Autor Tópico: Senhas obrigatórias  (Lida 15501 vezes)

Offline agnporto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Senhas obrigatórias
« Online: 28 de Agosto de 2012, 23:36 »
Pessoal, como iniciante tenho a seguinte dúvida à respeito do Ubuntu com as senhas obrigatórias e com o absurdo - a meu ver -, até de como compô-las: números, letras minúsculas e maiúsculas. Pensem, sou usuário comum e esqueci as senhas obrigatórias, que dificuldade, acabei por reinstalar. As senhas deveriam ser de livre escolha e não com tamanha militarização. Enfim, achei uma coisa próximo à ditadura. Depois de instalado o sistemas, testei e fiquei zangado de um sistema que prega a liberdade me aprisionar com este absurdo. O sistema uso com quiser, gosto de usar sem senhas e creio que isto deveria ficar a cargo do usuário: com ou sem senha. Sobre o Ubuntu One. >:(
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 01:30 por agnporto »

Willder

  • Visitante
Re: Senhas obrigatórias
« Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2012, 23:43 »
Pois é amigão, diferente do Windows que hoje está ai sofrendo com uma chuva de malwares (vírus (e não é de hoje)), é necessário esse tipo de medida de segurança para não sofrermos com o mesmo problema.

São medidas de segurança e que estarão presentes mesmo o sistema sendo livre, por exemplo mesmo você sendo livre para instalar o que quiser, modificar como quiser, vai precisar da senha para fazer isso.

Isso impede que malwares ou pessoas que possam mexer no seu computador 'façam a festa' sem sua permissão.

É possível fazer com que o sistema não solicite a senha ao iniciar e não solicite a senha ao instalar programas, mas não direi como fazer pois nunca tentei e, aviso, é por sua conta e risco.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Senhas obrigatórias
« Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2012, 23:53 »
Pessoal, como iniciante tenho a seguinte dúvida à respeito do Ubuntu com as senhas obrigatórias e com o absurdo - a meu ver -, até de como compô-las: números, letras minúsculas e maiúsculas. Pensem, sou usuário comum e esqueci as senhas OBRIGATÓRIAS, que dificuldade, acabei por reinstalar. As senhas deveriam ser de livre escolha e não com tamanha militarização. Enfim, achei uma coisa próximo à ditadura. Depois de instalado o sistemas, testei e fiquei zangado de um sistema que prega a liberdade me aprisionar com este absurdo. O sistema uso com quiser, gosto de usar sem senhas e creio que isto deveria ficar a cargo do usuário: com ou sem senha. >:(

Prefere usar como se fosse o Windows, onde se tem acesso total e irrestrito a todo o sistema, com altas chances de acontecerem problemas - graves, inclusive? É essa total falta de segurança (não me venha com esse papinho de antivirus, anti-spyware, anti-isso, anti-aquilo) que torna o Windows uma porteira aberta pra hackers, crackers, ladrões virtuais e indivíduos de má-fé em geral.
Só pra informação: é possível sim usar o Ubuntu como root (com acesso completo ao sistema). Mas isso significa 99% menos segurança. A não ser que você seja muito experiente e saiba muito bem o que está fazendo, o acesso root não é recomendado.
Ainda quer evitar as senhas? O aviso foi dado.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 00:06 por eliseu_carvalho »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Senhas obrigatórias
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2012, 02:40 »
Pessoal, como iniciante tenho a seguinte dúvida à respeito do Ubuntu com as senhas obrigatórias e com o absurdo - a meu ver -, até de como compô-las: números, letras minúsculas e maiúsculas. Pensem, sou usuário comum e esqueci as senhas obrigatórias, que dificuldade, acabei por reinstalar. As senhas deveriam ser de livre escolha e não com tamanha militarização. Enfim, achei uma coisa próximo à ditadura. Depois de instalado o sistemas, testei e fiquei zangado de um sistema que prega a liberdade me aprisionar com este absurdo. O sistema uso com quiser, gosto de usar sem senhas e creio que isto deveria ficar a cargo do usuário: com ou sem senha. Sobre o Ubuntu One. >:(

Vc usa senha para sacar dinheiro no caixa eletrônico? E para acessar sua caixa de emails? E o site de sua faculdade (se vc faz), certamente deve pedir senha para o acesso restrito, para ver notas, faltas e etc. E a intranet do trabalho? Tem conta no Youtube? lá pede senha também né. E o Facebook? vc não criou senha para ele? Este fórum também pede senha.

E sua casa? vc deixa ela aberta o dia todo? Vc tem toda liberdade de deixá-la aberta, só não sei se vc vai ter mta segurança com isso. E se ela tiver um sistema de alarme, possívelmente ele deve ter uma senha, para poder desabilita-la quando vc entra no ambiente. Bom, do carro não preciso nem falar né... ou vc deixa ele escancarado em qualquer lugar?

Tanta senha e chaves para lembrar, não sei qual a dificuldade em lembrar de + 1.

E vc pode sim escolher qualquer senha, o sistema só avisa que ela é insegura ou não (mesmo mecanismo de contas de email e etc). Experimente colocar uma senha fraca aí.

