Autor Tópico: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?  (Lida 6542 vezes)

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Online: 24 de Agosto de 2012, 16:08 »
Olá, amigos.
Sou bem leiga em matéria de S.O Linux. Gostaria de ter uma dúvida esclarecida. O meu Notebook está em rede com meu desktop, via wifi/wireless. Há um vírus em minha máquina do desktop. Gostaria de saber se tal vírus pode infectar o meu Notebook com Ubuntu 10.04.
Grata, antecipadamente, pela resposta.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:10 »
Em tese, máquinas com Linux não são afetadas por virus.

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:23 »
Nem quando as máquinas com Linux estão em rede com um desktop infectado, Eliseu?

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:25 »
Nem assim. Mas como sempre é bom tomar cuidado com as páginas visitadas na Internet, com arquivos baixados de e-mails, etc., pois muito da segurança de um PC vem do próprio usuário.

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:32 »
Eu não tenho Firewall em meu Linux porque me disseram que não era necessário instalá-lo em um sistema Linux. Que eu saiba, são os firewall que avisam quando um site é inseguro ou infectado. Correto? Quanto a abrir arquivos anexos de e-mails, então é possível contaminar um Ubuntu quando abrimos arquivos com vírus? Eu acho difícil avaliar quando um e-mail possui anexos infectados.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:37 »
Como eu falei, sistemas Linux em tese não são infectados por ameaças como virus, spyware, etc. O que não significa que não se deva tomar cuidado.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:39 »
Lídia,

Antivírus é desnecessário. Firewall é uma boa pois bloqueia tentativas de acesso.
No seu caso o vírus (worn) nem conseguiria testar sua máquina.

Vírus por e-mail são feitos para Windows (não tenho conhecimento de ameaça para Linux). Não há perigo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:46 »
Agente,

Estou entendendo que eu devo instalar um Firewall, então? No caso do meu desktop, o vírus é um spyware e eu descobri que mesmo eu mandando mensagens de e-mail pelo meu Note com Ubuntu, os "spiers" lêm meus e-mails. Eu estava sentindo segurança de usar meu Note com Ubuntu para acessar meu banco, por exemplo, mas estava enganada. Agora, tenho que sair de casa pra acessar meu banco em outro lugar.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:50 »
Para instalar o firewall: $ sudo apt-get install gufw
Veja como configurar.
Usuário Linux- 449417

Willder

  • Visitante
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2012, 17:04 »
Olá Lídia,

Um vírus para o Windows não pode afetar o Linux. São sistemas diferentes e uma brecha de segurança de um sistema não poderia afetar o outro.

Não existe sistema 100% seguro, mas o Linux não sofre com problemas de segurança como ocorre no Windows, vírus que afetam o Linux ainda são muito raros.

Eu recomendaria você usar uma boa ferramenta para Windows para remover a ameaça do seu desktop Windows, mas não se preocupe pois o vírus não vai afetar seu Ubuntu.

A tarefa de um Firewall tanto no Windows como no Linux ou em qualquer sistema é filtrar conexões feitas pelo sistema e pelos aplicativos instalados no mesmo, impedindo conexões perigosas, como por exemplo conexões de programas desconhecidos ou até mesmo de um sistema infectado. Entenda por conexões perigosas uma requisição de um determinado programa para enviar/receber dados da internet.

Já a tarefa de bloquear vírus que são espalhados por emails ou programas é de um antivírus, mas como o agente100gelo disse, não há conhecimento de ameaça desse tipo para Linux.

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2012, 17:09 »
Muito obrigada, Local100, Agente100 e Eliseu por me ajudarem.

Local100, eu nunca usei o Terminal porque sou leiga, mas vou guardar as suas instruções e chamar um técnico pra instalar o Firewall pra mim.
O meu desktop tem o Ruindows e já fiz de tudo pra impedir entrada de vírus, desde formatar a máquina, comprar uma máquina nova e muito mais. O meu penúltimo micro ficou 15 dias com um engenheiro da computação e ele não encontrou nada, o que é muito estranho porque o vírus está lá e agora aqui no meu Note com Ubuntu também:-(((.
Grata, mais uma vez a todos vocês.
Um grande abraço.

