Autor Tópico: Compilar o Kernel para Pentium IV  (Lida 2683 vezes)

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Compilar o Kernel para Pentium IV
« Online: 28 de Agosto de 2012, 21:56 »
Amigos(as) do forum , boa noite a todos !      Estou necessitando compilar o Kernel 3.29 no Ubuntu 12.04 LTS - estou usando o Unity, Compiz, Cairo-dock, entre outros, e tenho um Pentium IV com 3.0mHz e placa de vídeo ATI Radeon HD4650 1GB DDR3 , porém, eu não sei como compilar o Kernel 3.29 para o meu processador !!   Eu li a respeito, que compilando o kernel para o processador específico, há um ganho grande de performance, e eu estou utilizando o sistema de arquivos JFS - Será que alguém poderia me ajudar no passo-a-passo para tentar compilar o Kernel ?    Muito obrigado a todos pela ajuda e atenção !!!    ;)
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, 22:39 por HerbertBJR »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Compilar o Kernel para Pentium IV
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2012, 00:16 »
ola

procure aqui no forum pelo topico kernel omnilash

existem inumeros topicos ensinando a compilar o kernel aqui no forum e na internet


[]'s

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Compilar o Kernel para Pentium IV
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2012, 07:29 »
Amigo,  me desculpe pela falta de conhecimento, mas é que eu sou novo no mundo linux, e eu não sei, o que é o kernel omnilash ?   Obrigado pela ajuda e atenção !

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compilar o Kernel para Pentium IV
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2012, 09:29 »
O nome é "omnislash". Mais detalhes sobre ele na busca.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Compilar o Kernel para Pentium IV
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2012, 16:14 »
E não espere um "ganho grande de performance" só por compilar. Não há mágica.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Compilar o Kernel para Pentium IV
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2012, 17:22 »
Ola herber, entre em contato com o moderador Galactus, a algum tempo atras ele fez um bom trabalho tunando um pentium 4 e com certeza pode lhe dar dicas valiosas sobre como alterar o kernel e sistema de arquivos para desempenho. Depois volte aqui e poste os seus progressos  ;)

Citação do galactus em outro post, talvez ajude;
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Aqui tem um Vídeo de um P4 que configurei com um kernel otimizado para o P4 e o Ubuntu 10.04: http://www.youtube.com/watch?v=OCevVWiZCks

Acho que dá um caldo legal!

Não usaria o 12.04 num P4. Mas se não quiser mudar mesmo, tem que tentar um ambiente leve, como o XFCE do Xubuntu, ou o LXDE do Lubuntu, que seria até melhor neste caso.

No sistema de arquivos iria de JFS. É o que menos consome recursos do processador, deixando o velho P4 tomar conta apenas dos processos do sistema. Aqui tem um Tuto meu sobre o JFS:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74313.0.html


Tenho um tuto defasado sobre compilar kernel para o seu processador, é que as mudanças foram tantas na série 3.x do kernel, que não acompanhei as mudanças. Se quiser dar uma olhada:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,81718.0.html

Lebrando mais uma vez que ele não vai valer para essa séria 3.4 ou 3.5 do kernel Linux! Mas server para aprendizagem!"

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 17:32 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Compilar o Kernel para Pentium IV
« Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2012, 07:44 »
platao, bom dia !   Eu demorei um pouco para responder, porque eu estava realizando algumas tentativas, mas como eu sou bem iniciante inclusive no forum, como eu não sabia que eu teria que ter postado este meu problema em outra seção (de Iniciantes) acabei postando aqui !   Eu acredito que antes de quere compilar algum kernel, eu tenho é que aprender como fazer isto não é ?   É que eu fico ansioso para ver funcionando, porque eu instalei o Ubuntu em meu equipamento, e realmente eu estou gostando demais do mesmo !    Se for necessário, eu cancelo este post e insiro ele na seção certa !   A verdade, é que eu fiquei um pouco perdido !   Eu já havia feito algumas instalações de distribuições anteriores como o Ubuntu 10.04 , o Ubuntu Studio (acho que esse é o nome), o Ubuntu 11.10, e agora o 12.04 - estou lendo bastante a respeito para poder aprender cada vez mais sobre o mesmo, e sobre o mundo Linux que eu gosto muito !   Eu agradeço muito por qualquer tipo de direcionamento sobre o Ubuntu que possam me passar !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Compilar o Kernel para Pentium IV
« Resposta #7 Online: 31 de Agosto de 2012, 11:22 »
Eu agradeço muito por qualquer tipo de direcionamento sobre o Ubuntu que possam me passar !

