Mas sobre a Restauração do Sistema no Windows 7, acho que você pode tentar ela sem medo, pois os Pontos de Restauração são criados automaticamente no Windows 7 (grandes comilões de espaço em HD...), ou seja é bem provável que exista um de uma semana ou menos por ai e você não saiba.
Cara, quando eu usava Windows essa Restauração do Sistema já me salvou de uns mal bocados... puxa vida.
Acho que esse é o único recurso do Windows que eu queria ver portado pro linux.
Willder e Garfo, eu também já usei a Restauração do Sistema e sei que ela é uma mão na roda mas nunca funciona "redondinha" (pelo menos comigo). Agora mesmo, para resolver este problema, eu a usei. Só que não deu outra: quando o sistema voltou, o Chrome e o LibreOffice, que estavam instalados antes sem problemas, não rodaram, me obrigando a instalá-los novamente. (No Chrome, dava uma mensagem que faltava um módulo no registro -- ou algo assim -- e cancelava. E no LibreOffice eu clicava e simplesmente não acontecia nada, não carregava nem aquela janela inicial.)
Talvez a Rede pode ter sido configurada para IP automático, mas você tenha que colocar o endereço IP para ela funcionar. Problemas no driver de rede também podem ser o causador, ou...
Willder, o problema era com o anti-vírus McAfee, que veio "de brinde" quando comprei o computador da Dell. Desconfiei porque, depois que restaurei o sistema, a internet ficou ativa mas, no boot seguinte, estava inativa de novo. Comparei então as configurações entre este computador, meu netbook e o computador da minha mulher e estavam todos iguais.
Comecei a desconfiar do McAfee. Tentei desativar o firewall e não adiantou. E eu já estava meio de s*** cheio do McAfee (é muito intrusivo -- toda hora dá mensagem pop-up, bota umas "pegadinhas" do tipo que, se você clica, ele te manda para o site para vender um novo módulo, etc.). Então, desinstalei o McAfee e instalei o Avast. E tudo ficou OK.
Valeu a todos pelas palavras e pelas dicas.
Um abraço.