Autor Tópico: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?  (Lida 6541 vezes)

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #15 Online: 24 de Agosto de 2012, 17:29 »
Muito obrigada, Local100, Agente100 e Eliseu por me ajudarem.

Local100, eu nunca usei o Terminal porque sou leiga, mas vou guardar as suas instruções e chamar um técnico pra instalar o Firewall pra mim.
O meu desktop tem o Ruindows e já fiz de tudo pra impedir entrada de vírus, desde formatar a máquina, comprar uma máquina nova e muito mais. O meu penúltimo micro ficou 15 dias com um engenheiro da computação e ele não encontrou nada, o que é muito estranho porque o vírus está lá e agora aqui no meu Note com Ubuntu também:-(((.
Grata, mais uma vez a todos vocês.
Um grande abraço.

P.S.: Se a instalação do Firewarll não resolver, eu volto aqui de novo, se não for incômodo pra vocês.

Olá colega, você pode instalar o firewall pela central de programas do Ubuntu, não me lembro muito do 10.04, mas é só verificar na caixa de pesquisa e digitar:  gufw
e mande instalar.Não precisa usar o terminal.

Correto.

Depois só girar a chavezinha para ON (laranja)
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #16 Online: 24 de Agosto de 2012, 17:33 »
Willder,

Posso pular do Ubuntu 10.04 para o 12 sem problemas ou eu preciso instalar cada versão primeiro, uma a uma até chegar na última?


Willder

  • Visitante
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #17 Online: 24 de Agosto de 2012, 17:43 »
Willder,

Posso pular do Ubuntu 10.04 para o 12 sem problemas ou eu preciso instalar cada versão primeiro, uma a uma até chegar na última?


O recomendado é você fazer uma instalação "limpa", ou seja baixar a última versão, gravar em um DVD virgem e depois formatar o seu note, mas acho que você pode atualizar direto para a versão 12.04, mas deixo isso com os mais experientes pois sou novato no mundo Linux.

Mas note que em uma atualização sempre há o risco de algo sair errado, o sistema não funcionar como deveria, etc. Isso é como no Windows, por exemplo você pode atualizar do Windows Vista para o Windows 7, mas não pode atualizar do Windows XP (anterior ao Vista) para o Windows 7, e mesmo atualizando do Vista para o 7 há riscos de problemas.

Caso tenha dúvidas de como formatar, é só perguntar, é muito simples e estamos aqui para isso.  ;D

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #18 Online: 24 de Agosto de 2012, 17:51 »
Parece que consegui instalar o Firewall.

Há uma caixinha para configuração que dá 2 opções. Está assim: Firewall: instalado. Status: On. E abaixo: Incoming: Deny, Outgoing: Allow.
Devo configurar o "Outgoing" para "Deny"?

P.S.: Willder, você e todos estão me ajudando muito. Obrigada. Só gostaria de saber se posso instalar a última versão do Ubuntu 12 direto, sem ter que passar pelas versões intermediárias, sem problemas.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #19 Online: 24 de Agosto de 2012, 17:52 »
Olha colega, a tua versão 10.04 é de longo prazo de suporte(LTS) , que terminará em abril de 2013, fique até lá com essa e , depois, é só atualizar direto para a 12.04 que também é LTS(suporte longo e agora de 5 (cinco) anos, irá até abril de 2017.
Usuário Linux- 449417

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #20 Online: 24 de Agosto de 2012, 17:55 »
Desculpem a duplicidade de envio de mensagens. Achei que minhas mensagens não estavam sendo enviadas. Só agora descobri que elas, bem como suas respostas, estão em uma segunda páginas. Desculpem.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #21 Online: 24 de Agosto de 2012, 17:57 »
Desculpem a duplicidade de envio de mensagens. Achei que minhas mensagens não estavam sendo enviadas. Só agora descobri que elas, bem como suas respostas, estão em uma segunda páginas. Desculpem.
OK, vou excluir a mensagem duplicada, outra coisa,  o firewall estando habilitado, ligado já está legal.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2012, 18:01 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #22 Online: 24 de Agosto de 2012, 18:01 »
Se quisesse habilitar o firewall sem instalar nada bastava apenas um comando no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo ufw enable
Digita a senha, da <Enter> e pronto. Habilitado desde a inicialização.

