Autor Tópico: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.[ Resolvido ]  (Lida 40290 vezes)

Willder

  • Visitante
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #15 Online: 29 de Agosto de 2012, 00:30 »
Bem, eu notei um pequeno problema pelas imagens, você está tentando instalar o Windows XP por uma .iso, essa .iso não pode estar com problema? Ela foi extraída corretamente? Já tentou rodar pelo CD ou você poderia tentar até rodar a instalação do seu Ubuntu, ou seja crie uma nova máquina, coloque um nome para ela e selecione o OS que vai ser instalado (Linux primeiro e em baixo coloque Ubuntu), coloque o seu CD/DVD de instalação do Ubuntu no computador e inicie a máquina virtual.

O VirtualBox vai pedir para selecionar o local onde está o CD/DVD de instalação do sistema, em geral basta clicar em próximo que será selecionado o drive padrão.

Você tem paciência... eu já teria reinstalado o sistema ou desistido de usar ele.

Boa sorte, mas minhas dicas acabaram, não tenho ideia do que pode ser...  :(

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #16 Online: 29 de Agosto de 2012, 00:48 »
Achei algo parecido com o teu caso, só testando para ver se vai mesmo.

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Ubuntu-1204-VirtualBox-parou-de-funcionar-%5BResolvido%5D

Teria que ver qual processo sobrecarrega quando liga o virtualbox, qual atinge 100% da cpu para travar.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #17 Online: 29 de Agosto de 2012, 01:17 »
Pelo que vi no histórico das mensagens aqui, a máquina em questão não tem muitas condições de ter o VirtualBox instalado. Principalmente no que se diz respeito à memória RAM.
Há tempos atrás eu usei o VirtualBox, com o intuito de fazer um remaster do Ubuntu (tem tópico sobre ele no fórum, inclusive - procurem por "Ubuntu minimalista"). Aloquei 512MB de RAM para esse objetivo - e o meu PC de mesa tem 4GB de RAM. Ainda assim tudo funcionava lento, tanto o "PC real" como a máquina virtual; o que me levou a crer desde então que quem quer rapidez e perfeição de execução tanto no computador verdadeiro como na(s) máquina(s) virtual(is), simultaneamente, precisa de, pelo menos, 8GB de RAM e processador à altura (Core i5, no mínimo). Podendo ser 16GB de RAM e Core i7, melhor.
Logo, não acredito que dê para esperar milagres no VirtualBox, no VMWare e em qualquer ferramenta semelhante, considerando a configuração da maioria dos PCs atuais.

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #18 Online: 29 de Agosto de 2012, 12:42 »
Pelo que vi no histórico das mensagens aqui, a máquina em questão não tem muitas condições de ter o VirtualBox instalado. Principalmente no que se diz respeito à memória RAM.
Há tempos atrás eu usei o VirtualBox, com o intuito de fazer um remaster do Ubuntu (tem tópico sobre ele no fórum, inclusive - procurem por "Ubuntu minimalista"). Aloquei 512MB de RAM para esse objetivo - e o meu PC de mesa tem 4GB de RAM. Ainda assim tudo funcionava lento, tanto o "PC real" como a máquina virtual; o que me levou a crer desde então que quem quer rapidez e perfeição de execução tanto no computador verdadeiro como na(s) máquina(s) virtual(is), simultaneamente, precisa de, pelo menos, 8GB de RAM e processador à altura (Core i5, no mínimo). Podendo ser 16GB de RAM e Core i7, melhor.
Logo, não acredito que dê para esperar milagres no VirtualBox, no VMWare e em qualquer ferramenta semelhante, considerando a configuração da maioria dos PCs atuais.

Não precisa tanto assim não, eu tinha um semprom com 2 gb de ram e funcionava a maquina virtual sem travar o pc, comprometia um pouco sim o desempenho por causa do processador mas funcionava.
Ele descreveu que no windows xp o virtualbox roda e com o mesmo hardware que tem, então focamos que o ubuntu de alguma forma está trabalhando errado em alguma parte quando ativa a maquina virtual.

