Autor Tópico: Firefox 15 reduzirá consumo de memória  (Lida 3605 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Online: 07 de Agosto de 2012, 12:06 »
Testes com a versão beta mostram melhorias em até 7 vezes no gerenciamento da RAM
Por Guilherme Gouvêa Pícolo em 06/Ago/2012

O novo Mozilla Firefox 15, que está em versão beta, implementará uma idéia radical: a de obrigar qualquer add-on do browser a liberar a memória RAM alocada para ele.
De acordo com os desenvolvedores, muitos add-ons hoje causam desperdício, porque não liberam as suas estruturas DOM da memória quando uma aba é fechada. Dessa forma, eles criam o que se convencionou a chamar de "compartimentos zumbis", áreas na memória não utilizadas, porém ocupadas por blocos de aplicativos já fechados e que só serão descarregadas com o boot.
Durante o teste da nova versão do Firefox com o SiteAdvisor 3.1.4, os desenvolvedores mostraram que 1,4 de 1,7 GB de memória disponível foi liberado com sucesso após o fechamento de 150 abas - a versão anterior do Firefox liberou apenas 200 MB do mesmo montante, ou 7 vezes menos!
Para as versões futuras, o planejamento é melhorar ainda mais o gerenciamento de memória, fazendo a remoção do espaço ocupado pelas sandboxes.
As melhorias também estarão presentes na versão do browser dedicada ao sistema Android.

FONTE: SuperDownloads


Será que finalmente a melhoria que tantos solicitavam vai acontecer definitivamente...???

Esperar para ver... 8)

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Willder

  • Visitante
Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2012, 12:12 »
Não vejo problema no uso de RAM do Firefox. Claro que reduzir o que não está sendo usado é sempre bom, mas também não é exagerado o consumo, pelo menos não para mim. Há coisas mais importantes e prioritárias para resolver nele.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2012, 14:03 »
Na minha concepção o firefox já perdeu o caminho da trilha ta muito lerdo e pesado.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2012, 14:15 »
http://blog.mozilla.org/nnethercote/2012/07/19/firefox-15-plugs-the-add-on-leaks/

Os addons com problemas são bem populares: adblock plus, firebug, greasemonkey...

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2012, 14:21 »
Na minha concepção o firefox já perdeu o caminho da trilha ta muito lerdo e pesado.

Sempre fico intrigado com afirmações desse tipo, pois tenho dual boot do Ubuntu com o windows e comparo o firefox com o chrome no windows e o firefox abre mais rápido, com menos erros em páginas e é mais leve que o badalado chrome. No Ubuntu a mesmíssima coisa só que a comparação é entre o firefox e o chromium. Talvez seja porque não uso extensões no Firefox, mas no chrome/chromium também não uso...
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2012, 14:31 »
Na minha concepção o firefox já perdeu o caminho da trilha ta muito lerdo e pesado.

Sempre fico intrigado com afirmações desse tipo, pois tenho dual boot do Ubuntu com o windows e comparo o firefox com o chrome no windows e o firefox abre mais rápido, com menos erros em páginas e é mais leve que o badalado chrome. No Ubuntu a mesmíssima coisa só que a comparação é entre o firefox e o chromium. Talvez seja porque não uso extensões no Firefox, mas no chrome/chromium também não uso...

Não falo em relação a outro navegador, alias nem citei isto.

Estou falando sobre as versões atuais dele, eu o uso desde o primeiro lançado em 2004. Hoje em dia ele está mais lerdo e uma carroça e sempre promete a cada versão reduzir o consumo e nunca é visto isto. Tenho uma máquina robusta e nem me ligo nisto.

Mais a cada versão ele tá pior. Ainda tenho um cd aqui com a versão 3.0 de uns softwares antigos uma vez cheguei a instalar e é bem mais rápido que o atual.

Atualmente único projeto paralelo bom que tinha do gecko era o k-meleon (este sim o mais rápido de todos navegadoes) mais está parado desde 2010 ainda esperando conclusão da nova versão.

Aqui sim era navegador - http://firefox-1-0-7.softonic.com.br/
« Última modificação: 07 de Agosto de 2012, 14:32 por clockworklinux »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2012, 14:47 »
Tudo que falei foi sobre o destacado em negrito de seu texto (pedado, lento) que é uma unanimidade entre usuários de navegadores e como disse antes fico intrigado com essa afirmação, pois pelo meu tempo de uso sempre achei afirmações do tipo meio que exageradas.

