Autor Tópico: Segurança do S.O vs instalação de PPA's...  (Lida 8256 vezes)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Segurança do S.O vs instalação de PPA's...
« Resposta #30 Online: 23 de Agosto de 2012, 19:41 »
Esse negócio de PPA's é meio complicado, uso com certa frequência para deixar uma versão LTS do Ubuntu um pouco mais atualizada e com menos erros. Por exemplo: o Compiz no Ubuntu 10.04.4 parou no 0.8.4, e por meio de PPA consegui instalar a versão 0.8.6, e notei uma melhora sensível no sistema. E o Emerald também, instalei por PPA, inclusive no Ubuntu 11.04, vc só consegue contornar um problema dele instalando a partir de PPA.

Para mim, tenho esse grande problema, de versão LTS não ser LTS por completo, é só no sistema básico, mas se vc pegar o LibreOffice por exemplo, ele sempre congela na versão 3.x.4, em qualquer Ubuntu, mas podia muito bem ir até a 3.x.6, que é só atualização de segurança e correções de bugs, e o PPA me dá essa opção. E se eu quiser uma versão do Libre com novos recursos? Por exemplo, se eu desejar pular da versão 3.5.6 para a futura 3.6.6, o PPA me dá essa opção (cara, a Canonical tem q ver esse negócio, imagina ficar com o Ubuntu 12.04 até 2017 com o LibreOffice 3.5.4???).

Outro exemplo: uso o GNU Octave com certa frequência, e no Ubuntu 12.04 está ainda na versão 3.2, hoje já existe a versão 3.6, está desatualizado quase 3 anos (essa versão 3.2 está presente no Ubuntu 10.04, para se ter uma idéia), e com PPA consigo contornar este problema.

E ainda tem programa que vc não acha na Central de Programas, como o Google Chrome, e é mais seguro instalar o PPA dele do que baixar o pacote .deb e ficar com um navegador desatualizado por meses (quase toda semana vem atualização do Chrome aqui, pelo PPA).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Segurança do S.O vs instalação de PPA's...
« Resposta #31 Online: 23 de Agosto de 2012, 20:53 »
As correções de segurança são portadas para a versão do repositório, por exemplo, o libreoffice 3.5.4 do ubuntu tem código do 3.5.5 upstream:

http://changelogs.ubuntu.com/changelogs/pool/main/libr/libreoffice/libreoffice_3.5.4-0ubuntu1.1/changelog
http://www.libreoffice.org/advisories/CVE-2012-2665/

O chrome talvez - não li a licença pra ter certeza - poderia ser incluído no repositório Multiverse, mas já existe o chromium, a versão livre do navegador, no Universe. Outro detalhe, é que o .deb do chrome adiciona por conta própria um repositório.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Segurança do S.O vs instalação de PPA's...
« Resposta #32 Online: 23 de Agosto de 2012, 23:56 »
As correções de segurança são portadas para a versão do repositório, por exemplo, o libreoffice 3.5.4 do ubuntu tem código do 3.5.5 upstream:

http://changelogs.ubuntu.com/changelogs/pool/main/libr/libreoffice/libreoffice_3.5.4-0ubuntu1.1/changelog
http://www.libreoffice.org/advisories/CVE-2012-2665/

Interessante, foi aplicado mesmo um patch do 3.5.5 no 3.5.4. Mas a questão que só quando é correção de segurança que acontece isso.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Segurança do S.O vs instalação de PPA's...
« Resposta #33 Online: 24 de Agosto de 2012, 13:49 »
[...] mas se vc pegar o LibreOffice por exemplo [...]

Quanto atualizar o LibreOffice prefiro baixar do site oficial e instalar via terminal, acho mais prático e seguro(?)...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Segurança do S.O vs instalação de PPA's...
« Resposta #34 Online: 26 de Agosto de 2012, 14:27 »
Acabei de resolver um problema no Ubuntu 10.04.4 por meio de PPA. Não estava conseguindo converter um vídeo .ogv para .webm através do Arista. Foi eu adicionar dois PPAs para atualizar o Arista e os plugins GStreamer, que deu tudo certo.

E minha lista de PPA nesse Ubuntu só cresce... já está em 21  :o
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !