Autor Tópico: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV  (Lida 5680 vezes)

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Online: 08 de Agosto de 2012, 09:28 »
Amigos(as), eu instalei o novo Ubuntu 12.04 LTS no meu Pentium IV com 2GB de RAM e placa de vídeo ATI Radeon HD4650 - 1GB DDR3 e gostaria de saber se existe algo a ser feito para melhorar a performance, pois está meio lento !!   Posso instalar o Kernel 3.5 ?   Não é arriscado ?    Obrigado pela ajuda !
« Última modificação: 31 de Agosto de 2012, 08:09 por HerbertBJR »

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2012, 09:36 »
Você precisa fornecer mais informações para que possamos ajudá-lo. Por exemplo:

- Qual o clock do processador?
- Já instalou os drivers da placa de vídeo? Se sim, foi o proprietário ou o open-source?
- Qual o desktop (Unity 2d, 3d, Gnome-shell, gnome-classic, KDE, etc.) que você está utilizando?

Só adiantando, visualizando seu problema apenas com as informações que você nos repassou, acho que o problema deve estar na placa de vídeo.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2012, 20:55 »
Obrigado pela atenção!

Sou novo no mundo Linux, e muita coisa eu ainda não sei !

Mas as informações que voce pediu são:

Clock do processador: 400mhz
Já instalei os drivers proprietários (ATI)
Desktop Unity 3d

Muito obrigado por qualquer ajuda que puder me fornecer !   :)

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2012, 21:54 »
O computador está um pouco aquém do necessário para rodar o Ubuntu padrão normalmente. Instale o Lubuntu(ou o Xubuntu) no lugar do Ubuntu, ele tem uma interface mais leve e vai rodar muito melhor na sua maquina.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2012, 22:11 »
Tenta usar o que o pessoal disse acima ou o unity 2d.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2012, 23:05 »
Amigos(as),

Queiram me desculpar, pois eu postei uma informação que creio estar errada; segue abaixo o resultado de um comando que utilizei para ver informações de minha CPU:

processor   : 0
vendor_id   : GenuineIntel
cpu family   : 15
model   : 4
model name   : Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.00GHz
stepping   : 1
microcode   : 0x17
cpu MHz   : 2992.499
cache size   : 1024 KB
physical id   : 0
siblings   : 2
core id   : 0
cpu cores   : 1
apicid      : 0
initial apicid: 0
fpu      : yes
fpu_exception   : yes
cpuid level   : 5
wp      : yes
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx lm constant_tsc pebs bts nopl pni dtes64 monitor ds_cpl cid cx16 xtpr
bogomips   : 5984.99
clflush size   : 64
cache_alignment   : 128
address sizes   : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

processor   : 1
vendor_id   : GenuineIntel
cpu family   : 15
model   : 4
model name: Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.00GHz
stepping   : 1
microcode   : 0x17
cpu MHz   : 2992.499
cache size   : 1024 KB
physical id   : 0
siblings   : 2
core id   : 0
cpu cores   : 1
apicid      : 1
initial apicid: 1
fpu      : yes
fpu_exception   : yes
cpuid level   : 5
wp      : yes
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx lm constant_tsc pebs bts nopl pni dtes64 monitor ds_cpl cid cx16 xtpr
bogomips   : 5985.57
clflush size   : 64
cache_alignment   : 128
address sizes   : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

Eu creio que assim está mais fácil para me auxiliar não é ?   Peço que me ajudem a solucionar esta lentidão, sem que eu perca os efeitos 3d será que tem alguma maneira ?
Muito obrigado !!   :)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2012, 07:52 »
Amigos(as),

Queiram me desculpar, pois eu postei uma informação que creio estar errada; segue abaixo o resultado de um comando que utilizei para ver informações de minha CPU:

processor   : 0
vendor_id   : GenuineIntel
cpu family   : 15
model   : 4
model name   : Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.00GHz
stepping   : 1
microcode   : 0x17
cpu MHz   : 2992.499
cache size   : 1024 KB
physical id   : 0
siblings   : 2
core id   : 0
cpu cores   : 1
apicid      : 0
initial apicid: 0
fpu      : yes
fpu_exception   : yes
cpuid level   : 5
wp      : yes
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx lm constant_tsc pebs bts nopl pni dtes64 monitor ds_cpl cid cx16 xtpr
bogomips   : 5984.99
clflush size   : 64
cache_alignment   : 128
address sizes   : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

