Autor Tópico: dicas servidor de backup bacula(Resolvido)  (Lida 10886 vezes)

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
dicas servidor de backup bacula(Resolvido)
« Online: 24 de Agosto de 2012, 10:12 »
Olá pessoal. Tenho um servidor e estou com duvidas de como fazer a instalação e configurações adequadas para fazer o backup do meu servidor de arquivos.
Gostaria da ajuda de voces.
Aguardo.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2012, 21:56 por Emmers »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: dicas servidor de backup bacula
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2012, 10:51 »
Olá Emmers,

Eu costumo fazer o backup dos servidores para um segundo HD, reservado apenas pra isso. Com o bacula instalado, crio um pool de backup em disco, com vários volumes de backup, em torno de 20 ou 30, entre 1 e 10GB cada [o bacula faz a criação dos volumes conforme sua necessidade].

Não esqueça de dimensionar esse HD de forma a ter um espaço 2 ou 3 vezes maior que a sua quantidade de dados, de forma que você possa manter mais de um backup full, além dos vários backups diferenciais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: dicas servidor de backup bacula
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2012, 13:45 »
Seria muito bom usar outro hd. Mas no meu caso, eu quero usar o mesmo hd. Criar apenas uma pasta e fazer o backup dos arquivos do meu servidor de arquivos.
Eu queria saber como eu poço fazer isso. As configurações de todos os arquivos. Pois eu não entendo nada das configurações.
Outra coisa pq q agora ta dando o erro "O console de comandos do Bácula /etc/bacula/bconsole não pôde comunicar com o Bacula director. Confirme se a sua senha /etc/bacula/bconsole.conf está correta." quando reinicio pelo webmin??
Aguardo.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, 14:08 por Emmers »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: dicas servidor de backup bacula
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2012, 14:07 »
Cara, tente seguir o "How To" do site do Bacula. Foi a partir de lá que eu fiz a configuração.

PS: Recomendo fortemente que você não faça o backup na própria unidade. Dois motivos: primeiro, se vc perder esse HD, perde tudo. Segundo, vc vai reduzir seu espaço disponível pros dados a menos de um terço do total...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: dicas servidor de backup bacula
« Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2012, 15:56 »
e sobre o erro o "O console de comandos do Bácula /etc/bacula/bconsole não pôde comunicar com o Bacula director. Confirme se a sua senha /etc/bacula/bconsole.conf está correta. Esse é o erro do webmin quan reinicio o serviço. O erro do terminal é

root@servidor:~# invoke-rc.d bacula status
bacula-sd (pid 2526) is running...
bacula-fd (pid 2536) is running...
bacula-dir dead but pid file exists
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, 16:56 por Emmers »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: dicas servidor de backup bacula
« Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2012, 17:35 »
provavelmente algum erro na configuração do serviço "director". Se não me engano há um log específico dele, veja se o encontra, poste aqui as 10 últimas linhas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: dicas servidor de backup bacula
« Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2012, 08:59 »
consegui ver o q era!!!
era uma linha que tava errado no bacula-dir.conf
  dbname = "bacula"; dbuser = "root"; dbpassword = "senha".
A senha tem que ser a mesma quando agente cria a base de dados do bacula na parte de instalação.

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: dicas servidor de backup bacula
« Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2012, 10:33 »
To em duvida nas configurações para fazer bakup do meu próprio servidor.
Alguem poderia me ajudar???

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: dicas servidor de backup bacula
« Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2012, 11:38 »
O servidor tem que ter um "file agent" (bacula-fd) ativo, pra ler os arquivos de origem.

Daí você vai criar um "file set" no arquivo de configuração do bacula-director dizendo quais arquivos vão ser backupeados, e um job (no mesmo arquivo) pra dizer quando esse backup vai ser executado (e com qual periodicidade).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: dicas servidor de backup bacula
« Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2012, 09:13 »
Certo aqui funcionou direitinho. Agora quais as formas de backup que voce aconselha. Backups differential, incremental, full???

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: dicas servidor de backup bacula
« Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2012, 09:26 »
TODAS. Cada uma tem seu momento. Aliás, a programação default já faz assim: backup full mensal, diferencial uma vez por semana, incremental diário.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: dicas servidor de backup bacula
« Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2012, 10:34 »
O full no caso que voce ta dizendo é só uma vez por mes??

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: dicas servidor de backup bacula
« Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2012, 10:41 »
Cara, depende do seu volume de dados, ou do quanto seus dados sejam alterados... mas é uma boa política: backup full mensal, diferencial semanal, incremental diário.

Falar nisso, você sabe o que são esses nomes? Backup Full, Backup Diferencial, Backup Incremental?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Emmers

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: dicas servidor de backup bacula
« Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2012, 11:00 »
Sim sei o que são. É pq os exemplos que agente pega na net variam muito de um para outro.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: dicas servidor de backup bacula
« Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2012, 11:13 »
Então vc sabe que não há backup diferencial ou incremental sem um backup full anterior. ;)

Então... lá no serviço a gente faz um backup full semanal, e um diferencial diário (aliás noturno), pq há muitas alterações, e a gente ainda replica todos os dados das filiais pra lá, pra jogar o backup em fita.

Vc precisa então ver qual é a taxa de alteração dos seus dados, pra projetar a rotina de backup.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D