Autor Tópico: Como tornar o KDE 4.8.x mais agradável aos olhos  (Lida 2180 vezes)

eliseu_carvalho

  • Visitante
Como tornar o KDE 4.8.x mais agradável aos olhos
« Online: 17 de Agosto de 2012, 16:53 »
Esses tempos me perguntei por que toda vez que eu passava mais de uma hora usando o Kubuntu 12.04 me dava cansaço visual e dor de cabeça. Aí descobri que o problema estava relacionado, na verdade, à renderização do texto e ao "excesso de brilho" do tema padrão. E então achei um jeito de tornar a interface KDE 4.8.x (e 4.9 também) visualmente mais agradável.
Antes de mais nada precisamos ir ao Menu K, depois em "Configurações do Sistema". Agora os procedimentos para cada coisa:


1) Alteração do tema

Clicar em "Aparência do espaço de trabalho", depois em "Tema da área de trabalho" e, por fim, em "Oxygen".


2) Tamanho e renderização das fontes

a) Clicar em "Aparência dos aplicativos", depois em "Fontes";
b) Somar 1 nos tamanhos das fontes de todos os itens (o padrão é 9, 9, 8, 8, 9, 9, 9, 9, de cima para baixo - alterar para 10, 10, 9, 9, 10, 10, 10, 10);
c) Em "Usar anti-aliasing", marcar "Habilitado", depois no botão "Configurar...";
d) Marcar "Usar renderização de subpixel" e, logo abaixo, ajustar o "Estilo de hinting" como "Leve";
e) Habilitar "Forçar PPP das fontes", deixando o valor padrão (96).


Feito tudo isso, basta reiniciar a sessão. Veja como agora a interface KDE virou um bálsamo para os olhos  :D