Ola

Leia aqui => http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Recompilando-o-Kernel-no-Ubuntu-Linux-9.04

e aqui => http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=29799.0

Apesar de outra versão do Ubuntu, o principio e os comandos são sempre os mesmos, basta alterar a versão do kernel a ser compilado.

[]'s

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Compilar o Kernel para Pentium IV
« Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2012, 14:21 »
Amigo, boa tarde !   Hoje na madrugada, eu recompilei o kernel 3.5.3 conforme foi indicado  foi das 00:55h até as 05:20h - porém, está dando um erro na instalação dos Headers, veja por favor abaixo :

run-parts: executing /etc/kernel/postinst.d/zz-update-grub 3.5.3-kernel3.5.3 /boot/vmlinuz-3.5.3-kernel3.5.3
Generating grub.cfg ...
Found linux image: /boot/vmlinuz-3.5.3-kernel3.5.3
Found initrd image: /boot/initrd.img-3.5.3-kernel3.5.3
Found linux image: /boot/vmlinuz-3.2.0-29-generic
Found initrd image: /boot/initrd.img-3.2.0-29-generic
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.bin
Found Windows 7 (loader) on /dev/sda1
done
root@herbert-P4M800-M7:/usr/src/Kernel353# ls
linux        linux-headers-3.5.3-kernel3.5.3_3.5.3-kernel3.5.3-10.00.Custom_amd64.deb
linux-3.5.3  linux-image-3.5.3-kernel3.5.3_3.5.3-kernel3.5.3-10.00.Custom_amd64.deb
root@herbert-P4M800-M7:/usr/src/Kernel353# dpkg -i linux-headers-3.5.3-kernel3.5.3_3.5.3-kernel3.5.3-10.00.Custom_amd64.deb
(Lendo banco de dados ... 213045 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
Preparando para substituir linux-headers-3.5.3-kernel3.5.3 3.5.3-kernel3.5.3-10.00.Custom (usando linux-headers-3.5.3-kernel3.5.3_3.5.3-kernel3.5.3-10.00.Custom_amd64.deb) ...
Desempacotando substituto linux-headers-3.5.3-kernel3.5.3 ...
Configurando linux-headers-3.5.3-kernel3.5.3 (3.5.3-kernel3.5.3-10.00.Custom) ...
Examining /etc/kernel/header_postinst.d.
run-parts: executing /etc/kernel/header_postinst.d/dkms 3.5.3-kernel3.5.3 /boot/vmlinuz-3.5.3-kernel3.5.3
ERROR (dkms apport): kernel package linux-headers-3.5.3-kernel3.5.3 is not supported
Error! Bad return status for module build on kernel: 3.5.3-kernel3.5.3 (x86_64)
Consult /var/lib/dkms/bcmwl/5.100.82.38+bdcom/build/make.log for more information.

Será que eu fiz algo errado , ou seria possível me informar alguma dica por gentileza ?    Muito obrigado !

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Compilar o Kernel para Pentium IV
« Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2012, 23:55 »
Olá HerbertBJR, o platão já colocou uma resposta minha que já fala muito do que você pode fazer.

Eu não usaria um kernel tão novo num PIV. No máximo um 3.4 que agora é uma versão de longo suporte.

O pau que está dando aí é da instalação do módulo dkms, ele inclusive indica o arquivo de Log para você saber qual o problema exato.  Você faz uso de máquina virtual neste PIV? Usa o virtualbox ou similar nesta máquina? Se não usa nada disso, remova o dkms e tente novamente.


