Autor Tópico: O que vocês estão achando do Gnome 3?  (Lida 67519 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #105 Online: 14 de Dezembro de 2012, 15:40 »
Depois que eu instalei trocentas extensões, não é que o Gnome Shell ficou produtivo e utilizável? Passei o painel superior para baixo (opção do Panel Settings), instalei o Window List (para poder escolher/alternar facilmente os programas pelo painel), Status Area Horizontal Spacing (legal para diminuir o espaço dos ícones do painel), Show Desktop Button, Axe Menu (Muito bom!!! Para quem sente saudade de um menu decente, esse é uma mão na roda), Dash to Dock (para ter um dock do lado esquerdo, acessar programas favoritos), Flippery Move Clock, Quicklists, Media player indicator, Caffeine e vários outros. Um que instalei e não deu muito certo foi o Hot-Corn-Dog, eu configurei para que pudesse acessar o overview facilmente tocando o canto superior direito, mas funciona somente para os cantos superior e inferior esquerdo. Instalei o Extension List para gerenciar isso tudo.

Não sei por que algumas dessas extensões não vem por padrão ou disponíveis no repositório.

Impressionante, mas parece que esse número de extensões está aumentando bastante lá no site deles. No Gnome 3.0, lembro de ter poucas opções para customizar o desktop.


Sérgio, como você fez pra instalar essas extensões? porque estou aqui com o Gnome 3 (isso no Ubuntu 12.10), estou selecionando suas sugestões que por sinal, são muito boas, porém, não surtem efeito. Nada acontece. Tenho que depois "ativar" algo??

Perdão... vi aqui como "configurar".... Valeu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2012, 16:00 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #106 Online: 14 de Dezembro de 2012, 22:54 »
Depois que eu instalei trocentas extensões, não é que o Gnome Shell ficou produtivo e utilizável? Passei o painel superior para baixo (opção do Panel Settings), instalei o Window List (para poder escolher/alternar facilmente os programas pelo painel), Status Area Horizontal Spacing (legal para diminuir o espaço dos ícones do painel), Show Desktop Button, Axe Menu (Muito bom!!! Para quem sente saudade de um menu decente, esse é uma mão na roda), Dash to Dock (para ter um dock do lado esquerdo, acessar programas favoritos), Flippery Move Clock, Quicklists, Media player indicator, Caffeine e vários outros. Um que instalei e não deu muito certo foi o Hot-Corn-Dog, eu configurei para que pudesse acessar o overview facilmente tocando o canto superior direito, mas funciona somente para os cantos superior e inferior esquerdo. Instalei o Extension List para gerenciar isso tudo.

Não sei por que algumas dessas extensões não vem por padrão ou disponíveis no repositório.

Impressionante, mas parece que esse número de extensões está aumentando bastante lá no site deles. No Gnome 3.0, lembro de ter poucas opções para customizar o desktop.


Sérgio, como você fez pra instalar essas extensões? porque estou aqui com o Gnome 3 (isso no Ubuntu 12.10), estou selecionando suas sugestões que por sinal, são muito boas, porém, não surtem efeito. Nada acontece. Tenho que depois "ativar" algo??

Perdão... vi aqui como "configurar".... Valeu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Acho q sua versão do Gnome é a nova, a 3.6, a que eu tenho é a 3.4 ainda, e muitas extensões não são compatíveis com a nova versão. Vc foi lá no site do Gnome Extensions né? Reparou q tem umas extensões que estão "apagadas", e outras dá para clicar?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #107 Online: 15 de Dezembro de 2012, 11:16 »
Ei Sérgio, de fato o meu Gnome é o 3.6, na página de "Extensões" funciona tudo tudo... ! Agora me veio uma dúvida: E o Unity? não tem nada parecido com esse recurso de ir em uma determinada página, selecionar o "plugin" que deseja adicionar ao Unity e... pronto não?!