Apenas comparei com o chrome porque ele é a "menina dos olhos" dos usuários de hoje em dia como o mais rápido e eficiente, então comparei com ele, mas para mim o Firefox ainda é o melhor e como disse antes não acho nada pesado, isso para alguém que não usa extensões nele e em nenhum outro browser.

Pode ser que com as extensões ele perca em desempenho em relação aos outros, para mim extensões não fazem falta, então ele ainda é o melhor. Aqui no Ubuntu tenho 3 navegadores instalados. Firefox que uso quase sempre, Opera o segundo em uso e chromium que quase não uso.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2012, 14:48 »
O firefox também é meu navegador principal, não consigo me adaptar ao layout do opera e chrome (tenho eles instalados tambem).
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Resposta #8 Online: 07 de Agosto de 2012, 15:06 »
http://blog.mozilla.org/nnethercote/2012/07/19/firefox-15-plugs-the-add-on-leaks/

Os addons com problemas são bem populares: adblock plus, firebug, greasemonkey...

Tenho instalado no meu Firefox o addons DownloadHelper e FlashBlock e não sinto ele tão pesado ou consumindo tanta memória assim, tanto no meu notebook (Core 2 Duo T6600, 4 GB RAM e placa gráfica SiS Mirage 3) quanto no meu computador (Duo Core E2160, 2 GB RAM e placa gráfica nVidia 8600GT DDR2).
Será que a minha fé no Firefox não deixa eu ver as deficiências dele em relação a isso... ???
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Resposta #9 Online: 07 de Agosto de 2012, 15:13 »
A cada versão a Mozilla afirma isso, mas nunca muda. O Firefox continua a mesma lesma comedora de ram de sempre. Já cansei desse navegador e de suas lastimáveis ladainhas.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2012, 15:30 »
A cada versão a Mozilla afirma isso, mas nunca muda. O Firefox continua a mesma lesma comedora de ram de sempre. Já cansei desse navegador e de suas lastimáveis ladainhas.

+ 1.

Mesmo assim ainda uso como principal. A mozilla fala muito e nunca faz nada.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2012, 15:46 »
Sou outro que usa o Firefox, com addons que vazam, sem a menor intenção de mudar. Se você pega números "frios", a situação não é tão extrema como alguns pintam, ex: http://lifehacker.com/5917714/browser-speed-tests-chrome-19-firefox-13-internet-explorer-9-and-opera-1164 (foi feito no windows, mas não acho importante, já que é pra comparação)

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2012, 16:55 »
Sim, e o suporte ao adobe flash? Vão esperar o Gnash e o LightSpark ficarem prontos?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Resposta #13 Online: 07 de Agosto de 2012, 19:10 »
Isso depende muito mais da Adobe... hoje, mesmo que alguém implemente a api no Firefox, a nova versão do flash só está disponível embutida no Chrome. Ou seja, se disponibilizarem, o usuário teria que entrar na "área cinza".

Willder

  • Visitante
Re: Firefox 15 reduzirá consumo de memória
« Resposta #14 Online: 08 de Agosto de 2012, 10:40 »
Sou outro que usa o Firefox, com addons que vazam, sem a menor intenção de mudar. Se você pega números "frios", a situação não é tão extrema como alguns pintam, ex: http://lifehacker.com/5917714/browser-speed-tests-chrome-19-firefox-13-internet-explorer-9-and-opera-1164 (foi feito no windows, mas não acho importante, já que é pra comparação)
+1

Tenho 15 complementos instalados no Firefox, e não vejo nada pesado ou lento nele. É claro que ele vai ser mais pesado que as versões anteriores, vocês acham que ele ainda é feito se baseando em PCs Pentium 3 com 128MB de RAM?

Ele está cada vez mais estável e enquanto ele não estiver consumindo metade da RAM do meu PC com 30 abas, para mim está perfeito.

Por falar em consumo de RAM e estabilidade, o Firefox fica muito bem sem o lixo da Adobe Flash Player instalado, ele era o grande vilão do meu Firefox. E que venha o html 5.