Autor Tópico: Duas redes no smb.conf  (Lida 4674 vezes)

Offline lucoutin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Duas redes no smb.conf
« Online: 29 de Agosto de 2006, 07:50 »
Olá, pessoal!!!Sou novato no Ubuntu e não sou linuxuser avançado.Tenho em meu ambiente
de trabalho uma rede com ip's fixo (190.1.1.x), configurada com NIS+Samba, com Conectiva e windows nas estações.Preciso colocar outra rede (10.10.10.x), pra funcionar com DHCP, utilizando as mesmas configurações do Nis+Samba.Preciso da ajuda de vcs para me orientar como devo configurar essa rede (10.10.10.x) sem parar a rede 190.1.1.x, irei fazer a migração aos poucos de forma que só exista a rede 10.10.10.x e todos os usuários utilizando Ubuntu nas estações.
A principio criei um álias na eth0 (eth0:1), com ip 10.10.10.101 e configurei no smb.conf ,já consigo enxergar a rede nas estações.
Agradeço a colaboração de todos.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Duas redes no smb.conf
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2006, 15:52 »
lucoutin,
eu não sou especilista de redes mas não me parece que seja possível  ter 2 IPs de redes diferentes na mesma placa de rede. Tenho a certeza que isto é impossível se ambos os sistemas 10.x e 190.x estiverem fisicamente na mesma rede.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline lucoutin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Duas redes no smb.conf
« Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2006, 11:39 »
Lamego, é possivel sim, vc cria um álias na placa de rede e ela funciona como se houvesse mais um placa na mákina.Fiz isso e configurei no smb.conf, funcionou em partes.Os clientes windows funcionam perfeitamente, mas os clientes linux não.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Duas redes no smb.conf
« Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2006, 16:31 »
lucoutin,
técnicamente é possível mas na pratica não funciona porque o modelo de funcionamento das redes não o permite, pelo menos não se ambas as maquinas tiverem fisicamente na mesma rede.
Configurar 2 IPs diferentes mas da mesma rede numa unica placa de rede, isso sim funciona sem problemas pelo método que foi utilizado.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu