Autor Tópico: O que vocês estão achando do Gnome 3?  (Lida 67532 vezes)

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #90 Online: 15 de Agosto de 2012, 17:03 »
Acho que eles poderiam dedicar seu tempo a fazer algo com o gnome3 assim teriam mais compatibilidade com as versões futuras do GTK.

Esse trabalho está sendo feito pelo pessoal responsável pelo Cinnamon. O MATE é um desktop leve, focado em máquinas mais antigas, sendo assim seu foco não é o Gnome 3.

Caro amigo o gnome-session-fallback do gnome 3 é tão leve quanto o gnome2, quem diz que é pesado com certeza pegou algum gnome bugado de algumas distros.
Como disse o trabalho que esta sendo feito no Solus OS, e que com certeza futuramente pode ser aproveitado por outras distros é tornar a sessão falback funcional, habilitando funções que vem desativadas por padrão.



O gnome-classic sem dúvidas é mais leve que o snome-shel, mas não é tal leve quanto o gnome 2 (e seus forks, como o MATE).

Já testei ambos num PC mais modesto (Core2Solo 1.4 GHz + 2GB ram) e a diferença, apesar de não ser tão grande, é sim perceptível.

Caso tenha um PC mais antigo ou um netbook vocÊ pode fazer o teste e conferir.
Infelizmente não tenho um pc antigo para efetuar os testes, se você está dizendo que fez os testes e é mais rápido quem sou eu para dize o contrário, me diga quanto de memoria e processamento o mate utiliza em uma sessão básica.

Aqui vai duas "print screen" do Monitor de sistema do MATE por aqui.
http://img834.imageshack.us/img834/223/capturadetelada.png
http://img27.imageshack.us/img27/9149/capturadetela1a.png

Na primeira delas você observa o baixo consumo de memória ram. Já na segunda percebe-se que a pouca utilização da CPU se deve ao próprio Monitor do sistema, ou seja, o MATE em si não utiliza praticamente nada dos recursos de meu hardware. E olhe que, como disse mais acima, é um mero netbook Core2Solo 1,4 GHz + 2GB ram + Vídeo Intel 4500 MHD, rodando de forma super rápida e estável, bem melhor do que com ambientes mais pesados como o KDE, Gnome-shell, Unity, ou mesmo o gnome-classic (fallback). Além disso estou com o Compiz ativado, como pode ser observado pela barra de ferramentas transparente.


Perfeito 353mb.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #91 Online: 15 de Agosto de 2012, 17:32 »
Acho que eles poderiam dedicar seu tempo a fazer algo com o gnome3 assim teriam mais compatibilidade com as versões futuras do GTK.

Esse trabalho está sendo feito pelo pessoal responsável pelo Cinnamon. O MATE é um desktop leve, focado em máquinas mais antigas, sendo assim seu foco não é o Gnome 3.

Caro amigo o gnome-session-fallback do gnome 3 é tão leve quanto o gnome2, quem diz que é pesado com certeza pegou algum gnome bugado de algumas distros.
Como disse o trabalho que esta sendo feito no Solus OS, e que com certeza futuramente pode ser aproveitado por outras distros é tornar a sessão falback funcional, habilitando funções que vem desativadas por padrão.



O gnome-classic sem dúvidas é mais leve que o snome-shel, mas não é tal leve quanto o gnome 2 (e seus forks, como o MATE).

Já testei ambos num PC mais modesto (Core2Solo 1.4 GHz + 2GB ram) e a diferença, apesar de não ser tão grande, é sim perceptível.

Caso tenha um PC mais antigo ou um netbook vocÊ pode fazer o teste e conferir.
Infelizmente não tenho um pc antigo para efetuar os testes, se você está dizendo que fez os testes e é mais rápido quem sou eu para dize o contrário, me diga quanto de memoria e processamento o mate utiliza em uma sessão básica.

Aqui vai duas "print screen" do Monitor de sistema do MATE por aqui.
http://img834.imageshack.us/img834/223/capturadetelada.png
http://img27.imageshack.us/img27/9149/capturadetela1a.png

Na primeira delas você observa o baixo consumo de memória ram. Já na segunda percebe-se que a pouca utilização da CPU se deve ao próprio Monitor do sistema, ou seja, o MATE em si não utiliza praticamente nada dos recursos de meu hardware. E olhe que, como disse mais acima, é um mero netbook Core2Solo 1,4 GHz + 2GB ram + Vídeo Intel 4500 MHD, rodando de forma super rápida e estável, bem melhor do que com ambientes mais pesados como o KDE, Gnome-shell, Unity, ou mesmo o gnome-classic (fallback). Além disso estou com o Compiz ativado, como pode ser observado pela barra de ferramentas transparente.