Como citei antes, bom é abrir a maquina virtual e ver o processo que explode a cpu ;D
Usar o comando top no terminal ou mesmo o monitor de sistema e notar o que vai em 100% se é o próprio virtual box ou outra coisa, se puder tirar uma foto de um celular ja que a maquina vai travar seria bom.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline eliasbyr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #19 Online: 29 de Agosto de 2012, 15:07 »
Bem, eu notei um pequeno problema pelas imagens, você está tentando instalar o Windows XP por uma .iso, essa .iso não pode estar com problema? Ela foi extraída corretamente? Já tentou rodar pelo CD ou você poderia tentar até rodar a instalação do seu Ubuntu, ou seja crie uma nova máquina, coloque um nome para ela e selecione o OS que vai ser instalado (Linux primeiro e em baixo coloque Ubuntu), coloque o seu CD/DVD de instalação do Ubuntu no computador e inicie a máquina virtual.

O VirtualBox vai pedir para selecionar o local onde está o CD/DVD de instalação do sistema, em geral basta clicar em próximo que será selecionado o drive padrão.

Você tem paciência... eu já teria reinstalado o sistema ou desistido de usar ele.

Boa sorte, mas minhas dicas acabaram, não tenho ideia do que pode ser...  :(
testei aqui. fiz como você disse. também não deu. mas obrigado pelas dicas e boa vontade. ;) caso eu consiga resolver, eu posto.
 abraço.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 15:24 por eliasbyr »
elias

Offline eliasbyr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #20 Online: 29 de Agosto de 2012, 15:22 »
Achei algo parecido com o teu caso, só testando para ver se vai mesmo.

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Ubuntu-1204-VirtualBox-parou-de-funcionar-%5BResolvido%5D

Teria que ver qual processo sobrecarrega quando liga o virtualbox, qual atinge 100% da cpu para travar.

Abraço.

Então, fiz esse teste. desinstalei e reinstalei, testei a versão do repositório também, mas não deu. e como eu faria para verificar os processos, porque o pc trava no momento em que inicio um máquina, e fica aquela tela preta. :(

Abraço.
elias

Willder

  • Visitante
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #21 Online: 29 de Agosto de 2012, 15:25 »
[...], simultaneamente, precisa de, pelo menos, 8GB de RAM e processador à altura (Core i5, no mínimo). Podendo ser 16GB de RAM e Core i7, melhor.
Logo, não acredito que dê para esperar milagres no VirtualBox, no VMWare e em qualquer ferramenta semelhante, considerando a configuração da maioria dos PCs atuais.
Na época do meu Dual Core com 2GB de RAM já deixei duas máquinas rodando o Windows XP com 512 de RAM cada, no Windows 7, ficava lento, mas não trava.

eliasbyr, mais uma dica para caso você queira tentar: a swap do Ubuntu atrapalha um pouco quando algum programa tenta usar muita RAM, mesmo que seu computador esteja com RAM sobrando, ela é usada muito precipitadamente e faz os computadores darem uma congelada, que podem também serem confundidas com uma 'travada' dependendo de quando da swap o sistema vá usar.

Recomendo que veja esse artigo para entender melhor, segindo ele na pior das hipóteses você vai deixar o sistema mais estável por usar o disco só quando for realmente necessário.

No artigo, o valor recomendado é 10. Aqui, deixei 3 e já considero deixar apenas 1.  ;)

Mas como seu computador tem menos RAM, teste o valor 10 e vá deixando ele maior ou menor de acordo com os resultados. Se me ocorrer mais alguma dica que pode ser útil para resolver o problema, posto novamente.

Edit:
Não acho que vá adiantar pois você já tentou muitas coisas, mas...  :(
Outra coisa: o Windows XP é leve, antigo e vai rodar com menos RAM, deixe menos para fazer os testes.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 15:30 por Willder »

Offline eliasbyr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #22 Online: 29 de Agosto de 2012, 15:35 »
Pelo que vi no histórico das mensagens aqui, a máquina em questão não tem muitas condições de ter o VirtualBox instalado. Principalmente no que se diz respeito à memória RAM.
Há tempos atrás eu usei o VirtualBox, com o intuito de fazer um remaster do Ubuntu (tem tópico sobre ele no fórum, inclusive - procurem por "Ubuntu minimalista"). Aloquei 512MB de RAM para esse objetivo - e o meu PC de mesa tem 4GB de RAM. Ainda assim tudo funcionava lento, tanto o "PC real" como a máquina virtual; o que me levou a crer desde então que quem quer rapidez e perfeição de execução tanto no computador verdadeiro como na(s) máquina(s) virtual(is), simultaneamente, precisa de, pelo menos, 8GB de RAM e processador à altura (Core i5, no mínimo). Podendo ser 16GB de RAM e Core i7, melhor.
Logo, não acredito que dê para esperar milagres no VirtualBox, no VMWare e em qualquer ferramenta semelhante, considerando a configuração da maioria dos PCs atuais.

