Autor Tópico: Em busca do Linux perfeito (Ou quase)  (Lida 9882 vezes)

Offline Joseph

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Em busca do Linux perfeito (Ou quase)
« Online: 19 de Agosto de 2012, 07:47 »
Há mais de uma década venho instalando e usando várias distros Linux, meu primeiro contato foi com o Corel Linux, passando pelo Mandrake, Conectiva, Red Hat, Fedora, Slackware, Debian, até que encontrei uma distro fácil de usar e altamente configurável, o Ubuntu, foi uma revolução para mim, a cada nova versão que surgia era motivo de alegria, inovações e melhorias constantes, até o Natty Narwhal, o melhor Ubuntu lançado até hoje, ficando defasado em virtude das novas versões da distribuição que estão sendo lançadas a cada seis meses, a partir daí fui me perdendo no meio destes novos lançamentos do Ubuntu, o Unity ficou fora de foco para mim, acho ele muito fora do contexto Ubuntu de praticidade e usuabilidade, nesse ínterim surgiu o Gnome 3, gostei bastante, mas ainda faltam muitos ajustes e versões até que ele fique realmente usável, pois consome muita memória, trava bastante e ainda tem muitos bugs.

Continuando a testar novas distros e derivadas, passei pelo Kurumin, Kalango, Big Linux, Dreamlinux, Epidemic, Fedora, Mandriva, Mageia, Elementary OS, Caixa Mágica, Arch Linux, entre tantas outras que já até perdi a conta, nessa busca ainda não definitiva encontrei o openSUSE com KDE, muito boa, fácil instalação, boa aparência e rapidez na abertura de programas, mas me perdi um pouco na instalação de codecs, drivers proprietários e afins.

Deixando o openSUSE de lado, continuei a procura, e vejam só, não é que encontrei a distro perfeita (Ou quase), já tinha testado o Gentoo, nunca ví um Linux tão complicado para instalar e configurar, pior que o Slackware na minha opinião, então procurei uma derivada do Gentoo, adivinhem quem encontrei? O Sabayon; Desde ontem estou maravilhado com o mesmo, baixei a versão com KDE, iso para gravação em DVD, para minha surpresa ao terminar a instalação não precisei instalar absolutamente nada para usá-la, já veio com codecs mp3, flash, java, libdvdss, drivers nvidia, enfim, tudo o que eu tinha que instalar manualmente através de repositórios de terceiros, utilizando-se de edição manual de sources.list, ou adicionando ppa's.

Conclusão: Simplesmente instale e use, o mesmo já vem com os programas mais comuns para utilização diária, os únicos programas que instalei e que não vem como padrão foram o Firefox, Thunderbird e GIMP (Vem o Chromium, Kmail e LibreOffice Draw), de fácil instalação através do Rigo Application Browser, ferramenta gráfica de fácil uso para instalação de pacotes, sem contar que a quantidade de programas fornecidos pelo Portage é imensa, atualizada diariamente, o que quer dizer que o Sabayon praticamente não tem versão, você pode instalar a de número 8, que quando o sistema notificar sobre novas atualizações e você as realizar, o mesmo já ficará na versão mais nova, no caso a 9, que é a que estou usando.

Não posso ainda dizer que é a distro perfeita, porque acredito que no mundo da informática não existe Sistema Operacional perfeito, mas acredito que vou ficar usando ela um bom tempo, estão de parabéns os desenvolvedores da mesma.

Atualmente meu PC tem várias partições, uma como o Windows 7, para jogar novos lançamentos, outra com o Debian 6 e Gnome 2, bem levinha, com vários jogos, conforme post meu anterior (Link abaixo), e outra com o Sabayon, para trabalho, navegação e lazer; Deixarei uma partição separada no HD para testar novos sabores do Linux e consequentemente do Ubuntu, ele ainda tem lugar no meu micro, esse post ficou parecendo um depoimento, mas fica como uma opinião minha sobre o que aprendi até hoje, e como um estudo para o que porventura ainda irei aprender sobre esse maravilhoso mundo livre do Linux.

PS.:
Ainda não testei o Gnome 3 no Sabayon, quando o fizer postarei aqui, abraços.

