Eu não gostei do Gnome 3, eu tentei me adaptar a ele mas não deu!
Pra mim tá cru demais ainda! E pode instalar a extensão que quiser que o Gnome 2 ainda é mais personalizável!
Opinião pessoal apenas!
Tentei usá-lo no Fedora 17 e no OpenSuse mas não consegui.
Entre o Gnome 3 e o Unity, ainda prefiro o Gnome 2!
Como não tenho mais opção de usar a minha tão amada dupla de Gnome 2 com Openbox em uma distro moderna, acabei tentando o MATE. Prefiro o MATE ao Gnome 3.
Eu também li notícias sobre crise no desenvolvimento do Gnome, gente de peso tem deixado o projeto e os que ficaram estão levando a culpa pela falta de liderança! O Gnome 3 anda patinando sim. Não sei por quanto tempo, mas tem patinado ultimamente.
Na verdade eu acredito que como um todo vivemos um momento ruim para os ambientes gráficos no Linux.
Se o Gnome 3 fosse essa maravilha toda não teriam aparecido tantos "forks" dele. É MATE, Cinammon, Unity e por aí vai, todos tentando puxar a sardinha para o seu lado, seja tentando suprir coisas que acham que faltavam no Gnome 3 ou tentando manter vivo o estilo do Gnome 2!
Acaba que ficamos com quatro interfaces gráficas novas ou imaturas, com bugs e em pleno desenvolvimento! E o que tínhamos de bom no Gnome 2 foi abandonado, tipo: leveza, estabilidade e personalização!
Estão tirando funcionalidades do Nautilus que o pessoal gosta, tá dando uma discussão danada isso....
E tem coisas que só o Gnome 3 faz por você! Tipo quer ver algo mais intuitivo do que ter que descobrir que para desligar a minha máquina eu tenho que ficar pressionando o ALT na hora de clicar no encerrar sessão? E o besta aqui ficou sem enternder por um bom tempo porque raios eu tinha que encerrar a minha sessão para poder desligar o meu PC!!!!
Aí eu tentei o KDE 4, .7 e .8! Que por sinal também tem havido notícias nebulosas sobre o seu futuro! A Nokia depois de se abraçar com o Janelas está colocando uma pá de cal no Qt! Mais um fork avista?
Seja lá como for, o KDE 4 graficamente é lindo de se ver, opinião pessoal é claro. E muito, mas muito cheio de opções! Mas também tá bugado e é um chumbo! Tá eu sei, desliga os efeitos que ele fica leve e tals...
Pode desligar o que quiser que ele continua mais pesado que um MATE! Nem vou chegar nos ambientes minimalistas, seria covardia, tipo um peso-pesado contra um peso-bolha! São categorias muito diferentes.
Quer ver um BUG ridículo do KDE 4 que parece ser "esquecido" ou ignorado pelos desenvolvedores do KDE 4? Alguém aqui já conseguiu assistir filmes através da rede pelo Samba no KDE4? O chamado Stream de vídeo? Eu digo em tempo real, ou seja, você clica no arquivo e ele já começa a reproduzir o mesmo? Não, no KDE 4 é assim, espera sentado meu filho o seu arquivo ser transferido para sua máquina local para que possamos reproduzir o vídeo!
Agora me perguntem se no Windows 7 ou no meu MacMini eu tenho essa dor de cabeça?
E sabem quem vem ganhando terreno com essa mancada toda da dupla KDE/Gnome?
O XFCE!
Em quanto todo mundo aposta no novo eles vem lapidando que já tinham construído e colocando algumas funções extras. Preferiram não tentar reinvertar a roda!
A última versão está incrível. Muito mais leve que a dupla Gnome 3 ou KDE 4, está super estável e tem boa personalização, não o XFCE não tem tantas opções como um KDE 4 ou as extensões do Gnome 3. É verdade, eu concordo plenamente. Mas as vezes menos é mais!
Entendam que não sou um fã boy de nenhum ambiente gráfico e faço uso de sistemas operacionais pagos! Não uso apenas software livre, no meu trabalho não teria como ficar só com software livre. Então eu tento fazer uma análise comparando o cenário do mundo livre com o pago. O Windows e o Mac tem apenas um ambiente gráfico para focar todas as suas forças e idéias tentando agradar ao seus usuários. No Linux temos uma diversidade incrível, faz parte do mundo livre, mas as vezes isso atrapalha como agora!
Era só isso. Desculpem pelo longo texto.