P.S.: Se a instalação do Firewarll não resolver, eu volto aqui de novo, se não for incômodo pra vocês.

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2012, 17:12 »
Olá Winder e obrigada por responder.

Então, como será que o vírus do desktop com Rwindos infectou o meu Note com Ubuntu??

Willder

  • Visitante
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2012, 17:15 »
[...]No caso do meu desktop, o vírus é um spyware e eu descobri que mesmo eu mandando mensagens de e-mail pelo meu Note com Ubuntu, os "spiers" lêm meus e-mails. Eu estava sentindo segurança de usar meu Note com Ubuntu para acessar meu banco, por exemplo, mas estava enganada. Agora, tenho que sair de casa pra acessar meu banco em outro lugar.
Lídia, vamos em um exemplo que aconteceu com uma amiga minha. O computador com Windows dela foi infectado e a senha do email dela foi roubada, e passou há enviar spam, ou seja mensagens para os contatos dela, em geral com o intuito de infectar mais pessoas e roubar seus dados.

Mesmo que ela mudasse para o Ubuntu, a senha dela já havia sido roubada e portanto o email dela continuaria enviando essas mensagens, e o vírus poderia continuar monitorando as mensagens que ela fosse enviar, etc etc.

É como eu já disse, remova com uma boa ferramenta de segurança o vírus do seu Windows ou peça para um técnico fazer isso, mas não se preocupe pois o vírus não vai poder afetar seu Ubuntu, mas se por exemplo você tiver acessado seu banco com o Windows infectado, não vai adiantar, seus dados podem ter sido comprometidos e acessar ele pelo Ubuntu provavelmente já não adiantaria.

Ah, eu também recomendaria você atualizar seu Ubuntu para a versão 12.04.

Espero ter ajudado!  ;D

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2012, 17:16 »
Lembrando que o pessoal sempre confude uma coisa.

Virus de email, sistemas web, etc... ficam nas nuvens (cloud) ou seja se você teve seu email infectado em qualquer máquina do mundo que você entrar ele estará lá com infecção enviando emails falsos para outros contatos e contaminando um a um. Neste nenhum sistema operacional, antivirus ou firewall não tem nada a ver, o que aconteceu foi porque ela clicou em um link que habilitava tal função (scripts maliciosos). Basta ela trocar a senha. Este tipo de coisa acontece muito em emails gratuitos, orkut e facebook e demais redes sociais.

Outro tipo de virus é o que se aloja no sistema operacional, e fica lá roubando dados e transmitindo ao servidor (hacker) tudo que o cara faz, ou tentando corromper o sistema para ficar inutilizado, este tipo o S.O Linux é imune.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2012, 17:19 por clockworklinux »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2012, 17:26 »
Muito obrigada, Local100, Agente100 e Eliseu por me ajudarem.

Local100, eu nunca usei o Terminal porque sou leiga, mas vou guardar as suas instruções e chamar um técnico pra instalar o Firewall pra mim.
O meu desktop tem o Ruindows e já fiz de tudo pra impedir entrada de vírus, desde formatar a máquina, comprar uma máquina nova e muito mais. O meu penúltimo micro ficou 15 dias com um engenheiro da computação e ele não encontrou nada, o que é muito estranho porque o vírus está lá e agora aqui no meu Note com Ubuntu também:-(((.
Grata, mais uma vez a todos vocês.
Um grande abraço.

P.S.: Se a instalação do Firewarll não resolver, eu volto aqui de novo, se não for incômodo pra vocês.

Olá colega, você pode instalar o firewall pela central de programas do Ubuntu, não me lembro muito do 10.04, mas é só verificar na caixa de pesquisa e digitar:  gufw
e mande instalar.Não precisa usar o terminal.
Usuário Linux- 449417