Perfeito 353mb.

Uau isto tudo?
Sinto informar, posso te dizer que este consumo é extamente o mesmo do gnome-shell ou fallback normalmente na maioria das distros.
Aqui o gnome-session-fallback rodando  no Solus OS.
http://img94.imageshack.us/img94/6394/soluswithgnome.png

PS: para os incrédulos este aqui é o gnome-shell, deve ter pelo menos uma dúzia de extensões e alguns efeitos que são padrão do desktop.
http://img444.imageshack.us/img444/1553/soluswithgnomeshell.png

Solus 2 Alpha 5 - 32bits CPU Intel E5700 3ghz 4GB RAM.
Como disse não tenho uma máquina antiga para testar, mas se tivesse talvez os resultados seriam os mesmos.
É uma distro com foco no gnome, talvez por isto os resultados sejam melhores.


« Última modificação: 15 de Agosto de 2012, 17:35 por Xterminator »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #92 Online: 15 de Agosto de 2012, 17:48 »
Além do minimalismo que reduz considerável gasto de memória.

O cara lá tá com um visual mais implementado e o consumo tá equiparado a isto.

Eu aqui com um Cairo-dock usando como interface padrão no lugar do unity meu consumo é 380 e tenho um painel 3d, com icones com movimento ao passar o mouse sobre e clicar neles.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #93 Online: 15 de Agosto de 2012, 17:59 »
Acho que eles poderiam dedicar seu tempo a fazer algo com o gnome3 assim teriam mais compatibilidade com as versões futuras do GTK.

Esse trabalho está sendo feito pelo pessoal responsável pelo Cinnamon. O MATE é um desktop leve, focado em máquinas mais antigas, sendo assim seu foco não é o Gnome 3.

Caro amigo o gnome-session-fallback do gnome 3 é tão leve quanto o gnome2, quem diz que é pesado com certeza pegou algum gnome bugado de algumas distros.
Como disse o trabalho que esta sendo feito no Solus OS, e que com certeza futuramente pode ser aproveitado por outras distros é tornar a sessão falback funcional, habilitando funções que vem desativadas por padrão.



O gnome-classic sem dúvidas é mais leve que o snome-shel, mas não é tal leve quanto o gnome 2 (e seus forks, como o MATE).

Já testei ambos num PC mais modesto (Core2Solo 1.4 GHz + 2GB ram) e a diferença, apesar de não ser tão grande, é sim perceptível.

Caso tenha um PC mais antigo ou um netbook vocÊ pode fazer o teste e conferir.
Infelizmente não tenho um pc antigo para efetuar os testes, se você está dizendo que fez os testes e é mais rápido quem sou eu para dize o contrário, me diga quanto de memoria e processamento o mate utiliza em uma sessão básica.

Aqui vai duas "print screen" do Monitor de sistema do MATE por aqui.
http://img834.imageshack.us/img834/223/capturadetelada.png
http://img27.imageshack.us/img27/9149/capturadetela1a.png

Na primeira delas você observa o baixo consumo de memória ram. Já na segunda percebe-se que a pouca utilização da CPU se deve ao próprio Monitor do sistema, ou seja, o MATE em si não utiliza praticamente nada dos recursos de meu hardware. E olhe que, como disse mais acima, é um mero netbook Core2Solo 1,4 GHz + 2GB ram + Vídeo Intel 4500 MHD, rodando de forma super rápida e estável, bem melhor do que com ambientes mais pesados como o KDE, Gnome-shell, Unity, ou mesmo o gnome-classic (fallback). Além disso estou com o Compiz ativado, como pode ser observado pela barra de ferramentas transparente.


Perfeito 353mb.

Uau isto tudo?
Sinto informar, posso te dizer que este consumo é extamente o mesmo do gnome-shell ou fallback normalmente na maioria das distros.
Aqui o gnome-session-fallback rodando  no Solus OS.
http://img94.imageshack.us/img94/6394/soluswithgnome.png

PS: para os incrédulos este aqui é o gnome-shell, deve ter pelo menos uma dúzia de extensões e alguns efeitos que são padrão do desktop.
http://img444.imageshack.us/img444/1553/soluswithgnomeshell.png

Solus 2 Alpha 5 - 32bits CPU Intel E5700 3ghz 4GB RAM.
Como disse não tenho uma máquina antiga para testar, mas se tivesse talvez os resultados seriam os mesmos.
É uma distro com foco no gnome, talvez por isto os resultados sejam melhores.


