Pois eu sei é que essa história de PPA's... segurança, atualizações, central de programas, no final das contas foi algo que muito me surpreendeu sim. Nunca me passou pela cabeça que o Ubuntu pudesse ter uma espécie de "brecha" tão grande. Tudo bem, sei que na verdade, havendo alguma "invasão", alguma obtenção de dados da minha máquina, muito certamente que a culpa seria minha sim, mais ainda assim eu pensava que o sistema por si só dispunha de meios pra barrar essas iniciativas, e não somente eu "ficar de olho", "prestar atenção", "estudar as fontes", etc etc...
Assim, fico pensando que então o Linux não possui um milhão de "vírus" porque são poucos os usuários. Caso contrário teria sim. E sobre esses PPA's... poxa a verdade é que tem muita coisa boa, muitos programas bem legais, bem interessantes sim, daí a vontade de usá-los.
Sobre a atualização ou não do Ubuntu ou ficar com o LTS... também não supunha que o Ubuntu 12.10, por exemplo, venha a ter "novidades" e que não apareçam no Ubuntu 12.04 mesmo sendo o 12.04 LTS. Eu pensava que ser "LTS" seria uma espécie de "sinônimo" de que, enquanto atualizável, receberia 100%, tudo que fosse novidades que aparecessem no 12.10...13... 14... 15...