Então Eliseu, entendo o que está falando. a minha dúvida sobre isso , é poque eu tenho xp nesse mesmo pc em outro hd, e nele instalei o virtual box e funciona normal, consome + ou - 1 gb de memória dos 2 gb que o pc tem, mas funciona. só no ubuntu que não... então o virtual box exige mais memória pra funcionar no ubuntu?
elias

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #23 Online: 29 de Agosto de 2012, 19:40 »
Vc pode tentar ver qual arquivo esta sobrecarregando com o monitor de sistemas que é modo gráfico ou com o comando top no terminal, deixe um deles aberto em um lado da tela e no outro abra o virtual box, se a tela fica preta vc vai ter que ser rapido para olhar qual processo subiu demais ou mesmo tirar uma foto com o celular ou camera.

Outra opção seria gerar algum tipo de log do sistema, primeiro teria que limpar os logs antigos e depois fazer o teste, mas na parte de log já não posso ajudar que não sei ao certo como faria, mas é uma possibilidade, esperar que alguém com conhecimento nessa parte possa ajudar.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline eliasbyr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #24 Online: 30 de Agosto de 2012, 01:31 »


Na época do meu Dual Core com 2GB de RAM já deixei duas máquinas rodando o Windows XP com 512 de RAM cada, no Windows 7, ficava lento, mas não trava.

eliasbyr, mais uma dica para caso você queira tentar: a swap do Ubuntu atrapalha um pouco quando algum programa tenta usar muita RAM, mesmo que seu computador esteja com RAM sobrando, ela é usada muito precipitadamente e faz os computadores darem uma congelada, que podem também serem confundidas com uma 'travada' dependendo de quando da swap o sistema vá usar.

Recomendo que veja esse artigo para entender melhor, segindo ele na pior das hipóteses você vai deixar o sistema mais estável por usar o disco só quando for realmente necessário.

No artigo, o valor recomendado é 10. Aqui, deixei 3 e já considero deixar apenas 1.  ;)

Mas como seu computador tem menos RAM, teste o valor 10 e vá deixando ele maior ou menor de acordo com os resultados. Se me ocorrer mais alguma dica que pode ser útil para resolver o problema, posto novamente.

Edit:
Não acho que vá adiantar pois você já tentou muitas coisas, mas...  :(
Outra coisa: o Windows XP é leve, antigo e vai rodar com menos RAM, deixe menos para fazer os testes.

Olá Willder. O artigo é ótimo, gostei. mas não deu resultado. Fiz os testes com vários valores a partir de 10. Já alterei os valores de memória para menos, nada também. essa é a última imagem do pc depois dos testes. Desculpe a má qualidade da imagem, as mensagens se repetem onde tem a luz do flash. http://img42.imageshack.us/img42/4715/pcerrovbx3.jpg .
elias

Offline eliasbyr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #25 Online: 30 de Agosto de 2012, 01:38 »
Vc pode tentar ver qual arquivo esta sobrecarregando com o monitor de sistemas que é modo gráfico ou com o comando top no terminal, deixe um deles aberto em um lado da tela e no outro abra o virtual box, se a tela fica preta vc vai ter que ser rapido para olhar qual processo subiu demais ou mesmo tirar uma foto com o celular ou camera.

Outra opção seria gerar algum tipo de log do sistema, primeiro teria que limpar os logs antigos e depois fazer o teste, mas na parte de log já não posso ajudar que não sei ao certo como faria, mas é uma possibilidade, esperar que alguém com conhecimento nessa parte possa ajudar.

