Esse negócio de PPA's é meio complicado, uso com certa frequência para deixar uma versão LTS do Ubuntu um pouco mais atualizada e com menos erros. Por exemplo: o Compiz no Ubuntu 10.04.4 parou no 0.8.4, e por meio de PPA consegui instalar a versão 0.8.6, e notei uma melhora sensível no sistema. E o Emerald também, instalei por PPA, inclusive no Ubuntu 11.04, vc só consegue contornar um problema dele instalando a partir de PPA.
Para mim, tenho esse grande problema, de versão LTS não ser LTS por completo, é só no sistema básico, mas se vc pegar o LibreOffice por exemplo, ele sempre congela na versão 3.x.4, em qualquer Ubuntu, mas podia muito bem ir até a 3.x.6, que é só atualização de segurança e correções de bugs, e o PPA me dá essa opção. E se eu quiser uma versão do Libre com novos recursos? Por exemplo, se eu desejar pular da versão 3.5.6 para a futura 3.6.6, o PPA me dá essa opção (cara, a Canonical tem q ver esse negócio, imagina ficar com o Ubuntu 12.04 até 2017 com o LibreOffice 3.5.4???).
Outro exemplo: uso o GNU Octave com certa frequência, e no Ubuntu 12.04 está ainda na versão 3.2, hoje já existe a versão 3.6, está desatualizado quase 3 anos (essa versão 3.2 está presente no Ubuntu 10.04, para se ter uma idéia), e com PPA consigo contornar este problema.
E ainda tem programa que vc não acha na Central de Programas, como o Google Chrome, e é mais seguro instalar o PPA dele do que baixar o pacote .deb e ficar com um navegador desatualizado por meses (quase toda semana vem atualização do Chrome aqui, pelo PPA).