O Compiz, o gerenciador de composição de janelas usado pelo shell de ambiente de trabalho Unity, agora suporta o OpenGL ES 2.0 além do OpenGL padrão. A versão ES do OpenGL é principalmente usada em sistemas embarcados como o Pandaboard -- o novo recurso no Compiz permite que esses sistemas sejam usados para executar o gerenciador de composição de janelas.
Sam Spilsbury, que é o principal desenvolvedor do Compiz e trabalha para a Canonical, destacou em uma entrada em seu blog pessoal que o projeot estava "um pouco atrasado para essa festa". Os gerenciadores de composição do GNOME e do KDE já trabalham com o cojunto gráfico embarcado. Com a fusão de suporte ao OpenGL ES em sua base de código principal, o Compiz está agora fechando essa lacuna.
Diversos plugins do Compiz tiveram que ser significativamente modificados para que pudessem trabalhar com o OpenGEL Es e alguns deles não são capazes de suportar esse padrão gráfico. Spilsbury afirmou que esses plugins podem ser adaptados se um grande número de usuários apresenter interesse neles.
O Ubuntu 12.10 deve usar essa nova versão do Compiz. Essa mesma versão também está abandonando o ambiente Unity 2D; contudo, o Compiz usuária o LLVMpipe para ser executado em sistemas que não possuem hardware dedicado e capaz de criar gráficos 3D. Agora com o recém-introduzido suporte à versão embarcada do OpenGL, significa que o Unity será capaz de suporte uma ampla gama de sistemas de baixo custo e desempenho.
FONTE: Magazine Linux OnLine