Desculpe se eu to parecendo irônico. Senha é um negócio muito + eficiente que anti-tudo da vida.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Senhas obrigatórias
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2012, 03:28 »
Movido para Depoimentos

Creto

  • Visitante
Re: Senhas obrigatórias
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2012, 08:43 »
....,  senhas obrigatórias[/b]...., compô-las: números, letras minúsculas e maiúsculas....
Quem lhe disse isso amigo? Senha obrigatória no GNU/Linux tem apenas uma a que você usa no terminal e ela pode muito bem ser composta de apenas uma letra ou numero ex: P

Não existe isso quem lhe explicou tal coisa foi um pouco equivocado.

T+

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Senhas obrigatórias
« Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2012, 09:35 »
Pessoal, como iniciante tenho a seguinte dúvida à respeito do Ubuntu com as senhas obrigatórias e com o absurdo - a meu ver -, até de como compô-las: números, letras minúsculas e maiúsculas. Pensem, sou usuário comum e esqueci as senhas obrigatórias, que dificuldade, acabei por reinstalar. As senhas deveriam ser de livre escolha e não com tamanha militarização. Enfim, achei uma coisa próximo à ditadura. Depois de instalado o sistemas, testei e fiquei zangado de um sistema que prega a liberdade me aprisionar com este absurdo. O sistema uso com quiser, gosto de usar sem senhas e creio que isto deveria ficar a cargo do usuário: com ou sem senha. Sobre o Ubuntu One. >:(

Essa foi demais, ia até ficar calando mas por um acontecimento que vi ontem no fórum, e vendo isso aqui, vou dizer:

É por isso que pessoas que tem algo a dizer no fórum andam vazando daqui.

É esse tipo de usuário que o fórum do Ubuntu/linux quer ter?

É desanimador frequentar este fórum ultimamente... :(
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Senhas obrigatórias
« Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2012, 09:37 »
A senha não precisa obrigatoriamente ter letras maiúsculas, minúsculas e números, ou ser tão complexa. Por exemplo, minha senha no ubuntu é "ubuntu123", bem fácil de decorar. E digo minha senha assim sem o menor temor, pois sei que no ubuntu dificilmente alguém vai me hackear... eheheh.  ;D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Senhas obrigatórias
« Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2012, 10:34 »
Vc usa senha para sacar dinheiro no caixa eletrônico? E para acessar sua caixa de emails?
Vai ver que não  ::)

E sua casa? vc deixa ela aberta o dia todo?
Provavelmente, vai saber  ::)

não sei qual a dificuldade em lembrar de + 1.
Isso tem nome: preguiça.

Senha é um negócio muito + eficiente que anti-tudo da vida.
É que tem muita gente que prefere o "anti-tudo" mesmo, entende?

Conclusão:

« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 10:44 por eliseu_carvalho »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Senhas obrigatórias
« Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2012, 10:38 »
A grande questão é: quem disse que as senhas do Ubuntu devem ser complexas. A minha é curta e simples.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Senhas obrigatórias
« Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2012, 11:13 »
Tenho uma senha complexa e já estou pensando nisso, hehehe.
Usuário Linux- 449417

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Senhas obrigatórias
« Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2012, 11:43 »
Cara eu contando senhas pessoais e do trabalho eu tenho gravado mentalmente cerca de 5 senhas diferentes.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline agnporto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Senhas obrigatórias
« Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2012, 12:11 »
A senha não precisa obrigatoriamente ter letras maiúsculas, minúsculas e números, ou ser tão complexa. Por exemplo, minha senha no ubuntu é "ubuntu123", bem fácil de decorar. E digo minha senha assim sem o menor temor, pois sei que no ubuntu dificilmente alguém vai me hackear... eheheh.  ;D
:P, melhor seria ficar calado do que contestar tão grosseiramente - sub citado -, uma opinião, lembre-se: Liberté, Egalité, Fraternité , pois como lhe disse sou iniciante e gostaria de usar o sistema sem senhas, mas diante de tantas opiniões abalizadas me renderei e concordarei com as senhas, é isso Dr. mal amado e mal humorado. Ademais, não responderei suas réplicas, irão diretamente para...

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Senhas obrigatórias
« Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2012, 12:52 »
Citar
mas diante de tantas opiniões abalizadas me renderei e concordarei com as senhas

Que bom que concordou. Ademais, não há como utilizar o ubuntu sem senhas; ou usa senha (é só uma pro sistema todo) ou não usa ubuntu.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Senhas obrigatórias
« Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2012, 12:53 »
melhor seria ficar calado do que contestar tão grosseiramente - sub citado -, uma opinião, lembre-se: Liberté, Egalité, Fraternité , pois como lhe disse sou iniciante e gostaria de usar o sistema sem senhas, mas diante de tantas opiniões abalizadas me renderei e concordarei com as senhas, é isso Dr. mal amado e mal humorado. Ademais, não responderei suas réplicas, irão diretamente para...

Sem comentários... Nananinanão...
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 13:09 por eliseu_carvalho »