Olá pessoal,
Tenho duas máquinas aqui em casa, um desktop no qual eu rodo o Ubuntu 12.04, e um Laptop no qual eu rodo o Fedora 17.
Percebi que o Fedora não tem um menu junto do nautilus para compartilhar pastas, por exemplo, no Ubuntu é só clicar com o botão direito e em opções de compartilhamento. Assim a pasta ficaria visível para todos os computadores que utilizam o samba.
Resolvi então instalar, tanto no Ubuntu como no Fedora, os pacotes samba e o system-config-samba, que é uma GUI para a configuração do samba. Atráves do system-config-samba posso escolher o nome do workgroup e as pastas que quero compartilhar, e fazer outras coisas...
Pois bem, não quero colocar nenhuma senha no compartilhamento entre meus computadores. Eles estão em rede doméstica e não vejo motivo.
Atráves do GUI, no Ubuntu, eu seleciono a pasta que quero compartilhar, e
consigo acessar esta pasta através do Fedora.
Porém, quando configuro o compartilhamento de uma pasta no Fedora, mesmo que o compartilhamento apareça nos "Locais de Rede",
não consigo acessar a pasta através do Ubuntu, ou até mesmo pelos "Locais de Rede" no Fedora.
Aparece a seguinte mensagem (link):
http://s9.postimage.org/j7b8qeo9r/fedora_falha.pngA menos que eu coloque nas configurações do system-config-samba no fedora
a minha conta de usuário como convidado (eu uso o mesmo username nos dois PCs). Mas isso é chato, no Ubuntu não preciso disso, instalei o Samba e voalá, funcionando... Já pelo Fedora não.
Também já desabilitei o SElinux no Fedora ($ setenforce 0) e também já desabilitei o Firewall... E nada.
Agradeceria muito se me ajudarem!!