Há mais de uma década venho instalando e usando várias distros Linux, meu primeiro contato foi com o Corel Linux, passando pelo Mandrake, Conectiva, Red Hat, Fedora, Slackware, Debian, até que encontrei uma distro fácil de usar e altamente configurável, o Ubuntu, foi uma revolução para mim, a cada nova versão que surgia era motivo de alegria, inovações e melhorias constantes, até o Natty Narwhal, o melhor Ubuntu lançado até hoje, ficando defasado em virtude das novas versões da distribuição que estão sendo lançadas a cada seis meses, a partir daí fui me perdendo no meio destes novos lançamentos do Ubuntu, o Unity ficou fora de foco para mim, acho ele muito fora do contexto Ubuntu de praticidade e usuabilidade, nesse ínterim surgiu o Gnome 3, gostei bastante, mas ainda faltam muitos ajustes e versões até que ele fique realmente usável, pois consome muita memória, trava bastante e ainda tem muitos bugs.
Continuando a testar novas distros e derivadas, passei pelo Kurumin, Kalango, Big Linux, Dreamlinux, Epidemic, Fedora, Mandriva, Mageia, Elementary OS, Caixa Mágica, Arch Linux, entre tantas outras que já até perdi a conta, nessa busca ainda não definitiva encontrei o openSUSE com KDE, muito boa, fácil instalação, boa aparência e rapidez na abertura de programas, mas me perdi um pouco na instalação de codecs, drivers proprietários e afins.
Deixando o openSUSE de lado, continuei a procura, e vejam só, não é que encontrei a distro perfeita (Ou quase), já tinha testado o Gentoo, nunca ví um Linux tão complicado para instalar e configurar, pior que o Slackware na minha opinião, então procurei uma derivada do Gentoo, adivinhem quem encontrei? O Sabayon; Desde ontem estou maravilhado com o mesmo, baixei a versão com KDE, iso para gravação em DVD, para minha surpresa ao terminar a instalação não precisei instalar absolutamente nada para usá-la, já veio com codecs mp3, flash, java, libdvdss, drivers nvidia, enfim, tudo o que eu tinha que instalar manualmente através de repositórios de terceiros, utilizando-se de edição manual de sources.list, ou adicionando ppa's.
Conclusão: Simplesmente instale e use, o mesmo já vem com os programas mais comuns para utilização diária, os únicos programas que instalei e que não vem como padrão foram o Firefox, Thunderbird e GIMP (Vem o Chromium, Kmail e LibreOffice Draw), de fácil instalação através do Rigo Application Browser, ferramenta gráfica de fácil uso para instalação de pacotes, sem contar que a quantidade de programas fornecidos pelo Portage é imensa, atualizada diariamente, o que quer dizer que o Sabayon praticamente não tem versão, você pode instalar a de número 8, que quando o sistema notificar sobre novas atualizações e você as realizar, o mesmo já ficará na versão mais nova, no caso a 9, que é a que estou usando.
Não posso ainda dizer que é a distro perfeita, porque acredito que no mundo da informática não existe Sistema Operacional perfeito, mas acredito que vou ficar usando ela um bom tempo, estão de parabéns os desenvolvedores da mesma.
Atualmente meu PC tem várias partições, uma como o Windows 7, para jogar novos lançamentos, outra com o Debian 6 e Gnome 2, bem levinha, com vários jogos, conforme post meu anterior (Link abaixo), e outra com o Sabayon, para trabalho, navegação e lazer; Deixarei uma partição separada no HD para testar novos sabores do Linux e consequentemente do Ubuntu, ele ainda tem lugar no meu micro, esse post ficou parecendo um depoimento, mas fica como uma opinião minha sobre o que aprendi até hoje, e como um estudo para o que porventura ainda irei aprender sobre esse maravilhoso mundo livre do Linux.
PS.:
Ainda não testei o Gnome 3 no Sabayon, quando o fizer postarei aqui, abraços.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Editado:
Instalei o Gnome, na sua versão 3.4, fiquei impressionado com o repositório de pacotes do Portage, encontrei até o Cinnamon, acabei instalando também, notei uma diferença de velocidade do Gnome do Sabayon em relação a outras distros que tenho usado, parece ser mais leve e mais rápido, talvez seja porque todos os pacotes já vem pré-compilados, o único bug que encontrei até agora foi o mesmo que acontece em outras distribuições, o suporte à cedilha e acentuação, facilmente resolvido adicionando em "Aplicativos de sessão" o comando "setxkbmap -model abnt2 -layout br", sem aspas; Verificando no Monitor do sistema, o consumo de memória ficou assim:
KDE: 510 MB
Gnome: 530 MB
Cinnamon: 560 MB
-----------------------------------------------------------------------------------------
Link para os jogos que tenho no Debian:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35354.0.html