Autor Tópico: [Resolvido] Ubuntu x64 trava do nada.  (Lida 7499 vezes)

Offline roronoazoro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
[Resolvido] Ubuntu x64 trava do nada.
« Online: 09 de Agosto de 2012, 11:31 »
Olá pessoal tudo bem? Espero que sim, sou novo no fórum e gostaria de ajuda.

O computador trava do nada, tenho que desligar, pois nem o reset funciona, assim como mouse ou teclado. Instalei para ver a interface xfce4, fiquei alterando de tema (aparência) e travou (esta foi a maneira que achei de travar para tentar verificar o log), pois com o Unity travava aleatoriamente de vez em quando e sempre que acontecia alguma alteração ou algo de visualização na Interface gráfica (eu acho claro).
Eu acho que seja alguma coisa incompatível, porque é a segunda placa mãe destas e com o mesmo problema. Processador creio que não seja, a bios está atualizada na versão mais recente.

Um conhecido tem um note Dell, com placa gráfica Intel, será que não é incompatibilidade disso?

No Windows, nunca travou este pc.

Alguém poderá me ajudar? Pensei em comprar uma placa de vídeo offboard, pc novinho, montado a cerca de no máximo 1 mês. A placa de vídeo que eu penso em comprar é uma GT440 (mais em conta).

Obrigado a todos.


Segue as configurações do computador:

Placa mãe: Asus  P8H61-M LX
Processador: Core i 5 3450
Memória Ram: 8 gb.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2012, 18:20 por roronoazoro »
LinuxUser: #554176
/* No Comment */

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu x64 trava do nada.
« Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2012, 11:57 »
"O computador trava do nada, tenho que desligar, pois nem o reset funciona

Ola

Se nem o botão de reset funciona, ou o botão tem problemas ou sua maquina tem problemas.

Como o funcionamento do Ubuntu é diferente do Windows, uma comparação sem um exame mais aprofundado é temerária.

Sua fonte de alimentação está ok? Ela supre com folga as necessidades de seus dispositivos? Seu cooler está limpo e sem ruidos? Suas memorias estão ok? Seu HD foi verificado contra erros e bad blocks?

Só citar isto:

Placa mãe: Asus  P8H61-M LX
Processador: Core i 5 3450
Memória Ram: 8 gb.

Não ajuda em nada caso o problema seja hardware.

Como esta placa utliza memoria compartilhada para video, eu recomendaria um teste de suas memorias com o memtest, e paralelamente levaria a fonte para um teste de carga para verificar se ela é compatível com sua MB e com seus periféricos.

Por este link da Asus => http://ae.asus.com/websites/global/aboutasus/OS/Linux.pdf

Sua placa já foi testada no OpenSuSe e no RedHat, e tem boas chances de rodar no Ubuntu sem problemas.

Dê uma lida aqui => http://support.asus.com/Troubleshooting/detail.aspx?SLanguage=en&m=P8H61-M%20LX&p=1&s=39&os=&hashedid=jKaZd9vzMxQVPFNl&no=763

[]'s
« Última modificação: 09 de Agosto de 2012, 11:59 por Tota »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu x64 trava do nada.
« Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2012, 13:44 »
Já verificou a mídia de instalação em outro computador?

Pode ser problema de download corrompido. Verifica a md5sun do Ubuntu que você tem no seu computador (se tiver o arquivo ainda!).
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline roronoazoro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu x64 trava do nada.
« Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2012, 13:56 »
- Realizei os testes de memória, 100 % funcionando em ambas;
- Super aquecimento creio que não seja, tem um ventilador e chequei as temperaturas da placa mãe;
- Hd estava no outro pc nunca tive problemas;
- Fonte vou testar com a de 430 W do outro computador, esta é uma de 500 W. Ambas não são genéricas;
- A respeito da mídia acho meio impossível, testei com o Kubuntu e deu este problema também, creio que possa ser a placa gráfica, porque com o Kde travou mais fácil que o Unity. Vou tentar fazer o download do OpenSuse e tentar me virar em algumas coisas que uso e que são bem facilitadas graças ao apt-get (auctex, g++ etc.);
- Acabei de instalar uma outra versão do kernel do Linux, a 3.4.7. Vamos ver se isso também ajuda e resolve.

Vou postando os resultados qualquer coisa, obrigado pessoal.

Obs: Eu testei o log pelo próprio visualizador do Ubuntu, há algum log interno que só verificando via linha de comando ou abrindo com algum editor de textos eu possa verificar? A última vez que travou eu decorei o horário, foi ontem as 00:30.

Obrigado pessoal.
LinuxUser: #554176
/* No Comment */

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu x64 trava do nada.
« Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2012, 15:31 »
Copie e cole esses comandos (um de cada vez), e poste aqui os resultados.

Código: [Selecionar]
glxinfo | grep 'version'
lspci
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline roronoazoro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu x64 trava do nada.
« Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2012, 16:52 »
Comando:lspci


00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Ivy Bridge DRAM Controller (rev 09)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Ivy Bridge PCI Express Root Port (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Ivy Bridge Graphics Controller (rev 09)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 05)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 05)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev b5)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 3 (rev b5)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 05)

Comando: glxinfo | grep 'version'

server glx version string: 1.4
client glx version string: 1.4
GLX version: 1.4
OpenGL version string: 3.0 Mesa 8.0.2
OpenGL shading language version string: 1.30

00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation H61 Express Chipset Family LPC Controller (rev 05)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 4 port SATA IDE Controller (rev 05)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 05)
00:1f.5 IDE interface: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 2 port SATA IDE Controller (rev 05)
03:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 06)

Obrigado.

LinuxUser: #554176
/* No Comment */

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu x64 trava do nada.
« Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2012, 23:19 »
Estranhamente meu notebook travou geral hoje, tendo que desligar forçado, também estou com o Ubuntu 12.04 x64, e por conhecidencia (ou não) também tenho um Core I5, só não lembro o modelo agora.
E foi "apenas uma travada", não acontece constantemente.

Offline roronoazoro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu x64 trava do nada.
« Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2012, 11:44 »
Olha ainda não posso dizer ao certo, mas até agora não travou aqui após instalar o Kernel 3.5.1. Vou esperar uns 3 à 5 dias e coloco como solucionado caso o problema não persistir.
Seu Core i 5 é qual geração?

LinuxUser: #554176
/* No Comment */

Offline roronoazoro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu x64 trava do nada.
« Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2012, 18:18 »
Pessoal,

Aqui não travou mais, acho que era algum problema de falta de compatibilidade com algum dispositivo de hardware. Só relembrando, instalei a versão 3.5.1 do Kernel.

Link: http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.5.1-quantal/

Obrigado a todos.



LinuxUser: #554176
/* No Comment */