processor   : 1
vendor_id   : GenuineIntel
cpu family   : 15
model   : 4
model name: Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.00GHz
stepping   : 1
microcode   : 0x17
cpu MHz   : 2992.499
cache size   : 1024 KB
physical id   : 0
siblings   : 2
core id   : 0
cpu cores   : 1
apicid      : 1
initial apicid: 1
fpu      : yes
fpu_exception   : yes
cpuid level   : 5
wp      : yes
flags      : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx lm constant_tsc pebs bts nopl pni dtes64 monitor ds_cpl cid cx16 xtpr
bogomips   : 5985.57
clflush size   : 64
cache_alignment   : 128
address sizes   : 36 bits physical, 48 bits virtual
power management:

Eu creio que assim está mais fácil para me auxiliar não é ?   Peço que me ajudem a solucionar esta lentidão, sem que eu perca os efeitos 3d será que tem alguma maneira ?
Muito obrigado !!   :)

Siga as dicas do link abaixo e veja se melhora o desempenho do sistema:
http://ubuntued.info/instale-a-nova-versao-dos-drivers-ati-no-ubuntu
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #7 Online: 10 de Agosto de 2012, 07:33 »
Amigo,

Infelizmente eu segui os passos do que me foi indicado, mas não melhorou muito não .. eu li alguma coisa sobre configurar o kernel de acordo com o tipo de processador, mas não achei onde ensina a fazer isto, será que esta pode ser uma alternativa para mim ?    Ou, quem sabe eu devo tentar instalar o kernel 3.5 ?   Não é arriscado ?   Obrigado a todos pela força !!  E viva o Ubuntu !   Os efeitos são lindos !   Só preciso de melhorar a performance.. valeu

Willder

  • Visitante
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #8 Online: 10 de Agosto de 2012, 09:32 »
O Unity 2D e o 3D são praticamente a mesma coisa, caso queira testar o Unity 2D faça o seguinte:

Encerre a sessão indo na chave de configuração na parte superior esquerda, ou simplesmente reinicie o computador. Quando a sessão estiver encerrada ou você tiver reiniciado o computador, basta clicar no ícone pequeno do Ubuntu que fica ao lado do seu nome (acima do local onde você digita a senha) e selecione uma das opções:

Ubuntu= Unity 3D
Ubuntu 2D= Unity 2D

Chega até a ser difícil para alguém menos experiente diferenciar as duas. Além disso, para não ter de formatar e fazer outra instalação, você pode tentar usar uma interface mais leve apenas instalando ela. Por exemplo, meu computador é focado no desempenho, simplesmente instalei o Gnome e passei há usar o Gnome Classic (Sem efeitos) que é bem mais simples.

Claro, se você quiser efeitos deve passar longe do Gnome Classic, mas ai é uma escolha sua, não dá para fazer muita coisa quando o problema está na configuração do computador. Caso queira testar, basta dá um
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gnome-shellno Terminal, quando terminar reinicie e faça a escolha como lhe ensinei antes: basta clicar no ícone pequeno do Ubuntu que fica ao lado do seu nome (acima do local onde você digita a senha) e selecione uma das opções. Lembrando que selecionar Gnome pode deixar o computador mais lento que com o Unity, selecione Gnome Classic ou Gnome Classic (Sem efeitos) primeiro.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2012, 09:34 por Willder »

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #9 Online: 10 de Agosto de 2012, 09:53 »

Claro, se você quiser efeitos deve passar longe do Gnome Classic, mas ai é uma escolha sua, não dá para fazer muita coisa quando o problema está na configuração do computador.