Você observou a diferença de utilização da CPU entre o Gnome-shell e o gnome-classic. Esse é o principal fator que pesa nas distros atuais (além da placa de vídeo) já que qualquer PC atual tem memória RAM suficiente para rodá-los sem gargalos (a não ser que abra vários aplicativos simultaneamente em PCs mais modestos).

Quanto as comparações entre ambientes, vocês têm que fazê-lo num mesmo hardware(de preferência um netbook ou PC antigo) e com os mesmos aplicativos instalados para chegar a alguma conclusão coerente.

Instalem o MATE aí e façam a comparação, daí sim podem chegar a uma conclusão correta.

Já utilizei aqui o MATE, Xfce, gnome-classic, gnome-shell, Cinnamon, Unity 3d e 2D, KDE e lxde.

Desses, o MATE só perde em desempenho (e mesmo assim por uma diferença pequena) para o Xfce e lxde. Em relação a todos os outros ele é bem mais leve.

Em ordem crescente de utilização de recursos poderíamos colocá-los assim:

lxde, Xfce, MATE, gnome-classic, Unity 2D, KDE, Cinnamon, Gnome-shell, Unity 3D.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2012, 18:06 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #94 Online: 17 de Agosto de 2012, 23:44 »
Linus Torvalds:
Citar
(…) Estou usando o Xfce. Acredito que seja um passo para trás com relação ao GNOME2, mas é um passo gigantescto para frente com relação ao GNOME3″

 :P

Offline hugoalvarez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #95 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:00 »
Caras esse Gnome3 com Unity 3d ficou mto loko, quem nao gostou é pq nao abre mão do "Like Windows", assim que vi ele rodar no Ubuntu pela primeira vez me lembrei do antigo WindowMaker, meados de 1996/1998, era horrivel visualmente mas rodava em qualquer maquininha com 4MB de RAM e já naquela época tinha esse estilo de uso, claro que esse não é levinho assim mas a idéia é a mesma, é a ressurerreição do WIndowMaker absurdamente melhorado, to curtindo mto usar ele. Parece que to no celular.

Fora que o DASH ficou bonitão também.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2012, 16:06 por hugoalvarez »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #96 Online: 27 de Novembro de 2012, 15:37 »
Alguém com usando o Ubuntu 12.04, com o Gnome Shell atualmente na versão 3.4.2, está conseguindo utilizar o site https://extensions.gnome.org/ para instalar extensões? Tinha algumas extensões instaladas aqui, e consegui atualizá-las pelo próprio Shell, mas no site está acusando que estou com uma versão desatualizada:

Citar
You do not appear to have an up to date version of GNOME3. You won't be able to install extensions from here. See the about page for more information.

Caramba, quer dizer que tenho que atualizar para o Gnome 3.6 ? Mas como, se houve lançamento somente para o Ubuntu 12.10?

Gostava de usar o Gnome Shell + Cairo Dock no Arch Linux, vamos ver se acostumo aqui no ubuntu.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #97 Online: 27 de Novembro de 2012, 16:07 »
Alguém com usando o Ubuntu 12.04, com o Gnome Shell atualmente na versão 3.4.2, está conseguindo utilizar o site https://extensions.gnome.org/ para instalar extensões? Tinha algumas extensões instaladas aqui, e consegui atualizá-las pelo próprio Shell, mas no site está acusando que estou com uma versão desatualizada:

Citar
You do not appear to have an up to date version of GNOME3. You won't be able to install extensions from here. See the about page for more information.

Caramba, quer dizer que tenho que atualizar para o Gnome 3.6 ? Mas como, se houve lançamento somente para o Ubuntu 12.10?

Gostava de usar o Gnome Shell + Cairo Dock no Arch Linux, vamos ver se acostumo aqui no ubuntu.

Instale no 12.04 o gnome 3.6 usando este tutorial :
http://www.noobslab.com/2012/10/install-gnome-shell-36-and-gnome-shell.html
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #98 Online: 27 de Novembro de 2012, 16:10 »
Alguém com usando o Ubuntu 12.04, com o Gnome Shell atualmente na versão 3.4.2, está conseguindo utilizar o site https://extensions.gnome.org/ para instalar extensões? Tinha algumas extensões instaladas aqui, e consegui atualizá-las pelo próprio Shell, mas no site está acusando que estou com uma versão desatualizada:

Citar
You do not appear to have an up to date version of GNOME3. You won't be able to install extensions from here. See the about page for more information.

