Olá, amigos.
Sou bem leiga em matéria de S.O Linux. Gostaria de ter uma dúvida esclarecida. O meu Notebook está em rede com meu desktop, via wifi/wireless. Há um vírus em minha máquina do desktop. Gostaria de saber se tal vírus pode infectar o meu Notebook com Ubuntu 10.04.
Grata, antecipadamente, pela resposta.
Com relação ao seu windows já tentou instalar uma versão trial (válida por 30 dias) de um bom antivírus/firewall tipo:
GData internet security 2013 ou
Kaspersky internet security 2012 atualizar sua lista de vírus e depois varrer o disco completo do seu PC Desktop. Para finalizar instalar a versão trial do
Malwarebytes e fazer uma varredura final com ele também, isso após atualizar seu banco de dados, após os antivírus?
Isso já ajudaria na desinfeção do seu Windows. Depois pelo linux você troca todas as senhas de sites que costuma usar.
Como os colegas informaram você não fica infectada pelos vírus para windows no seu Ubuntu/linux e mesmo que eles funcionem no linux teriam que ter permissão para execução e modificação no seu linux e por padrão essas atividades são protegidas por senha de root.
Com relação ao firewall do Ubuntu não acho que o que foi falado pelo
jkmsjq seja assustador por ele falar em terminal. Na verdade falar em instalar e ativar o firewall pelo
gufw, procurar botão de tal cor é até mais complicado. No caso do
jkmsjq é mais direto:
sudo ufw enable [Enter]
e o firewall interno do Ubuntu já estará ativo. O outro comando é só para ver o
status dele. Se está ativo ou não:
sudo ufw status [Enter]
A facilidade do
gufw, que é uma interface gráfica para o
ufw, está mais para a manipulação de regras. Ativação no terminal via
ufw é mais rápida e prática com um simples comando que pode ser copiado e colado no terminal que se abre com as teclas de atalho
Ctrl+Alt+t.
Agora a ativação do ufw ainda não está completa, mas aí acho que complica um pouquinho pois falta o bloqueio do
icmp echo, que pelo terminal seria assim o procedimento:
sudo ufw disable [Enter]
sudo gedit /etc/ufw/before.rules [Enter]
No arquivo de texto que abrir troque a linha (na verdade o que foi destacado em
negrito):
-A ufw-before-input -p icmp --icmp-type echo-request -j ACCEPTpor
-A ufw-before-input -p icmp --icmp-type echo-request -j DROPSalve, saia do arquivo e depois:
sudo ufw enable [Enter]
OBS: Lembre-se que nenhum sistema operacional está imune a ataques de engenharia social, phishing que induzem o usuário a erros, então o primeiro nível de segurança está no comportamento do usuário(a).