Autor Tópico: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial  (Lida 20460 vezes)

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Online: 28 de Agosto de 2006, 19:56 »
Descrição do projeto:

O Instalador Ubuntu Games (IUG) foi criado com os seguintes objetivos: tornar jogos para o linux mais acessivéis e facilitar suas respectivas instalações. Afinal as coisas não precisam ser complicadas, principalmente quando falamos em diversão.

Com poucos cliques qualquer usuário poderá instalar inúmeros jogos disponíveis para o Ubuntu. Você precisa apenas escolher os jogos desejados e esperar que o IUG faça as instalações.

Página oficial do ubuntu-games: www.ubuntugames.org

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2006, 13:48 »
Tenho uma sugestão de funcionalidade: desinstalação dos jogos. Uma vez instalei o America´s Army, mas como a miha ATI não é reconhecida pelo Linux, ele tava mais lento que replay em câmera lenta do momento da chegada de uma corrida de lesmas... Sofri para desinstalar e ainda não sei se o fiz corretamente. Um banco de dados do que foi feito em cada instalação para ser desfeito em caso de desinstalação seria muito útil.

Mas é claro que eu não sei se isso é complicado de fazer ou não, é só uma sugestão... que me dizem?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2006, 14:05 »
Ei, rockz, o Ubuntu Games é um dos projetos alternativos da comunidade Ubuntu que não me agradou. Primeiro porque ele limita-se a desenvolver UMA tarefa que não me parece ser tão relevante: facilitar o download dos jogos mais populares em ambiente Linux.

Segundo porque ao contrário do que é publicado, o Ubuntu Games não desenvolve o processo de instalação dos jogos, que possuem suas próprias interfaces e scripts de instalação. Reparei isto quando fui instalar o Enemy Territory.

Se for possível, sugiro a criação de novas interfaces gráficas e gerenciadores de instalação para os jogos adotados pelo Ubuntu Games adequando-se ao sistema da distribuição Ubuntu.

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Re: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2006, 20:45 »
É sempre bom ouvir a opinião de todos isso acrescenta muito ao projeto, obrigado pelo feedback e espero que continuem sempre assim, fazendo sugestões, reclamando ou elogiando.

mrbin e eggman

Essa funcionanilidade já está na fila há algum tempo e deve ser um dos próximos recursos a serem implementados. Pensando nisso vamos colocar uma página no wiki no ar ensinando a desinstalar os jogos enquanto essa funcionalidade não é implementada, foi uma maneira mais rápida de resolver o problema para não deixar o pessoal sem saber o que fazer, mas com certeza nas próximas versões vocês poderão contar com esse recurso.

arsolto

Que pena que não conseguimos agradar você, mas mesmo assim vou falar algumas coisas... o Instalador Ubuntu Games não desenvolve apenas uma tarefa e não faz apenas o download do jogo, o IUG também executa vários comandos para instalar certos jogos que não tem instalações triviais, além de permitir ao usuário escolher vários jogos e instala-los todos de uma só vez. Sobre os jogos que tem suas próprias interfaces de instalação ele realmente executa o instalador do jogo, a longo prazo realmente poderá ser interessante a padronização de interfaces na instalação, é algo a ser pensado. Vou ser bem sincero, essa não é uma das nossas prioridades mas sua sugestão será levada em conta.

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2006, 10:09 »
Ótimo! Quando esse wiki estiver no ar, não deixe de nos avisar!

De resto, gosto muito da variedade de jogos disponíveis no projeto. Tenho mais alguma considerações, mas preciso estar no meu Xubuntu para fazê-las, aqui no serviço é só o Janelas.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Expect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2006, 11:43 »
Muito bom projecto concidero este um projecto importanticimo para trazer novos utilizadoree ao Linux porque assim o acesso aos jogos no Linux fica facilitado chamando assim muitos novos utilizadores que nao largavao o Windows devido aos jogos bem isto e apenas uma opinião minha.
GNU/Linux User #317824
Linux uma alternativa, não uma substituição.
http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/

Offline Edards

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2006, 22:10 »
Parabens pelo projeto amigo, ainda tenho o xp em dual boot exatamente pela carencia de jogos no Linux, mas com esta iniciativa vejo um horizonte mais livre.

Boa Sorte!
Edards - "É duro nada de poncho e mergulha de guarda-sol"
Atlhon 64 3400+ § 1Gb RAM § VGA FX 5200 128mb

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Re: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2006, 23:25 »
Para alegria geral :P ...

Nova versão do Instalador Ubuntu Games (IUG) 0.5!
Download: http://ubuntugames.org/iug

Adicionados novos jogos, vários bugs corrigidos e agora após a instalação de cada jogo você tem a opção de adicionar um ícone ao desktop, nada de instalar um jogo e não saber como executa-lo.

Essa ainda é uma versão beta, mesmo com vários bugs corrigidos outros poderão aparecer e é muito importante que os usuários reportem os bugs, ou aqui mesmo no forum ou no #ubuntu-games na rede irc.freenode.net.