Caramba, quer dizer que tenho que atualizar para o Gnome 3.6 ? Mas como, se houve lançamento somente para o Ubuntu 12.10?

Gostava de usar o Gnome Shell + Cairo Dock no Arch Linux, vamos ver se acostumo aqui no ubuntu.

Hehe, tinha q só dar a permissão do Chrome para o site dos extensions... e tava ali em cima da janela, e nem percebi. Estou conseguindo instalar agora.

haereticus, vcs está rodando essa versão? O que me diz? Achei uma extensão muito boa, procurem por Axe Menu. Mas ela não está funcionando no Gnome 3.6.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #99 Online: 27 de Novembro de 2012, 16:13 »
Eu só acho que uma coisa que eles tinham que melhorar é a barra de favoritos q fica do lado esquerdo, após vc apertar o botão Super. Se tiver muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo, os ícones ficam muito pequenos.

E a disposição das janelas também devia melhorar, por padrão. Estou procurando uma extensão para isso.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #100 Online: 27 de Novembro de 2012, 16:38 »
Faz uns 2 meses que abandonei o gnome propriamente dito.

To andando mexendo no Xfce.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #101 Online: 27 de Novembro de 2012, 21:43 »
Bom Gnome 3 huuum, fui pro KDE  ;D, pro meu uso diário bem melhor. Só abandonarei o KDE talvez pelo o Unity, quando este estiver mais leve.

Abraço.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #102 Online: 27 de Novembro de 2012, 23:50 »
Depois que eu instalei trocentas extensões, não é que o Gnome Shell ficou produtivo e utilizável? Passei o painel superior para baixo (opção do Panel Settings), instalei o Window List (para poder escolher/alternar facilmente os programas pelo painel), Status Area Horizontal Spacing (legal para diminuir o espaço dos ícones do painel), Show Desktop Button, Axe Menu (Muito bom!!! Para quem sente saudade de um menu decente, esse é uma mão na roda), Dash to Dock (para ter um dock do lado esquerdo, acessar programas favoritos), Flippery Move Clock, Quicklists, Media player indicator, Caffeine e vários outros. Um que instalei e não deu muito certo foi o Hot-Corn-Dog, eu configurei para que pudesse acessar o overview facilmente tocando o canto superior direito, mas funciona somente para os cantos superior e inferior esquerdo. Instalei o Extension List para gerenciar isso tudo.

Não sei por que algumas dessas extensões não vem por padrão ou disponíveis no repositório.

Impressionante, mas parece que esse número de extensões está aumentando bastante lá no site deles. No Gnome 3.0, lembro de ter poucas opções para customizar o desktop.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #103 Online: 28 de Novembro de 2012, 00:17 »
Alguém usa o PPA “GNOME3 Team” team? Me parece que ele se encontra um pouco mais atualizado do que o que tem nos repositórios oficiais (está na versão 3.4.2, nos repositórios está na 3.4.1). Será que o que tem nos repositórios oficiais já vem com algum tipo de backport e correção do upstream do 3.4.2?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #104 Online: 14 de Dezembro de 2012, 11:52 »
Olha, durante muito tempo tive um verdadeiro pavor do Gnome 3 bem como do Unity, alias a mesma coisa aconteceu quando do KDE 4, e em termos de software, foi quando o Amarok deixou de ser o 1.3 para o 2.0 (se nao me engano). Bem, o tempo passou e tanto o Gnome (quanto Unity) cresceram e amadureceram e a meu ver, amadureceram e muito ate. Nao vejo muito sentido nessa de que sejam "pesadoes" nao. Em especial o Gnome 3 (ao menos nos meus testes no Fedora 18) achei simplesmente muito bom, so que muito bom mesmo. Confesso que estou inclusive pensando em usa-lo no lugar do Unity. Realmente muito me chamou atencao em termos de desempenho e praticidade, so nao gostei do fato de ainda nao ter encontrado um meio pra fazer com que quando temos varias janelas abertas apenas a que clicamos seja "projetada" sem "puxar" todas as outras.

Enfim, sou usuario Ubuntu 12.10 (Unity) e lhes peco desculpas pela falta de acentuacao grafica, pois estou agora mesmo testando uma outro distro, por sinal com o Gnome 3.

Valeu.