Autor Tópico: 12.04 no Pavilion dm3  (Lida 3263 vezes)

Offline mr_rune

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
12.04 no Pavilion dm3
« Online: 04 de Agosto de 2012, 19:16 »
Bem, vou postar aqui já que nao achei sessão mais adequada...

Após várias reinstalações e brincando com o sistema, estou com uma "instalação limpa" com apenas algumas configurações minhas a mais (poucos programas instalados, quicklists e tal).

Os problemas são:

-rythmbox não acessa lista de musicas em outra partição (ntfs)...eu instalei o pysdm e configurei certinho pra montar automaticamente a partição no boot, mas mesmo assim tenho que reler manualmente as músicas - o mesmo rythmbox fecha aleatoriamente durante reprodução

-o sistema esta lerdo...anormalmente lerdo pra um AMD Turion Neo X2 L625 com 4gb de RAM; eu aumentei a swap e diminui a prioridade em relação a memoria RAM mas mesmo assim ainda está devagar ao ponto que há um delay de uns 2/3 segundos entre apertar "super" e o dash efetivamente aparecer...isso com o sistema em total repouso (no no te de meu pai que é um CCE teoricamente inferior a resposta é instantanea)

Eu ja desabilitei alguns serviços que iniciam junto com o sistema mas nao notei nenhum ganho de performance...principalmente por que, nesse caso, os mesmos videos em 720 e 1080p que eu vejo sem problemas no windows são inassistiveis no ubuntu

Alguem pode ajudar? como eu aumento a performance geral do sistema? Na BIOS não ha nenhuma opção de compartilhamento de memoria de video

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: 12.04 no Pavilion dm3
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2012, 20:23 »
Movido para => Iniciantes

Offline mr_rune

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: 12.04 no Pavilion dm3
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2012, 17:15 »
Bem, após muito fuçar e reinstalar descobri que alguns plugins do compiz estavam drenando o desempenho. Desabilitei alguns, mas ainda está longe do ideal....alguem sabe pra que serve os plugins ? Tem alguma lista ou algo assim que especifica o que cada uma daquelas opções faz ? Acho que dessa forma vou conseguir o resultado que espero.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: 12.04 no Pavilion dm3
« Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2012, 18:28 »
mr_rune, meu conselho para você é que use o XFCE e não o Unity!

Eu tenho um dm1, nem pensei em usar Unity, Gnome 3 ou KDE 4 nele. Fui logo de XFCE com o Linux Mint 13 XFCE e não me arrependo.

Ficou ótimo, muito rápido e consigo assistir a vídeos FULL HD sem problemas!

Claro que andei dando minhas mexidinhas! :)
« Última modificação: 11 de Agosto de 2012, 18:32 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline mr_rune

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: 12.04 no Pavilion dm3
« Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2012, 03:06 »
rapaz, mas eu consegui rodar uns mkv em 720p legal desabilitando alguns plugins do compiz...so que eu fiz alguma derma que as janelas estavam todas bagunçadas e fora da tela ai tive que reinstalar, tenho certeza que dava pra ter consertado mas noob ja viu ne...

esse dm3 meu eu creio que consiga rodar o unity sim, mas tem que desabilitar alguns daqueles plugins, que eu não uso...infelizmente a lentidão no dash e launcher eu não consegui resolver ( mesmo removendo algumas lentes) acho q to querendo tirar leite de pedra rs

alem disso....se roda liso no windows tem que rodar liso no ubuntu tambem ue, não é o mesmo hardware ?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: 12.04 no Pavilion dm3
« Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2012, 09:07 »
Citar
alem disso....se roda liso no windows tem que rodar liso no ubuntu tambem ue, não é o mesmo hardware ?

Infelizmente isso ainda está longe da verdade.

A parte de vídeo no Linux sempre foi um problema e tá sempre atrás do Windows ou de um Mac. Os drivers são desenvolvidos para Windows e Mac, depois quem sabe é que vão fazer  para Linux. E geralmente com desempenho pior.

A falta de padronização na parte gráfica do Linux ajuda nessa situação também.

Eu mesmo peno aqui com uma Nvidia GTX 560. Roda de tudo liso, liso no Windows. No Linux eu tenho que escolher a dedo a distro que consegue ao menos subir na resolução correta do conjunto Monitor + GTX 560!

Foi preciso o OpenSuse 12.2 com kernel 3.4.6, junto com o Xorg 7.6 e o Mesa 8.0.4, mais  o Nouveau 0.0.16  para que eu tivesse um ótimo desempenho geral com essa placa no Linux. Versões mais antigas desse conjunto todo nem funcionam na maioria das distros.

Isso se você quiser ter sempre o último lançamento em Hardware no Linux, é sempre assim!

Agora quando as placas vão ficando mais velhas, geralmente é o oposto. Muitas vezes temos melhor suporte no Linux do que no Windows.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline mr_rune

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: 12.04 no Pavilion dm3
« Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2012, 15:04 »
nesse caso entao eu to na vantagem, ja q meu note tem uns 4 anos rs

quer dizer q eu nao posso comprar nada muito novo pra rodar os filmes tranquilo ?

estou usando o driver dapagina da ati (catalyst 12.6) ele é melhor que o fglrx ? fiz os testes e as engrenagens tao rodando blz, 150 fps,por que isso nao se aplica aos videos ?