Abraço.

prsc. não consigo visualizar qual processo sobrecarrega, o pc simplesmente apaga no momento que tento iniciar uma máquina. o log seria uma saída, mas não sei como fazer. veja a última imagem da tela que aparece. me desculpe a má qualidade, a mensagem se repete onde tem a luz do flash. http://img42.imageshack.us/img42/4715/pcerrovbx3.jpg .
elias

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #26 Online: 30 de Agosto de 2012, 23:50 »
Vi pela foto que fica travando o tal de modem-manager, não sei ao certo se é isso que está causando o travamento mesmo e procurei sobre isso e encontrei um tutorial de retirar algumas coisas inúteis do sistema, e tem bem lá embaixo do artigo esse modem-manager  para remover.

Olhe bem o artigo e pode desinstalar coisas que vc não use, e acho que pode desinstalar esse modem-manager "acho!!!" se alguém tiver alguma opinião contrária que poste, mas creio que não vai ter problema em remover.

http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=24&t=1642

Dá uma estudada nisso e caso remova e der o travamento veja qual processo desta vez fica aparecendo como vc fez anteriormente.

Obs: Não precisa seguir ao pé da letra o tutorial, retire o que realmente achar desnecessário.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline eliasbyr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #27 Online: 02 de Setembro de 2012, 22:21 »
Olá prsc, desculpe a demora pra responder. fiz esse teste do modem mananger, removi ele , e o erro continua. Resolvi fazer o que me disse antes, instalar um sistema anterior. testei a 10.04 e a 10.10.  já havia dito que já tinha usado essas versões, e que dava esse erro. mas quis comprovar por que antes os efeitos do compiz não funcionavam, e agora nessa versão 12.04 funciona. novamente sem sucesso. não funciona por nada. vou desistir por enquanto da virtualização no ubuntu.  estou com a 10.10 agora, gosto dela, mas o compiz trava o pc, a tela congela e só reiniciando ,o que não acontece com a 12.04. estou pensando em testar a 11.04, mas vou ver ainda . agradeço a sua ajuda até agora e a todos que deram suas dicas. muito importante o apoio de vocês.

Abraço.
elias

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #28 Online: 03 de Setembro de 2012, 20:14 »
Olá prsc, desculpe a demora pra responder. fiz esse teste do modem mananger, removi ele , e o erro continua. Resolvi fazer o que me disse antes, instalar um sistema anterior. testei a 10.04 e a 10.10.  já havia dito que já tinha usado essas versões, e que dava esse erro. mas quis comprovar por que antes os efeitos do compiz não funcionavam, e agora nessa versão 12.04 funciona. novamente sem sucesso. não funciona por nada. vou desistir por enquanto da virtualização no ubuntu.  estou com a 10.10 agora, gosto dela, mas o compiz trava o pc, a tela congela e só reiniciando ,o que não acontece com a 12.04. estou pensando em testar a 11.04, mas vou ver ainda . agradeço a sua ajuda até agora e a todos que deram suas dicas. muito importante o apoio de vocês.

Abraço.

Uma pena não conseguir solucionar seu problema, realmente não faço ideia o que poderia ser, suspeitas sempre tem alguma, mas certeza não.
Uma coisa que notei, aconteceu comigo final de semana, o ubuntu parece mais sensível a falhas de hardware, porque atualizei meu sistema e quando reiniciei bummm, não iniciava mais, o windows ia bem, o linux mint ia bem, mas o ubuntu de jeito algum.
Desinstalei driver de video e tudo, então resolvi formatar e acredite o ubuntu não iniciava para instalar, até que resolvi colocar o video pela placa onboard e pronto, ai foi formatado e inclusive a tela inicial quando o ubuntu está carregando com a placa off não ajustava a imagem corretamente e a onboard ajustou perfeito, e eu sei que essa minha placa de video já não andava bem das pernas, por isso falo que o ubuntu é mais sensível e nota algo de errado.

Já no teu caso quem sabe seja algo do tipo, ou até mesmo o driver de video que em certas coisas funciona bem mas outras não.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Willder

  • Visitante
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #29 Online: 03 de Setembro de 2012, 22:32 »
PRSC a verdade é que o Ubuntu anda muito bugado, e logo uma LTS que devia ser rápida e estável está sofrendo com problemas que beiram o ridículo.