Autor Tópico: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.  (Lida 3991 vezes)

Offline lemont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Seja Feliz Sempre!!!
    • Ver perfil
Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Online: 27 de Julho de 2012, 16:36 »
Nobres colegas Ubuntuzeiros,

Procurei algum tópico semelhante mas não o encontrei e preciso de ajuda para o seguinte ponto:

Recentemente atualizei meu sistema (Ubuntu 12.04 LTS) e a partir de então ao iniciar minha máquina toda a configuração feita se perde e o sistema volta a estaca zero como se estivesse acabo de instalar o Ubuntu.

Tentei arrumar e ao não conseguir reinstalei tudo do zero, atualizei meu sistema ontem e o problema voltou.

Tenho uma máquina modesta, um CCE Pentium(R) Dual-Core CPU T4500 @ 2.30GHz x 2, 2Gb de Ram, tudo OnBoard.

Tentei usar o comando "sudo apt-get update" para refazer novas atualizações na esperança de alguma delas solucionar o problema e recebo o seguinte retorno: "sudo: incapaz de mudar para sudoers gid: Operação não permitida
               sudo: setresuid() [0, 0, 0] -> [119, -1, -1]: Operação não permitida"

O que posso fazer???
_______________________________________________________________________
Os grandes navegadores devem sua fama às tormentas e tempestades!
Seja feliz SEMPRE!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2012, 16:38 »
Quando você fala atualizar, refere-se à mudança do 11.10 pro 12.04 ou a uma atualização de rotina?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline lemont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Seja Feliz Sempre!!!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2012, 16:39 »
Não, me refiro ao update somente.
_______________________________________________________________________
Os grandes navegadores devem sua fama às tormentas e tempestades!
Seja feliz SEMPRE!

Offline lemont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Seja Feliz Sempre!!!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2012, 16:56 »
Ahhh, não sei se a informação ajuda mas após a última instalação do sistema, instalei também o Google Chrome e Earth e o Yakuake, após estes programas configurei a aparência, reiniciei o pc algumas vezes nesse processso e tudo corria bem, fiz o update e pronto, danou tudo!
_______________________________________________________________________
Os grandes navegadores devem sua fama às tormentas e tempestades!
Seja feliz SEMPRE!

Offline Nichgv01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2012, 08:42 »
Caro amigos, estou com o mesmo problema.. instalei o ubuntu na sua ultima versão 12.04 e ele após encerrar a sessão zera todas as configurações e arquivos salvos... Alguma solução para este problema ?
Agradeço desde já.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2012, 11:53 »
Ola,

"sudo: incapaz de mudar para sudoers gid: Operação não permitida
               sudo: setresuid() [0, 0, 0] -> [119, -1, -1]: Operação não permitida"

Qual o resultado em terminal do comando
Código: [Selecionar]
sudo su

Caro amigos, estou com o mesmo problema.. instalei o ubuntu na sua ultima versão 12.04 e ele após encerrar a sessão zera todas as configurações e arquivos salvos...

O que se refere a este erro? Como o Ubuntu "pós encerrar a sessão zera todas as configurações e arquivos salvos"?

Teria como explicar em detalhes?

Ao inicar o sistema, este é o estado dos dispositivos e se auto configura a este este estado, como pode então "zerar" as configurações?

Um arquivo salvo no disco é escrito dentro das trilhas deste disco, sendo impossível ao reiniciar a maquina o sistema ir lá e restaurar um arquivo a seu estado anterior.

Explique seu problema com mais detalhes por favor, assim o forum pode ajudar com mais propriedade.

[]'s

Offline Nichgv01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2012, 16:23 »
me desculpe de me expressei mal.. acontece o seguinte.. eu instalei o ubuntu anteontem dai também ocorreu certo.. apareceu uma mensagem de erro, dois erros sendo mais especifico, no disco... nao consegui cirrigir o erro. fui fazer loggof e quando entrei novamente no sistema as configuracoes sairam ex: plano de fundo da aerea de trab, fotos que eu tinha passado de um pen drive pro desktop... tudo foi apagado e o problema persiste.. pensei em ser um problema no disco comp ja vinha ocorrendo no windows xp que estava instalado antes do ubuntu.. queria ter certeza se é um problema no disco para poder comprar outro, pode ser isso meu caro amigo ?  agradeco muito a atencao e peco desculpa pela escrita caso tenha algo errado pois estou respondendo pelo celular
Agradeco desde ja.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2012, 16:37 »
Ola Nichgv01

Comece entrando em terminal e postando o resultado de
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l(com éle minusculo no final)

Isto irá mostrar como estão as partições em seu HD.

Você se lembra do texto das mensagens de erro? Isto facilitaria muito o diagnóstico.

[]'s

Offline Nichgv01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2012, 17:04 »
ola, bom eu nao separei em particoes e sim instalei ele todo no disco todo... eu nao estou no local aonde esta o desktop estou no curso e so chego as 8 aonde se encontra o pc.. mas ao chegar irei fazer oque vc disse ali e passarei as mensagens aqui no forum. obrigado pela atecao.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2012, 18:11 »
Ok

Use o comando
Código: [Selecionar]
sudo badblocks -sv -c 1024 /dev/sda veja se seu hd tem bad blocks de leitura.

Dê uma lida no manual
Código: [Selecionar]
man badblocks
Para o teste de escrita o hd deverá estar desmontado e voce poderá ter perda de dados. Se desejar testar em modo de escrita faça um back up de seus dados e use o live cd.

[]'s
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 18:14 por Tota »

Offline Nichgv01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2012, 18:36 »
Ok, farei os testes recomendados e como acabei de formatar nao ha necessidade de fazer um backup, esse teste de escrita é oque ? desculpe a pergunta eu comecei a usar o ubuntu ha dois dias nao saco muito do SO.. ao chegar em casa usarei o teste e postar aqui oque ocorreu.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2012, 18:38 »
Para os testes de escrita use
Código: [Selecionar]
sudo badblocks -nsv -c 10240 /dev/sda
[]'s

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2012, 18:46 »
ah sim, tudo bem caro amigo.. existe a necessidade de usar a senha root para fazer tal processo ? pois eu exclui a conta super usuario e agr para modificar qualquer coisa no computador ele pese a senha root.. se preciso farei uma nova formatacao no hd.

Como excluiu a conta de root se ela não vem habilitada no Ubuntu?

Apagou seu usuario? Se removeu seu usuario ficou apenas a conta de convidado, neste caso, realmente tudo o que instalar será removido depois de reiniciar a maquina.

Está dificil entender.

No inicio voce citou que poderia ter problemas no disco, agora diz que removeu contas.

Se tem dois dias, verifique o disco por erros, depois reinstale tudo e mantenha a conta de usuario.

ok?

[]'s

Offline Nichgv01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2012, 18:51 »
me desculpe pela complicacao..olha: eu estou com a conta de convidado sim.. quando eu instalei o ubuntu ele manda vc criar uma conta de usuario essa conta eu exclui e ele loga direto.. quanto ao disco ha um problema nele tambem no qual o sistema nao salva nenhun configuracao,arquivos salvos e etc.. sempre que desligo o pc e torno a ligar nada de que salvei continua... espero que tenha esclarecido tudp agora,rs.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu zera toda configuração após última atualização.
« Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2012, 18:53 »
Sim, ele não salva nada pois a conta de convidado não permite isto.

[]'s