Autor Tópico: cache deny x refresh_pattern  (Lida 2826 vezes)

Offline lucascatani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 277
    • Ver perfil
    • L9WEB
cache deny x refresh_pattern
« Online: 15 de Agosto de 2012, 19:33 »
Boa noite. Estou com uma dúvida, sobre a diretiva cache deny, que segundo o site do squid, foi "deprecado", agora se usa refresh_pattern.

Fiz isso para configurar o squid para não faze cache de determinados sites.

refresh_pattern -i "/etc/squid3/nocache" 0 0% 0

no arquivo nocache coloquei alguns endereços:

.caixa.gov.br
.bb.com.br

Está correto? Como eu vejo nos logs se a estação está pegando um conteúdo do cache ou da servidor do site?

Valeu

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: cache deny x refresh_pattern
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2012, 01:00 »
O ideal é que o próprio site determine se as páginas devem ser colocadas em cache... pra isso o HTTP especifica alguns controles ("pragmas") que são trocados durante a abertura da pagina, na fase de troca de cabeçalhos.

Eu já usei (como usuário, mesmo) um site onde o administrador do cache tentou se impor ao site e adivinhar qual deveria ser o comportamento de cache das páginas. O resultado, previsível e péssimo. Páginas que não deveriam entrar em cache eram cacheadas (e, pior, partes da identificação das páginas era perdida no cache, fazendo com que conteúdo de usuários diferentes se misturasse), gerando erros intermináveis.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucascatani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 277
    • Ver perfil
    • L9WEB
Re: cache deny x refresh_pattern
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2012, 09:06 »
O ideal é que o próprio site determine se as páginas devem ser colocadas em cache... pra isso o HTTP especifica alguns controles ("pragmas") que são trocados durante a abertura da pagina, na fase de troca de cabeçalhos.

Eu já usei (como usuário, mesmo) um site onde o administrador do cache tentou se impor ao site e adivinhar qual deveria ser o comportamento de cache das páginas. O resultado, previsível e péssimo. Páginas que não deveriam entrar em cache eram cacheadas (e, pior, partes da identificação das páginas era perdida no cache, fazendo com que conteúdo de usuários diferentes se misturasse), gerando erros intermináveis.

A minha preocupação é com sites de banco, que o squid faça cache de páginas dinâmicas, por exemplo, o saldo e extrato.

É necessário ter essa perocupação e criar uma regra como a citada acima ou não?

Obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: cache deny x refresh_pattern
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2012, 10:56 »
Lucas, página de banco é criptografada e dinâmica... assume-se o que eu disse antes: o squid tem que respeitar o que o site pede quanto ao armazenamento, e não tentar adivinhar se é pra fazer cache ou não.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucascatani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 277
    • Ver perfil
    • L9WEB
Re: cache deny x refresh_pattern
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2012, 11:06 »
Lucas, página de banco é criptografada e dinâmica... assume-se o que eu disse antes: o squid tem que respeitar o que o site pede quanto ao armazenamento, e não tentar adivinhar se é pra fazer cache ou não.

Beleza, então vou "sacar" a regra fora. Obrigado.

O refresh_pattern 0 0% 0 subsitui o cache deny?

Em que situação eu configuraria meu squid para não fazer cache de determinado site?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: cache deny x refresh_pattern
« Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2012, 11:35 »
Não sei dizer.
A documentação que eu vi não citou explicitamente a diretiva "cache deny" como obsoleta, apenas citou o "refresh_pattern" como substituindo-a.

Eu entendo que o squid só pode tomar iniciativa de decidir pelo cache ou não quando o site não trabalha direito. Ou indicando uma política de cache errada, ou inapropriada. E sempre que possível, de forma temporária.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucascatani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 277
    • Ver perfil
    • L9WEB
Re: cache deny x refresh_pattern
« Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2012, 11:53 »
Não sei dizer.
A documentação que eu vi não citou explicitamente a diretiva "cache deny" como obsoleta, apenas citou o "refresh_pattern" como substituindo-a.

Eu entendo que o squid só pode tomar iniciativa de decidir pelo cache ou não quando o site não trabalha direito. Ou indicando uma política de cache errada, ou inapropriada. E sempre que possível, de forma temporária.

Usando um refresh_pattern com números maiores do que zero, você pode manter um site um cache pelo tempo que desejar, economizando banda.

Já com o refresh_pattern 0 0% 0 ele carrega toda a vez o site direto do servidor web da empresa. Não usa o cache local.

Quando eu achar um caso de uso, revivo o tópico.