Bem, vamos ao tópico em si.
O que eu estou achando do Gnome 3? Estou achando muito bom. E por que isso? Ora, é uma interface bonita e bem elaborada. Lendo algumas observações desse post fiquei me perguntando se estamos falando da mesma interface porque não vi quase nada ou ao menos muito pouco daquilo que pra muitos aqui é motivo de crítica. O Gnome 3 é uma bagunça! bagunça?! mais como?! é visualmente limpo, claro de se manipular, de se encontrar o que se deseja e não bastasse isso, esse recurso de ir em uma página de "Extensões", selecionar o que se deseja e... pronto, é uma maravilha.
Se o Gnome 3 não tem a quantidade de recursos existentes no Gnome 2, ora senhores, é uma interface nova, uma nova proposta, muito do que antes havia está sendo reescrito, readaptado ou até mesmo estão criando algo novo, porém, o que já tem disponível é já muita coisa, muitas ferramentas. Não vejo o menor sentido em "apoiar" ferramentas como o MATE ou o Cinnamom (dentre outras do mesmo tipo) porque essas ferramentas não permitem o novo perfil de interação do usuário com aquilo que a empresa responsável pela distribuição deseja, que é fazer um elo entre o usuário (aquilo que o usuário pesquisa) e as empresas que firmarem acordos com a empresa responsável pela distro. Claro que aquele Dash do Unity é uma forma de perceber "que usuário é você", e lhe oferecer aquilo que "eles" querem que você consuma afinal não sejamos inocentes, pois estamos falando da relação "empresas vs. consumidores". O Fedora também está anunciando "recursos" mais ou menos na mesma linha. Ou seja, Unity e Gnome estão caminhando rumo a uma ferramenta que lembra a pesquisa do Google, pois, essa ferramenta de pesquisa, na medida em que você o utiliza, ele vai "assimilando" aquilo que você pesquisa e assim, passa a ter uma noção de que tipo de usuário é você, e consequentemente passa a "poder" lhe oferecer o que você normalmente anda pesquisando.
Vejam o caso do MercadoLivre. Andei pesquisando sobre relógios e sapatos e... desde então ainda hoje recebo emails de "promoções, presentes, benefícios, dicas, avisos"... etc... sobre... sapatos e relógios !!!
Mais e aí? o que tem de ruim mesmo no Gnome 3? é ruim de usar? sua produtividade é baixíssima? Poxa mais como assim? ruim de usar?! como? É levar a seta do mouse para a lateral superior e... pronto, lá está tudo! É só selecionar vários programas e depois colocá-los em várias áreas de trabalho e em seguida ficar indo neles para seleciona-los. Como pode ser uma interface "ruim de trabalhar"? Testei aqui 10 programas abertos simultaneamente e... tenho acesso a qualquer desses programas em não mais que dois clicks.
Porém...
Bem ele é "pesado" sim. Mais pesado por quê? pesado pra quem? Minha máquina tem 5 anos de idade... só pra vocês terem uma ideia, meu processador é um Intel "Centrino" (do tipo Core 2 Duo)! Pra mim, sim... é pesado. No computador de minha namorada, comprado há dois meses, é um espetáculo!!! Também andei tendo problemas com travamentos desses bem "sem solução", é clicar no botão liga/desliga e segurar até a máquina desligar e depois o ligo novamente... Claro que isso é de lascar e confesso que peguei esse "problema" umas 6 vezes em pouquíssimo tempo. Aí sim, esse "defeito" tem sido o meu fator de questionamentos sobre a viabilidade da interface (só que isso pra essa minha máquina, ou seja, algo absolutamente pontual, específico). Agora, que tal ir pro LXDE? poxa... é feio, muito feio... pobre... a máquina funciona que é uma bala! mais convenhamos, e como poderia ser diferente?! um grafismo pobre daqueles... ser rápido é ao menos um benefício dessa interface. Até lembro do Windows 98... Então que tal o Cinnamon? bem, é interessante, relativamente bonito, leve... é leve... mais não trás a experiência da computação moderna, é apenas mais uma das muitas roupagens encima do raciocínio Windows, inclusive acho curioso que tantos tenham "pavor" do ZorinOS por alegar que "uma distro com cara de Windows não faz sentido... etc". E o MATE? não é também mais uma nova cara do Windows? Bem como o Cinnamon não seria somente um Windows "remodelado"?
Até fico meio que "com um pé atrás" quando leio algo como "a equipe de desenvolvimento do Gnome 3 está abandonando o projeto..." abandonando? pra fazer o que? ir pro software proprietário?! Seria o Gnome uma desgraça?! uma bomba?! rapaz mais como assim?! por quê mesmo??
E... o que estrou achando do Gnome 3? estou achando simplesmente excelente, nota 1000... precisa de reparos, sim, precisa, mais em nada isso o impossibilita de ser completamente usável.