Muitos podem sentir a falta de alguns jogos que existiam na versão anterior, como o America's Army e Planeshift. Eles foram retirados pelos seguintes motivos: Download muito demorado e instalação muito simples, então aconselhamos quem quiser instalar esses jogos sigam o tutorial do wiki: http://ubuntugames.org

Outra boa nova é o guia de desinstalação de jogos:
link: http://ubuntugames.org/DesinstalarJogos
Com esse guia você estará habilitado a desinstalar a maioria dos jogos, alguns com remoções mais específicas vão ser adicionados em breve. Vale ressaltar que esse guia é uma especie de paleativo, enquanto o IUG não possuir um recurso de remoção de jogos.

E pra finalizar, obrigado por todos os posts esses feedbacks são super importantes para nós.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2006, 23:34 por rockz »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Resposta #8 Online: 03 de Setembro de 2006, 13:51 »
Olá,
parabens pelo instalador, em relação à desintalação esta tambem deveria ser possível a partir do "instalador", remover jogos manualmente não é propriamente uma tarefa muito segura.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Re: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2006, 10:41 »
Como eu falei, o instalador terá essa opção para remover jogos, mas enquanto não tem, achei melhor fazer um guia para não deixar os usuários na mão.

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Resposta #10 Online: 06 de Setembro de 2006, 06:29 »
não cheguei a abaixar o programa mas achei uma ideia otima.

mesmo sendo um processo facil (de alguns,não sei se de todos) os usuarios iniciantes que vem do windows uma coisa que necessitam muito é jogos,e na maioria dos casos eles não gostam de pesquizar  na internet (isso é uma coisa horrivel,mas é verdade) e isso ajuda muito,mesmo se ele souber instalar esse jogos,e ele arrecem instalou o ubuntu,querendo instalar mais de um jogo contido nesse instalador,ja será uma mão na roda pois economizara tempo

eu acho que quanto mais programas/scripts/etc agente criar para o usuario ja é um grande avanço,pois a maioria gosta disso, e alias o ubuntu segue uma filosofia muito boa que no qual colabora com isso, sempre ajudando em todos os detalhes

ja que não acontece como no caso do slack (não estou falando mal do slack,não intenda mal) que é mais pensado em um usuario experiente e não tem tantas coisinhas assim que facilita a vida de um novato

dicas:
acho que devia colocar uma lista grande de jogos,não tirar por demorar etc,sempre com algum texto sobre o jogo e uma imagem (estilo o icone magico do kurumin)

so que se tivesse umonte teria que haver uma forma de não ficar tudo abarrotado,e eu estava pensando em um botão em uma barra superior com um botão de ativação e desativação de jogos menos famosos, ao apertar sumiria a opção de instalação dos jogos adicionais do quais não é tão popular (mas isso é apenas um pensanto meu)

so isso (ou seria: tudo isso ? :P)
t+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Re: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2006, 11:11 »
Gostei dessa ideia de dar uma enfase aos jogos mais populares, se encaixa bem com o tipo de interface que eu gosto em um programa.

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Re: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Resposta #12 Online: 08 de Outubro de 2006, 16:07 »
Pode-se incluir a categoria Educativos e tenho algumas sugestões que podem entrar nessa categoria. Alguns inclusive já estão presentes no Edubuntu.

Gcompris: sudo apt-get install gcompris gcompris-data gcompris-sound-pt
Tux4kids: sudo apt-get install tuxpaint tuxmath tuxtype
Childsplay: sudo apt-get install childsplay childsplay-plugins childsplay-alphabet-sounds-pt
KDEedu: sudo apt-get install kdeedu-data
Ktuberling: sudo apt-get install ktuberling
Tuxpaint: sudo apt-get install tuxpaint



Outros:
sudo apt-get install ltris (jogo de Tetris)
Xadrez: sudo apt-get install gnuchess xboard (sei que já tem 2 mas não custa nada esse também que tem uma versão igual para Windows: winboard)
sudo apt-get install gnubg gnubg-bearoffs (gamão)
sudo apt-get install gtkboard (damas e outros)

« Última modificação: 08 de Outubro de 2006, 16:17 por Éderson »

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2006, 12:17 »
Cadê você, rockz? Como está o desenvolvimento do Ubutnu Games, quais são os planos para o futuro e o que há de novo no projeto desde que você publicou este tópico aqui.

Temos bons jogos disponíveis para o Ubuntu Linux. Se algumas das sugestões feitas aqui já tiverem sido aplicadas, teremos maiores chances de convencer usuários de outros SO a migrarem para o nosso.

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Re: Instalador Ubuntu Games - Tópico Oficial
« Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2006, 18:13 »
Infelizmente o projeto está parado :/ por isso não venho postando nada por aqui. Eu estou muito ocupado com isso eu não tenho muito tempo pra mexer no IUG. Outro problema é que estou praticamente sozinho na programação do projeto. Se alguém estiver afim de ajudar seria muito útil.

Ainda há mais um problema que vou tentar explicar aqui. O IUG usa links de outros servidores para fazer download dos jogos e para manter todos os links corretos no programa não é uma tarefa muito simples. Temos muitos jogos que podem ser instalados e os links mudam bastante o que torna um pouco inviável a maneira de gerenciar o download dos jogos. O idela seria ter um servidor próprio, o que não ocorre no momento.