Autor Tópico: Problemas com SNMP  (Lida 5611 vezes)

Offline Lucas Peregrino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Problemas com SNMP
« Online: 19 de Agosto de 2012, 21:36 »
Boa noite estou vindo aqui pedir ajuda pois estou com problema com snmp a porta do snmp 161


Bem vamos la hj em alguns clientes digamos 3 servidores em uma so CPU Servidor chave com instalação de um banco de dados Linux 64 o segundo servidor com sendo de internet com controle sendo Linux também virtual e o terceira maquina uma maquina que seria um servidor de aplicação rodado um windows xp da vida bem agora vem a duvida.

Estou instalando para controle meu proprio o cacti para ver se os servidores ficam logados o dia todo em minha empresa pois acesso remoto ao servidores. Se eu fizer o cadastro no cacti do host supondo empresa.no-ip.org nela esta via snmp ele vem com a porta 161 como eu faço para alterar essa porta para reconhecer os outros servidores na mesma maquina sendo que os do servidor de internet seria 166.66.158.254 o servidor com base virtal 166.66.158.250 e o windows XP seria 166.66.158.199 mais como e mesma porta como vou fazer para visualizar todos os servidores no cacti entao se alguem poder me ajudar pois ja tentei alterar a porta do snmp mais n deu certo tenti colocar 163 ou mesmo aumentar um numero 1611 mais n aceita fazer o direcionamento e nao reconhece o cliente se alguem ja tiver vistro esse problema agradeço desde ja pela ajuda.


« Última modificação: 21 de Agosto de 2012, 10:29 por Lucas Peregrino »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com SNMP Ajuda
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2012, 23:12 »
Olá Lucas,

Primeiro... olha esse título, cara.

Seguinte, esses servidores são virtuais, OK; mas e a conexão deles, qual é? NAT, Bridge ou Host? E qual é o sistema do hospedeiro?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Lucas Peregrino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Problemas com SNMP
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2012, 10:33 »
Todos os servidores sao  Bridge a entrada rede com um ip para cada como sitei a cima

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com SNMP
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2012, 10:35 »
Se estão em bridge, não deveria haver problema em acessá-los. A comunicação pra eles passa por algum NAT?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Lucas Peregrino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Problemas com SNMP
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2012, 10:42 »
Passa sim servidor as regras

 iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -s $ip_rede --dport 80 -j DNAT --to 166.66.158:3128

 iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -s $ip_rede --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

no iptables  o detalhe e que eu tava tentando alterar a porta e n funiono ????

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com SNMP
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2012, 10:45 »
Bom, essas regras não mexem com a porta 161...

Outra coisa, você está colocando essas regras na mesma máquina que faz o NAT? Pq não adianta colocar no hospedeiro, ou em outro ponto da rede.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Lucas Peregrino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Problemas com SNMP
« Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2012, 11:15 »
sim esta na mesma maquina so que com ips diferentes

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com SNMP
« Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2012, 11:55 »
Ainda não está claro pra mim. Está em bridge ou NAT, então? Acho que você precisa descrever melhor sua rede, sua conexão internet, quem está ligado a quem.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Lucas Peregrino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Problemas com SNMP
« Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2012, 18:34 »
Esta em bridge o meu servidor nessa maquina fica uma maquina que esta banco de dados a principal com um ip final 253 uma maquina virtual com ip que seria 254 e uma maquina com windows xp rodando aplicacao 199 sao 3 ip deferentes e todas estao em bridge

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com SNMP
« Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2012, 21:21 »
Continuo não entendendo. Primeiro, você escreveu de forma muito enrolada, tente ser mais claro.

Segundo, por favor, explique como você se conecta a essa máquina. Está na sua rede local ou remota? Qual a conexão internet que é usada?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Lucas Peregrino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Problemas com SNMP
« Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2012, 21:31 »
essas maquinas seriao uma rede local sendo que eu estou tentando conectar nelas pela internet mais quero pega de cada maquina snmp delas so que n estou consigo pois se eu pego da primeira n consigo redirecionar as outras 2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com SNMP
« Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2012, 21:59 »
certo; a parte delas estarem na internet estava meio sub-entendida. Mas qual é a conexão internet dessa rede? Velox? Virtua? Dedicada?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Lucas Peregrino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Problemas com SNMP
« Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2012, 07:05 »
Seria o Velox e programa que eu estou usando para monitorar e Cacti
« Última modificação: 22 de Agosto de 2012, 07:11 por Lucas Peregrino »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com SNMP
« Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2012, 09:03 »
O modem do Velox está roteado ou em modo bridge?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Lucas Peregrino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Problemas com SNMP
« Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2012, 19:10 »
pppoe  bridge