-----------------------------------------------------------------------------------------
Editado:
Instalei o Gnome, na sua versão 3.4, fiquei impressionado com o repositório de pacotes do Portage, encontrei até o Cinnamon, acabei instalando também, notei uma diferença de velocidade do Gnome do Sabayon em relação a outras distros que tenho usado, parece ser mais leve e mais rápido, talvez seja porque todos os pacotes já vem pré-compilados, o único bug que encontrei até agora foi o mesmo que acontece em outras distribuições, o suporte à cedilha e acentuação, facilmente resolvido adicionando em "Aplicativos de sessão" o comando "setxkbmap -model abnt2 -layout br", sem aspas; Verificando no Monitor do sistema, o consumo de memória ficou assim:

KDE: 510 MB
Gnome: 530 MB
Cinnamon: 560 MB

-----------------------------------------------------------------------------------------
Link para os jogos que tenho no Debian:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35354.0.html
« Última modificação: 20 de Agosto de 2012, 07:43 por Joseph »

Offline rruella

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Em busca do Linux perfeito (Ou quase)
« Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2012, 08:27 »
Joseph,
como vc já nadei um bom bocado.
concordo com vc quando diz que  Natty Narwhal foi o melhor.
mas acrescento que há de vir um melhor sempre, é uma questão de tempo, e de termos este tempo.
com relação ao Sabayon também já andei por lá.
fiquei um pouco a voar pela falta de suporte em português pois como não domino inglês para mim é uma grande barreira.
não sou muito kde, já tentei varias vezes, mas acabo por voltar ao velho gnome, agora com gnome3.
no meu caso gostaria de continuar com o velho gnome mas não será possivel mesmo tendo o mate ou qualquer outro fork não vou ter o que tinha nele, agora é adaptar-se ao gnome3 que no fedora, sabayon, opensuse, ou mesmo no ubuntu é quase o mesmo pois trata-se de novidade para todos.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline Joseph

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2012, 09:20 »
rruella, o suporte a português no Sabayon está ótimo, apenas tive que instalar o arquivo xpi para Português do Brasil, do Firefox e Thunderbird, pois não são padrões do mesmo, mas se encontram na versão 14 nos repositórios do Portage.

Offline garfo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
« Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2012, 09:22 »
Que legal. Então é isso aí: instale e teste as centenas/milhares de distros existentes, talvez dê sorte e encontre uma distro "quase" perfeita, igual o autor do tópico encontrou a dele.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2012, 09:28 »
Partindo da filosofia de que o perfeito está dentro de você mesmo, eu estou sempre procurando a perfeição no Ubuntu, desde o 6.04/06.Aqui estava com problema de travamento com os drivers Nvidia, mas com a atualização para a versão 304.37 não travou mais, espero que fique assim.Agora, opinião e livre arbítrio todos temos e vida que segue.
Obs: Uso 0 12.04, 32 bits com Unity.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2012, 09:30 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline Joseph

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2012, 09:45 »
Que legal. Então é isso aí: instale e teste as centenas/milhares de distros existentes, talvez dê sorte e encontre uma distro "quase" perfeita, igual o autor do tópico encontrou a dele.  :)

Não é questão de sorte, é sede de conhecimento, deixar o comodismo de lado e procurar sempre a perfeição.

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2012, 10:32 »
Testei o Sabayon numa máquina virtual aqui no Ubuntu e no começo ela realmente impressiona, pois até os adicionais para convidados já estava instalado ficando a janela do VB com Sabayon virtualizado maximizado sem ter que ativar os adicionais do VB manualmente.

É uma distro bem acabada e supre uma boa parte daquele entrave que Gentoo tem para uso (as compilações), mas como nem tudo são flores, hehehe, ele tem muitas atualizações e constantes, então para quem não tem uma conexão muito rápida se preparem...

Tudo que você já testou aí eu também já usei, mas para mim o Ubuntu continua sendo a melhor, pois traz de certo modo aplicativos mais recentes, tem sim estabilidade (para mim tem), não enche muito o saco com infinitas atualizações, tem uma comunidade bastante ativa em diversos idiomas (wiki principalmente), pode não ser das distros mais leves contudo não é uma das mais pesadas (como OpenSuSe, Fedora...), quase toda pronta (falta alguns codecs) para uso depois de instalar e fácil de usar, um sistema de instalação poderoso e simples de usar (apt-get), a que apresenta a melhor qualidade das fontes (principalmente em monitores LCD) e o mais importante de tudo tem uma empresa séria por trás do seu desenvolvimento.

Isso da interface gráfica limitada é questão de tempo, pois toda mudança tem suas dores de cabeça e o Ubuntu/Gnome3 está enfrentado a sua agora. Engraçado é que lembro quando o gnome era da versão 2 todo mundo dizia que tava na hora de mudanças e ficavam babando pelos vídeos com as propostas de mudanças que pipocavam no youtube e agora ficam de mimi com o gnome 3 e com saudades do gnome2, portanto... cuidado com que desejam! ;D
« Última modificação: 19 de Agosto de 2012, 10:45 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

clodoaldops

• Visitante
« Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2012, 11:19 »
-não existe distro perfeita pq todas foram criadas por seres imperfeitos
-mas existe aquela que atende melhor a cada usuario individualmente
-eu me dou bem com ubuntu , fedora e mageia
-como cada uma tem seus pontos fortes e fracos
-deixei as 3 no meu hd + uma partição de testes

