e tenho certeza que o boot irá diminuir de tempo.

Para quem quiser um boot ainda mais rápido veja esses dois sites:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/hdparm-Aumente-a-velocidade-do-HD
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/hdparm-Tire-o-maximo-do-seu-HD

e refaça a parte do
Citar
e4rat-realloc /var/lib/e4rat/startup.log

eu fiz essa parte acima 3 vezes. Depois de o comando acima ter feito todas as melhorias possiveis, ele não surtirá mais efeito (o que será dito no terminal)

« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 16:48 por ebmm01 »

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #28 Online: 25 de Julho de 2012, 16:50 »
O único programa que abri foi o terminal e o Firefox e esperei dar os dois minutos.

Offline ebmm01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Acelere seu Boot com E4rat
« Resposta #29 Online: 25 de Julho de 2012, 16:52 »
O único programa que abri foi o terminal e o Firefox e esperei dar os dois minutos.

então tente fazer como foi dito meu comentário acima