Não necessariamente. O gnome-classic(a exceção do gnome-classic no-effects, obviamente) é totalmente compatível com o Compiz, podendo ser utilizado com vários efeitos. De resto concordo com suas colocações.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #10 Online: 10 de Agosto de 2012, 12:09 »
Eu estou tentando de tudo no Ubuntu, e quero permanecer com os efeitos sim !   Eu queria muito testar o kernel 3.5 será que pode danificar o meu equipamento ?    Existe algo a ser feito do tipo desfragmentação, limpeza de arquivos, mudar algo de cash, coisas assim ??   Muito obrigado amigos !!  :)

Willder

  • Visitante
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #11 Online: 10 de Agosto de 2012, 12:36 »
Não necessariamente. O gnome-classic(a exceção do gnome-classic no-effects, obviamente) é totalmente compatível com o Compiz, podendo ser utilizado com vários efeitos. De resto concordo com suas colocações.
Eu ia colocar Gnome Classic (Sem efeitos), mas acabei colocando errado.  ;D

Eu estou tentando de tudo no Ubuntu, e quero permanecer com os efeitos sim !   Eu queria muito testar o kernel 3.5 será que pode danificar o meu equipamento ?    Existe algo a ser feito do tipo desfragmentação, limpeza de arquivos, mudar algo de cash, coisas assim ??   Muito obrigado amigos !!  :)
O problema de permanecer com os efeitos é que seu computador não está dando conta deles, você pode tentar tornar ele mais leve mas o problema esta no seu hardware, não dá para fazer milagres.

Sendo assim recomendo que teste o Gnome Classic+Compiz, ele tem os efeitos mais belos que você vai achar em qualquer desktop, procure vídeos do Compiz no Youtube  ;)

Não acho que o kernel 3.5 vá causar algum problema e não há problema de fragmentação no Ubuntu, você pode tentar alguma otimização mas qualquer coisa que vá tentar é por sua conta e risco, lembre-se que o problema aqui é a potência do seu hardware e repito: não dá para fazer milagres!
« Última modificação: 10 de Agosto de 2012, 12:39 por Willder »

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2012, 13:14 »
Amigo, o que eu estou tentando, é fazer algo que eu já vi em vídeos do youtube, onde roda bem o Ubuntu com 3d em Pentium IV, até de menor capacidade que o meu !!   Então, se outros conseguem com equipamentos assim, eu quero crer que eu também posso conseguir !   Eu só preciso descobrir onde que eu estou errando !  O meu sistema de arquivos é Ext4, fiz uma partição de 25GB para o boot "\" uma de 2GB para swap e uma de 130GB para "\home" - segui as orientações que encontrei na rede!    Obrigado pela ajuda, e eu ainda acho que conseguirei melhorar muito este desempenho !!   ;)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #13 Online: 10 de Agosto de 2012, 13:36 »
Amigo, o que eu estou tentando, é fazer algo que eu já vi em vídeos do youtube, onde roda bem o Ubuntu com 3d em Pentium IV, até de menor capacidade que o meu !!   Então, se outros conseguem com equipamentos assim, eu quero crer que eu também posso conseguir !   Eu só preciso descobrir onde que eu estou errando !  O meu sistema de arquivos é Ext4, fiz uma partição de 25GB para o boot "\" uma de 2GB para swap e uma de 130GB para "\home" - segui as orientações que encontrei na rede!    Obrigado pela ajuda, e eu ainda acho que conseguirei melhorar muito este desempenho !!   ;)

Tente utilizar o gnome-classic com o Compiz, conforme o colega indicou, pois esse ambiente é mais leve. Sendo assim, você deve obter um melhor desempenho mesmo com os efeitos ativados.

Outra opção é utilizar um ambiente mais leve como o Xfce ou o MATE junto ao Compiz.

Por fim, tente utilizar o driver de vídeo open-source mais recente. Segundo alguns colegas, ele apresenta um desempenho melhor em certas placas da AMD.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #14 Online: 10 de Agosto de 2012, 13:42 »
Amigo, o que eu estou tentando, é fazer algo que eu já vi em vídeos do youtube, onde roda bem o Ubuntu com 3d em Pentium IV, até de menor capacidade que o meu !!   Então, se outros conseguem com equipamentos assim, eu quero crer que eu também posso conseguir !   Eu só preciso descobrir onde que eu estou errando !  O meu sistema de arquivos é Ext4, fiz uma partição de 25GB para o boot "\" uma de 2GB para swap e uma de 130GB para "\home" - segui as orientações que encontrei na rede!    Obrigado pela ajuda, e eu ainda acho que conseguirei melhorar muito este desempenho !!   ;)

@HerbertBJR,

Poste aqui o link para alguns vídeos que você citou. É mais provável que consigamos sugerir boas configurações para algo mais específico...

Abs.
Cassiano