Para conferir:

Código: [Selecionar]
sudo ufw status
Dá <Enter> e confere.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Willder

  • Visitante
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #23 Online: 24 de Agosto de 2012, 18:10 »
Bem, sobre atualizar o Ioca100 já respondeu, você pode atualizar direto para a 12.04, e em caso de querer fazer uma formatação para ter certeza que não vai acontecer problemas você não precisa se preocupar com instalar todas as versões, a formatação paga todos os dados do disco, ou seja bastaria fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos, formatar, instalar o sistema e depois copiar os seus arquivos novamente.

Se quisesse habilitar o firewall sem instalar nada bastava apenas um comando no terminal:
[...]
Calma jkmsjq, a menina é novata, usar o Terminal é simples mas com interface é bem mais amigável.

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #24 Online: 24 de Agosto de 2012, 18:17 »
Muito obrigada a todos vocês, amigos.

Todos me ajudaram, mas voltarei caso não consiga resolver o problema do vírus e se vocês puderem me ajudar, novamente, se necessário, ficarei imensamente agradecida.

Você me ajudou também, Willder.   ;D

E Clockworklinux: Gott segne euch für eure Hilfe  :D

Desculpe se deixei de agradecer alguém.

Willder

  • Visitante
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #25 Online: 24 de Agosto de 2012, 18:29 »
Muito obrigada a todos vocês, amigos.

Todos me ajudaram, mas voltarei caso não consiga resolver o problema do vírus e se vocês puderem me ajudar, novamente, se necessário, ficarei imensamente agradecida.

Você me ajudou também, Willder.   ;D

E Clockworklinux: Gott segne euch für eure Hilfe  :D

Desculpe se deixei de agradecer alguém.
Volte sempre!

E qualquer dúvida é só perguntar. Acho que o problema com o vírus não deve ser tratado aqui por ser um vírus para o Windows e esse ser um fórum do Ubuntu, caso queira tentar sozinha me envie uma MP que eu posso tentar lhe ajudar por email, mas como você é novata recomendo pedir para um técnico ou algum amigo/familiar fazer isso.

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #26 Online: 24 de Agosto de 2012, 18:42 »
Willder,

Vou aceitar a sua ajuda, mas antes irei trocar minhas senhas e se eu demorar alguns dias pra entrar em contato, será porque talvez seja melhor o técnico entrar em contato. Não sei ainda. O meu técnico já me avisou que está ocupadíssimo, mas sei que, quando ele puder, ele virá aqui me ajudar. Se ele demorar pra vir, eu mesma entro em contato, ok?

Thanks & God bless you and all.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #27 Online: 24 de Agosto de 2012, 18:47 »
Troque as senhas a partir do Ubuntu e não as digite mais no windows.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Willder

  • Visitante
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #28 Online: 24 de Agosto de 2012, 18:49 »
Willder,

Vou aceitar a sua ajuda, mas antes irei trocar minhas senhas e se eu demorar alguns dias pra entrar em contato, será porque talvez seja melhor o técnico entrar em contato. Não sei ainda. O meu técnico já me avisou que está ocupadíssimo, mas sei que, quando ele puder, ele virá aqui me ajudar. Se ele demorar pra vir, eu mesma entro em contato, ok?

Thanks & God bless you and all.
Acho que mensagens em inglês ou outro idioma são contra as regras do fórum, ok?  ;D

Sim, troque as senhas e sinta-se a vontade para entrar em contato caso seu técnico demore e você ache melhor tentar sozinha, mas entre em contato por MP aqui no fórum primeiro.

Até mais e boa sorte com o problema no seu desktop.

Offline Lídia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Há total segurança contra vírus no Ubuntu?
« Resposta #29 Online: 24 de Agosto de 2012, 19:02 »
Willder,

Mas se eu lhe enviar uma MP agora, os "spiers" verão. Por isso estou preferindo trocar as senhas no micro do meu vizinho ou em outro local primeiro. Ah, desculpe. Eu não sabia que era contra as regras do fórum escrever mensagens em outra língua. Você tem certeza disso?
Eu apenas quis fazer uma "brincadeirinha", mas com mensagem Verdadeira, com o Clockworklinux, em alemão e aí eu continuei em inglês com os demais. Desculpe.