Volta e meia vejo, neste fórum, usuários que reclamam, às vezes até de forma desaforada, de qualquer problema que aparece no Ubuntu.
Bom, hoje eu tive um com o meu Windows 7 Home Premium no dual boot aqui do meu computador.
Liguei o computador, fui ao Windows e havia conexão wireless mas não havia conexão com a internet. Fiz os procedimentos de praxe e nada. Vi no meu smartphone e estava acessando a internet. Por via das dúvidas, vim ao Ubuntu e este também estava acessando. Liguei o netbook e lá estava tudo OK, inclusive no Windows.
Ou seja: o problema era com o Win 7 do meu computador. Vi aquilo que estava ao meu alcance de "usuário especialista" no ícone de rede, no Painel de Controle, etc. Nada! Procurei na internet (via netbook) e as sugestões que deram eu já havia tentado. Cliquei, então, em "Solução de Problemas". Depois de um teste, não resolveu o problema (por sinal, este "solução de problemas" do Windows nunca resolveu nenhum problema meu).
Aí, ele colocou algumas alternativas:
(1) duas dessas alternativas (consultar o site da Microsoft e consultar suporte online) eram impossíveis pois eu não tinha acesso à internet (se eu não tivesse outro computador) sendo que a primeira eu já havia tentado (através do netbook) e não resolveu nada.
(2) recuperar o sistema para um ponto antes da última alteração (legal, né? Sei lá o que poderia acontecer! Eu nem lembro qual foi a última alteração e o problema da internet não ocorreu após uma alteração mas simplesmente apareceu hoje pela manhã.)
E atenção para a 3ª alternativa:
(3) consulte um amigo.
Fiquei, então, imaginando o que diria aquele usuário chato se acontecesse algo parecido no Ubuntu! Para ele, seria a prova definitiva de que o Linux não é sério, nem profissional e mais um monte de coisas.
A verdade é a seguinte: não existe sistema operacional sem problemas. Você tem que usar aquele que atende melhor às tuas necessidades. E considerar, numa boa, que outros se sentem melhor com outros sistemas. Simples assim.