45º ou 50º com certeza ainda são temperaturas seguras, pode ficar tranquilo. Acima de 60º aí já é um pouco mais complicado, mas dependendo do tipo do processador eles podem funcionar com temperaturas desse nível ou até mais altas.
Por falar nisso qual a CPU que está utilizando?
O computador é um Intel Core™ i5-2310 CPU @ 2.90GHz × 4
Uma "
historinha":
Certa vez comprei uma placa de vídeo e por falta de experiência, não coloquei um Cooler nela nem monitorei a temperatura. Quando começaram há aparecer alguns problemas verifiquei a temperatura e ela estava ficando de 60ºC para cima, perguntei para um amigo mais "expert" e ele disse que estava tudo bem, isso era normal...
Assim, continuei usando ela e quando ela já estava bem ruim, pesquisei sobre o assunto e encontrei um tópico no fórum da Nvidia sobre isso, e o Moderador disse que 60ºC era uma temperatura muito alta, que deveria ser colocado um Cooler e blá blá blá.
Coloquei o Cooler, a temperatura ficou sempre na faixa de 30°C mas ela já estava danificada pelo tempo que sofreu com a temperatura, isso um mês após a garantia acabar. Desde então venho buscando manter sempre abaixo de 50°C, pois caso eu passe muito tempo jogando, não vou me preocupar com isso.
Apenas não posso colocar um bom Cooler agora por causa da garantia...
Foi coincidência mesmo, instalei o Windows em dual-boot e ele também aquece com alguns programas e jogos, mas mantém uns 3°C abaixo da temperatura que fica no Ubuntu... Caso continue piorando acho que vou ter de mandar o computador para a assistência...
Obrigado pessoal!