Autor Tópico: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.[ Resolvido ]  (Lida 40293 vezes)

Offline eliasbyr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #30 Online: 04 de Setembro de 2012, 08:14 »
Também acho que seja o hardware, e que o ubuntu exija mais dele. Mas ando fazendo uns testes aqui. Instalei a 10.10 e atualizei pra 11.04. Testei a VMware player ontem, e que também andou travando mas pra minha surpresa, ela ligava sem nenhuma mídia de instalação, o que não acontecia com virtual box. com os testes eu consegui iniciar com a iso do ubuntu(12.04), precisei ativar a função ( Enable VMware paravirtual kernel suport ) e ai sim carregou. Infelizmente com o xp , não há esse suporte, e com ele trava, tanto com a iso como pelo driver de cd/dvd. Será então algum problema de kernel? já ouvi falar muito disso, mas não tenho conhecimento sobre o kernel.

Abraço.
elias

Willder

  • Visitante
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #31 Online: 05 de Setembro de 2012, 01:19 »
Também acho que seja o hardware, e que o ubuntu exija mais dele. Mas ando fazendo uns testes aqui. Instalei a 10.10 e atualizei pra 11.04. Testei a VMware player ontem, e que também andou travando mas pra minha surpresa, ela ligava sem nenhuma mídia de instalação, o que não acontecia com virtual box. com os testes eu consegui iniciar com a iso do ubuntu(12.04), precisei ativar a função ( Enable VMware paravirtual kernel suport ) e ai sim carregou. Infelizmente com o xp , não há esse suporte, e com ele trava, tanto com a iso como pelo driver de cd/dvd. Será então algum problema de kernel? já ouvi falar muito disso, mas não tenho conhecimento sobre o kernel.

Abraço.
Qual você versão do Kernel usa?

Eu acho que não é a fonte do problema pois você começou com a versão 12.04 e já testou versões mais antigas, cada um com um Kernel diferente por padrão...

Offline eliasbyr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.
« Resposta #32 Online: 05 de Setembro de 2012, 10:44 »
É verdade. mas esse é o atual kernel ( 2.6.38-15-generic ). ubuntu 11.04. Deve ser hardware mesmo, no xp que esta instalado no outro hd, o   VMware trava o pc. mas com o virtual box funciona.

Abraço.
elias

Offline eliasbyr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.[ Resolvido ]
« Resposta #33 Online: 05 de Setembro de 2012, 15:04 »
Olá a todos. Finalmente consegui virtualização no meu ubuntu 11.04  :D . Instalei o VMware player e percebi que ela iniciava uma maquina virtual sem ter uma mídia de S.O. o que não acontecia com o virtual box. Fiz vários testes até conseguir iniciar com uma iso do ubuntu 12.04, bastando apenas ativar a opção ( Enable VMware paravirtual kernel suport ). E para a iso do xp , tive que mudar a opção de processador: em Virtualization Engine , mudei para Binary translation, o programa alerta quanto a mudança nessa opção, mas pode ignorar. Sem essas alterações o pc travava mesmo. Muito feliz por ter conseguido.
Agradeço novamente a todos que me apoiaram nesse problema. Se alguém já passou por isso, talvez essa seja uma solução.

Abraço a todos. ;)
« Última modificação: 05 de Setembro de 2012, 15:07 por eliasbyr »
elias

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.[ Resolvido ]
« Resposta #34 Online: 05 de Setembro de 2012, 19:04 »
Que bom, solucionou então.

Mas uma dúvida, vc falou que o virtualbox não inicia por imagem é isso?
Ele tem sim suporte a imagem sem precisar de cd ou dvd gravado, se foi isso que entendi.
Derrepente no virtualbox tenha algo para optimizar também como vc fez no VMware, uma coisa que tenho certeza que tem que mudar no virtualbox é na parte de processador, habilitar Pae/nx no caso de linux, já no windows não precisa estar marcado isso.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline eliasbyr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.[ Resolvido ]
« Resposta #35 Online: 05 de Setembro de 2012, 22:59 »
Que bom, solucionou então.

Mas uma dúvida, vc falou que o virtualbox não inicia por imagem é isso?
Ele tem sim suporte a imagem sem precisar de cd ou dvd gravado, se foi isso que entendi.
Derrepente no virtualbox tenha algo para optimizar também como vc fez no VMware, uma coisa que tenho certeza que tem que mudar no virtualbox é na parte de processador, habilitar Pae/nx no caso de linux, já no windows não precisa estar marcado isso.

Abraço.
Então prsc, o que eu quiz dizer é que o virtual box, depois de criada a maquina virtual, sem colocar uma mídia de S.O, seja uma iso ou pelo driver cd/dvd físico do pc, ele inicia mas não carrega nada porque não tem um S.O lá certo ? a mesma coisa com o VMware. Acontece que com o VMware se eu não colocasse um S.O pra instalar, ele iniciava normalmente, não carregava nada por não ter um S.O, mas não travava o pc. Era colocar um S.O que travava o pc. O que não acontecia com o virtual box, com S.O ou sem S.O, ele travava o pc. Com as configurações que fiz no VMware, ai sim deu certo, tá tudo funcionando, já até instalei o xp, até agora tudo normal. Mas pelo que você me falou, vou tentar essa configuração com virtual box, é bem capaz de ser configuração mesmo.
Obrigado.

Abraço.
elias

Offline eliasbyr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Virtual box trava pc ao iniciar uma maquina.[ Resolvido ]
« Resposta #36 Online: 06 de Setembro de 2012, 00:38 »
Fiz o teste com virtual box e também deu certo  ;D . O problema estava na configuração. No virtual box ficou assim: Ir em Sistema -> Processador -> marcar a opção Habilitar PAE/NX. Depois em Aceleração -> Desmarcar a opção Habilitar VT-x/AMD-V . Tudo funcionando agora.

Abraço a todos.
elias