Eu ficaria com o kernel 2.6.39 mesmo.

Aqui tem dois tutoriais de como compilar e instalar novos kerneis no Ubuntu pelo método tradicional do Debian:

http://scottlinux.com/2011/07/15/how-to-compile-your-own-kernel-in-ubuntu-debian-mint/
http://scottlinux.com/2011/07/15/how-to-compile-your-own-kernel-in-ubuntu-debian-mint/

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Compilar o Kernel para Pentium IV
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2012, 23:13 »
Galactus, boa noite e obrigado pela resposta,, eu estou tentando aprender um pouco de Linux, porque eu realmente estou gostando muito do mesmo !  Eu só queria que fosse um pouco mais rápido, com uma melhor performance, o problema é que o meu equipamento não ajuda muito, será que dá para implementar algum tipo de configuração no Ubuntu 12.04 para melhorar esta minha performance ?   Ocorre que eu já usei outras versões do Ubuntu, e estava muito mais rápido, por este motivo estou tentando rodar com algum outro Kernel, ou algo parecido !!    Agradeço muito por toda ajuda que estiver disponível !!     :)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Compilar o Kernel para Pentium IV
« Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2012, 23:36 »
Galactus, boa noite e obrigado pela resposta,, eu estou tentando aprender um pouco de Linux, porque eu realmente estou gostando muito do mesmo !  Eu só queria que fosse um pouco mais rápido, com uma melhor performance, o problema é que o meu equipamento não ajuda muito, será que dá para implementar algum tipo de configuração no Ubuntu 12.04 para melhorar esta minha performance ?   Ocorre que eu já usei outras versões do Ubuntu, e estava muito mais rápido, por este motivo estou tentando rodar com algum outro Kernel, ou algo parecido !!    Agradeço muito por toda ajuda que estiver disponível !!     :)

Como disse antes, eu não usaria o Ubuntu 12.04 num P IV. Assim você quer tirar leite de pedra mesmo.  Você pode procurar por dicas de como desligar algumas coisas do 12.04 para ver se ajuda. Mas não acredito que vai dar muita diferença. Eu usaria o XFCE ou o LXDE se ainda quiser insistir no 12.04.
Um novo kernel pode te dar uma latência menor mas o gargalo é o seu processador. Também dá pra melhorar como ele vai lidar com muitas requisições, mas novamente, o P IV vai ser o limitador maior. Se tiver muita memória você pode melhorar mais o desempenho do seu PC jogando mais aplicações na memória e poupando alguns ciclos por clock.

Procure instalar o rcconf junto com o dialog para desligar serviços do Ubuntu. E você pode tentar usar o preload para que ele carregue mais alguns serviços na memória. Isso,se você tiver mais de 1GB de RAM nesse P IV.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Compilar o Kernel para Pentium IV
« Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2012, 07:41 »
Galactus,  os serviços que eu posso desligar é de minha escolha ?   E, sim, eu tenho 2GB de RAM - dá para utilizar o preload numa boa ?   E, mais uma coisa por favor, desculpe o monte de perguntas, mas o XFCE é o próprio Xubuntu ou não ?  Eu posso ter instalados o Ubuntu e o Xubuntu e o XFCE juntos, iniciando o que eu quiser a partir do login ?  Muito obrigado pela atenção !! ;)

Offline HerbertBJR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Compilar o Kernel para Pentium IV
« Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2012, 22:39 »
Amigos, resolvi de uma vez por todas o meu problema - adquiri um processador Intel Pentium G630 2.7Ghz com 8 Gigas de RAM, mobo (é claro) compatível ASUS , HD de 1TB SATA 3.0 - agora está do jeito que eu queria !!   Um avião !!   E o Ubuntu 12.04 LTS está rodando que nem um foguete de tão rápido !!   Muito obrigado pela ajuda de todos !!   Aposentei o velho P4 !
 :D    E viva o Ubuntu !!