Offline rudregues

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
« Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2012, 16:46 »
Joseph, comecei a usar o Sabayon faz duas semanas mais ou menos. A versão 64 bits com XFCE pra ser mais específico. Gostei tanto que depois de um tempo até coloquei na minha assinatura um link sobre ele. Atualmente é a minha distro principal no notebook, que tem Xubuntu 32 bits e Ubuntu 64 bits com Unity como secundárias. Engraçado que no desktop a distro principal é Ubuntu 64 bits com Unity, gosto muito de usar o Unity com mouse de verdade, ao invés de touchpad, além disso ele voa no meu "humilde" quad-core com NVidia rsrs. Mas também baixei a versão do Sabayon com FluxBox, pois talvez instale mais tarde.

Testei o Sabayon numa máquina virtual aqui no Ubuntu e no começo ela realmente impressiona, pois até os adicionais para convidados já estava instalado ficando a janela do VB com Sabayon virtualizado maximizado sem ter que ativar os adicionais do VB manualmente.

É uma distro bem acabada e supre uma boa parte daquele entrave que Gentoo tem para uso (as compilações), mas como nem tudo são flores, hehehe, ele tem muitas atualizações e constantes, então para quem não tem uma conexão muito rápida se preparem...
Sabayon tem duas versões:
-Daily: pacotes atualizados diariamente  -->>só recomendo com internet boa...
-Weekly: pacotes atualizados semanalmente  -->>a minha internet de 1 mega dá conta, portanto recomendo
    O Sabayon é realmente out-of-the-box (pronto pra uso), o com XFCE vem com GIMP, Libreoffice, tudo que é codec e plugin de multimídia... o navegador deixa a desejar, Midori, tive que instalar o Chromium. Mas só isso mesmo que tive que colocar. Tem umas coisas interessantes nele, como por exemplo, tem um comando pra listar e colocar em ordem os melhores mirrors pra atualizações (no Brasil o melhor é o da UFPR).
    O suporte em português no fórum oficial ainda tem que melhorar, mas o em inglês e italiano são bastante ativos...

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Joseph

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2012, 17:41 »
rudregues, o Ubuntu ainda é umas das minhas distros favoritas, vou deixar a versão 12.10 finalizar, porque a instalei recentemente e ainda noto que o aumento de bugs persiste, e um dos que mais me irritam no Ubuntu, é o seu suporte a drivers nvidia, acho que culpa do fabricante, porque prefiro instalar o driver nativo, e ainda não ficou do jeito que gosto, talvez tente o CUDA, o noveau está fora de questão, não aproveita todos os recursos da placa gráfica, mas voltando ao assunto, o Sabayon está ótimo mesmo, estou até me readaptando ao KDE, que foi o que sempre usei quando do tempo do Kurumin e Kalango.

Parabéns pelo seu artigo no VOL, está muito bom mesmo.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2012, 17:43 por Joseph »

Offline rudregues

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
« Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2012, 18:26 »
Também enfrentei e ainda enfrento bastante bugs no 12.04, to esperando ficar mais estável, mas vou continuar usando no desktop. E realmente, o driver da NVidia, mesmo o proprietário, ainda deixa a desejar, pelo menos comigo (tenho uma GT 430). Sinceramente, nunca testei o nouveau aqui, mas não espero muito coisa não...

Só uma coisa, o artigo não é meu, é do companheiro albfneto. Considero-o como referência quando o assunto é Gentoo e suas distros derivadas. Mas quem sabe um dia não chego no nível desse e de outros grandes feras do mundo GNU/Linux?! :)

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Beto Pinheiro

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2012, 20:15 »
Tenho muita vontade de experimentar o Sabayon, pois só leio coisas boas a respeito dessa distro. Esse tópico me animou um pouco mais!

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline niquelnausea

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2012, 21:50 »
o sabayon é o "ubuntu do gentoo" :D

Offline zoroastro

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2012, 23:27 »
Belo relato :D

Eu gostei muito do Arch (não sei qual versão), Fedora (o unico que usei foi o 7) e Ubuntu 7.04.

Mas perfeição mesmo, quem sabe não seja só uma :)

Offline Joseph

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 20 de Agosto de 2012, 07:46 »
Só uma coisa, o artigo não é meu, é do companheiro albfneto. Considero-o como referência quando o assunto é Gentoo e suas distros derivadas. Mas quem sabe um dia não chego no nível desse e de outros grandes feras do mundo GNU/Linux?! :)

Ah beleza, mesmo assim valeu a dica.