Autor Tópico: [Resolvido] Ubuntu não inicia por falta de espaço.  (Lida 2705 vezes)

Offline VictorDSoBom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
[Resolvido] Ubuntu não inicia por falta de espaço.
« Online: 22 de Agosto de 2012, 01:59 »
Olá,

Estou com um problema no Ubuntu que não sei como resolver.

Meu HD (na partição do Ubuntu) está com 0Kb livre, e por isso, não consigo iniciá-lo. Já tive este problema antes (mas não tão grave), e consegui resolver deletando um arquivo.

Mas desta vez, não tenho como deletar nada. Entrei pelo terminal e tentei remover os únicos 10 arquivos que tenho lá que não estão na minha pasta pessoal, e não consegui, diz que é um arquivo somente de leitura (tentei pelo root e pelo meu usuário).

O grande problema é que pela falta de espaço, não consigo montar a minha pasta pessoal, e por isso, não consigo remover nada. Há alguma solução, além de formatar? Ou mesmo que tenha que formatar, há algum modo de acessar minha pasta pessoal para eu fazer o backup de um arquivo?

Grato por qualquer ajuda.

EDIT: Já tentei Apt-get clean/autoclean. Também não consigo. Também tentei acessar os arquivos pelo Windows para deletar, e também nada.

EDIT2: Resolvido, obrigado.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2012, 15:06 por VictorDSoBom »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não inicia por falta de espaço.
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2012, 08:19 »
Explique se o Ubuntu foi instalado via Wubi ou no hd, se existe espaço na partição do Windows.
Use o Gparted pelo live cd e veja se consegue redimensionar.
Quando estiver no Ubuntu pelo live cd , no terminal: sudo gparted
Usuário Linux- 449417

Offline VictorDSoBom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não inicia por falta de espaço.
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2012, 15:06 »
Explique se o Ubuntu foi instalado via Wubi ou no hd, se existe espaço na partição do Windows.
Use o Gparted pelo live cd e veja se consegue redimensionar.
Quando estiver no Ubuntu pelo live cd , no terminal: sudo gparted
Foi instalado no HD, tem espaço na partição Windows e não conseguia redimensionar pelo LiveCD, mas consegui resolver.

Aparentemente tinha um arquivo de log com 16GB (wtf?), fiz uma pesquisa rápida e aparentava ser algum tipo de bug,  acabei deletando ele mesmo sem ler direito do quê se tratava, e felizmente, liberou o espaço e consegui iniciar. Aparentemente está tudo normal e já fiz bkp do mais importante caso algo venha a acontecer.