Obs. E o Unity? Olha, não estou conseguindo fazer grandes diferenças entre o Gnome 3 e o Unity, acho um muito a cara do outro sim. O Unity parece o Gnome rearranjado (e não é isso mesmo?!... rsrsrs...). Mais tendo o Gnome esseas ferramentas (Extensões), acho que o Unity deveria é "correr atrás" de ter recursos como esse. Entretanto, ver o pessoal do desenvolvimento do Unity afirmar que ferramentas como o "minimize em um click" poder ser adicionado ao Dash, e eles afirmarem que "não interessa, foge ao propósito de nossa interface..." é uma droga de raciocínio deles.

Enfim... valeu e tudo de bom à todos vocês.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #108 Online: 15 de Dezembro de 2012, 13:53 »
3 dicas:

- Ao invés de clicar no canto esquerdo superior, é possível acessar pela tecla Super do seu teclado, vulgo tecla do windows.
- Para trocar entre os vários espaços de trabalho, tente Ctrl+Alt+cima ou Ctrl+Alt+baixo (setas para cima e para baixo, no canto inferior direito do seu teclado).
- O "mais" que vc tanto usa no seu texto é na verdade o "mas", que é a conjunção coordenativa adversativa, assim como "entretanto", "porém" e etc. A palavra "mais" é usado somente para ideia de soma, adição, e se opõe geralmente ao "menos" (não sou perfeito em português, estou longe disso, antes que alguém venha querer ser chato comigo, rsrsrs).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #109 Online: 15 de Dezembro de 2012, 15:29 »
Ok Sérgio, sem problema, verificarei suas observações. A da tecla "Super" eu até conhecia, só não citei. Já os "mais/mas", ficarei de olho. Valeu pela dica.

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re: O que vocês estão achando do Gnome 3?
« Resposta #110 Online: 15 de Dezembro de 2012, 15:52 »
Gnome-Shell
Excelente, uso no ubuntu 12.04.1 LTS sem problemas nem bugs, já usava na versão 10.11

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/gnome3

sudo apt-get update
Agora vamos instalar os pacotes oficiais de extensões do GNOME Shell (Dock, User Theme, Alternative Status Menu, Alternate Tab, Drive Menu, SystemMonitor, Gajim, Workspace Indicator, Apps Menu, Auto Move Windows, Native Window Placement, Places Menu, windowsNavigator):
sudo apt-get install gnome-shell-extensions
Para instalar o GNOME Shell Weather Extension:
sudo apt-get install gnome-shell-extensions-weather
Para instalar o GNOME Shell System Monitor:
sudo apt-get install gnome-shell-system-monitor
Para instalar o GPaste (ferramenta para área de transferência):
sudo apt-get install gpaste gnome-shell-extensions-gpaste
Para instalar o GNOME Shell Mediaplayer extension:
sudo apt-get install gnome-shell-extensions-mediaplayer
Lembrando que para gerenciar as extensões você deve ter o GNOME Tweak Tool instalado:
sudo apt-get install gnome-tweak-tool