Autor Tópico: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV  (Lida 5681 vezes)

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #15 Online: 10 de Agosto de 2012, 22:19 »
Amigão, eu vi os vídeos do youtube que falei, mas não guardei os links !  Eu vou procurar, e depois eu vou postar aqui ok ?   Muito agradecido !

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #16 Online: 11 de Agosto de 2012, 00:06 »
Aqui tem um Vídeo de um P4 que configurei com um kernel otimizado para o P4 e o Ubuntu 10.04: http://www.youtube.com/watch?v=OCevVWiZCks

Acho que dá um caldo legal! :)

Não usaria o 12.04 num P4. Mas se não quiser mudar mesmo, tem que tentar um ambiente leve, como o XFCE do Xubuntu, ou o LXDE do Lubuntu, que seria até melhor neste caso.

No sistema de arquivos iria de JFS. É o que menos consome recursos do processador, deixando o velho P4 tomar conta apenas dos processos do sistema. Aqui tem um Tuto meu sobre o JFS:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74313.0.html


Tenho um tuto defasado sobre compilar kernel para o seu processador, é que as mudanças foram tantas na série 3.x do kernel, que não acompanhei as mudanças. Se quiser dar uma olhada:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,81718.0.html

Lebrando mais uma vez que ele não vai valer para essa séria 3.4 ou 3.5 do kernel Linux! Mas server para aprendizagem!


Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #17 Online: 11 de Agosto de 2012, 11:11 »
Olá  HerbertBJR,

Há dois meses atrás (sensivelmente), recomendei a alguém, que tinha uma configuração semelhante à sua, o Ubuntu 12.04. Peguei no computador, instalei e deparei-me com uma lentidão absurda! Ora, creio que estamos na mesma posição, certo? Bom então veja abaixo o meu veredito.

Você tem duas soluções: utilizar o UBuntu 10.04, que é muito estável, tem algum suporte ainda e é bastante leve; ou então utilize o último Ubuntu (Ubuntu 12.04), extremamente pesado, mas com a vantagem de ter um suporte enorme e ter todos os programas atualizados. A decisão depende do que procuramos, mas eu prefiro sempre ter o software todo atualizado com as últimas versões. Como o Ubuntu 10.04, apenas me mantem atualizado ao nível de segurança e não ao nível das últimas versões dos programas, então escolhei o Ubuntu 12.04. Como resolvi então o problema?

Bom, a primeira coisa que fiz foi inúmeras melhorias ao sistema, ou melhor fiz um filtro do que não interessava e simplesmente apaguei essas coisas. Aliás, aproveitei e utilizei as dicas apresentadas pelo Miguel Fonseca no link abaixo e ainda fiz algumas outras:
Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

O computador ficou rápido? Não! Infelizmente o Unity teimava em ser demasiado pesado para aquele pentium4 que já tinha mais ou menos 8 anos. Então resolvi instalar o maravilhoso e bastante estável XFCE! Instalei nesse mesmo Ubuntu e vi que era rápido. Sabe o que fiz? Instalei o Xubuntu 12.04.

Nunca o tinha utilizado mas conheci-a bem por ter já recomendado a muitas pessoas. QUando o instalei reparei que até conhecia pouco, ou melhor: reparei que eu não tinha noção de quão bom ele era! É bastante leve e permite ter visuais extraordinários na mesma! Veja por exemplo estes dois:

Passadas algumas semanas, durante algumas conversas que tive por causa desta situação do Ubuntu 12.04 com definições padrão ser muito pesado, descobri que se calhar a melhor maneira de ter um  bom sistema era utilizar o referido aqui no tópico Lubuntu. Ora, uma dessas conversas foi com o Luís Cardoso que gosta muito de personalizar o UBuntu, em especial o super leve LXDE (Lubuntu). Então resolvi convidá-lo a fazer um artigo sobre um dos temas mais procurados (eu reparo nisso pelas visitas que recebo no UBuntued): o MacOS para Ubuntu, mas neste caso para o Lubuntu.

Ele fez e eu fiquei super surpreendido. Recomendo vivamente que veja o vídeo que ele produziu! Veja a fluidez do vídeo com a máquina que ele tem. A fluidez é superior à dos vídeos que produzo no meu UBuntu e o meu computador é bastante (!!) superior ao dele! O artigo sobre o tal tema é este:
Tema 88 – MAC OS X Lion Theme para o Lubuntu

Bom, e agora você pergunta: mas você instalou o Lubuntu nesse tal Pentium4? Não instalei pois o Lubuntu apesar de ser super leve, se se quiser andar a brincar com ele (fazer personalizações) exige que se faça algumas pesquisas no Google. Não é nada de mais, mas para quem não tem inclinação para a informática, não é uma coisa agradável.

Como esse computador era para uma pessoa sem inclinações de informática, e como o Xubuntu estava perfeito, resolvi deixá-lo lá. Mas uma coisa era certa: com aquele tema do MacOS para Lubuntu ficava mais rápido e mais bonito!

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Performace no Ubuntu 12.04 com Pentium IV
« Resposta #18 Online: 11 de Agosto de 2012, 16:59 »
 :D Amigos(as), eu acredito que consegui solucionar o meu problema da lentidão, pelo menos, aparentemente está rodando com uma boa velocidade !!  O que eu fiz ?  Eu utilizei o utilitário de limpeza do Ubuntu Tweak, exclui os Kerneis antigos, cache diversos, etc., e záz !!    Ficou nota 10 !!   Tá quase voando !   Muito obrigado a todos pelas dicas encaminhadas, as quais foram de grande utilidade para mim !!!   Que DEUS os abençoe a todos !