Sou de um tempo em que só existia um Sistema Operacional: o MS-DOS. Transferencia de dados? Somente no sistema DPL-DPC (disquete prá lá, disquete prá cá). E que disquete! Um envelope de papel com uma bolacha de material magnético dentro e que armazenava a imensa quantidade de 360 KB. Windows? Ainda não existia e quando apareceu aqui para nós era tão somente um programa (programa e não SO) que rodava em DOS e que cuja instalação demandava 9 (Nove) disquetes, já agora de 3.1/2" e com 1,44 MB cada. Linux? Nessa altura do campeonato acho que o Linus Torvalds ainda usava fraldas.
O que significa esse primeiro parágrafo? Significa que eu sou velho e que estou tão bravo que estou querendo começar a achar que aqueles tempos é que eram bons!
Pensando calma e racionalmente, chego à conclusão que o Universo conspira contra mim. Explico: tenho um notebook, que se não é uma Ferrari F40, também não é uma Brasília 74:
Processador Intel Core i7 com 8 GB de RAM e placa de vídeo Intel HD Graphics 3000
ou seja, é uma máquina recente (mais ou menos um ano) e que me atende muito bem, seja no trabalho ou assistindo vídeos educativos no RedTube (É, eu gosto e admito que gosto...).
Nesse computador eu tenho instalado em dual boot o Seven (querendo ou não, onipresente) e Ubuntu, sempre a última versão. Em abril deste ano instalei a 12.04, que rodou tranquila como sempre, sem nada de especial a relatar.
Eu era totalmente feliz até o fatídico mês de Julho de 2012. Nesse mês o céu fechou e todo dia uma nova tempestade cibernética se abateu sobre mim.
Tudo começou com um travamento, lá pelo dia 10 de julho. Não foi um travamento simples. Foi um senhor travamento, em que o mouse e o teclado pura e simplesmente pararam de funcionar e que para sair dele tive que acionar o botão de PWR. Xinguei a Intel (driver de vídeo - pensei), e saí atrás de um mais recente.
Para meu computador, o driver de vídeo instalado (
xserver-xorg-video-intel) estava na versão 2.17 e no ppa do Stefan Glasenhardt (
https://launchpad.net/~glasen/+archive/intel-driver) achei a versão 2.20. Funcionou que foi uma beleza, até travar no segundo dia.
Procurei então alguma pista nos logs de sessão (dmesg, kern.log e Xorg.log). Descobri duas coisas: primeiro que ler logs é chato prá carvalho e segundo que o meu bug (se é que seja um bug) é muito esperto - como ele trava todo o sistema de repente, sem aviso, e eu só saio dele desligando a alimentação do computador, não fica nada registrado nos logs.
Se não era driver de vídeo, seria hardware (memória)? À noite, deixei o memtest (
/usr/lib/memtest86+) rodando. Pela manhã a resposta: tudo bem com as memórias.
Como não gosto do touchpad, normalmente uso um mouse sem fio. Seria ele? Primeiro desliguei-o e depois instalei um mouse com fio. Nas duas situações, a lesma lerda: travamento randomico e aleatório.
Vamos à Internet.
Primeiramente em Português. Digitando "
Ubuntu 12.04 travamento" no Google obtive 16.600 resultados; para "
Ubuntu 12.04 congelamento" foram 65.800 resultados, mas nenhum (nenhum é modo de falar; em realidade eu só verifico as duas ou três primeiras páginas de pesquisa do Google. Da quarta página em diante para mim é tudo lixo. Vocês são diferentes?) resolveu meu problema.
Em inglês, "
Ubuntu 12.04 freezing" mostrou 443.000 resultados, sendo que logo o primeiro deles (
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/xserver-xorg-video-intel/+bug/993187) já descreve exatamente o que se passa com meu micro.
São 424 comentários, iniciando em 02.05.12 e vindo até 05.08.12. Li todos.
Há sugestões que eu segui, como atualizar o kernel do 3.2.0-7 original, passando pelo 3.2.0-23 da primeira atualização, para 3.3.6 e, por fim para o 3.4.0 atual. Resultado? Travamento! Não funcionou!
Algumas não deu para seguir, como a do comentário 423: "
I was able to work around it by blacklisting i915 and using only my add-on graphics card". Eu até fiz o sugerido, mantendo o driver vesa, mas em termos práticos deixa inviável a utilização do micro.
Tem até (no meu ponto de vista) piadas como o comentário 12:
"
When the computer freezes do the following:
1. CTRL+ALT+F1 (to get to the console)
2. login as your user.
3. sudo pkill compiz-redirector
Xwindows will appear to restart but the applications running under your X will not be killed."
Senhores (ou senhoras, senhoritas, jovens de todos os sexos e todas as idades) alguma sugestão?
Para os curiosos: Como informei lá atrás este é um micro também utilizado no trabalho. Assim, para continuar utilizando-o, instalei a versão anterior (11.10) em outra partição e segui em frente. Não tirei a versão problemática, porque como este problema veio com alguma atualização, afinal ele funcionou liso de abril a julho, também deverá ir embora com alguma atualização. Então atualizo toda semana e testo. Ainda está bichado.
Por que os brasileiros e portugueses não reportaram este problema? Os que encontrei falavam de tela preta na inicialização, travamento quando da hibernação e outros problemas, mas nenhum da forma como relatei. Será que só eu sou um cargado?
Seguindo esta linha de raciocínio, a de que se chover bocleta cai um carvalho bem grande na minha cabeça, a última:
Sou correntista do Banco do Brasil, cujo sistema internet EXIGE que você tenha instalado o Java (JRE) da Sun (Oracle). É um saco, mas tudo bem, que posso fazer, além de espernear e obedecer?
Instalei a versão 7u5, a última. Não é que o Google Chrome agora implicou com esta versão e fica reclamando que é necessário o download de uma atualização crítica? Para poder utilizar o sistema do banco tive que gambiarrar o lançador do Chrome, convencendo-o a aceitar a versão instalada.
Depois de tudo isso: É ou não é um inferno astral?