Autor Tópico: Configurar duas placas de rede no Ubuntu para Squid  (Lida 4013 vezes)

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Configurar duas placas de rede no Ubuntu para Squid
« Online: 29 de Setembro de 2012, 11:16 »
Olá pessoal do forum, sou usuario do Linux e do Ubuntu a pouco mais de um ano e meio, e me viro bem no sistema desktop, até então não  tinha tentando fazer servidores, comecei com servidores mais simples, como os samba e o ftp, e agora estou tentando fazer um servidor com o squid para fazer bloqueio de sites e conteudos, estamos tentando implementá-lo na empresa onde trabalho. Confesso que li muito material, boa parte não compreendi direito e não quero apenas colocar comandos no terminal sem saber o que eles fazem. Meu primeiro obstáculo é configurar corretamente duas placas de rede, um onboard e outra off  (ambas cabeadas), pelo que entendi essa máquina ( servidor ) irá receber internet em uma placa eth0 e irá transmitir em outra placa eth1 filtrando o conteudo, estou certo? Gostaria de um bom passo-a-passo explicado de uma maneira simples para que eu mais do que fazer possa entender o procedimento e assim aprender a fazer as coisas por mim mesmo. Já vi tantos artigos que fiquei um pouco confuso. Como tenho que configurar as placas de rede para que o squid funcione? Desde já meu obrigado pela colaboração e paciência. Aguardo sugestões.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar duas placas de rede no Ubuntu para Squid
« Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2012, 14:37 »
Veja se este artigo do Carlos Morimoto te ajuda.
http://www.hardware.com.br/guias/compartilhando-conexao-squid/
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Configurar duas placas de rede no Ubuntu para Squid
« Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2012, 08:30 »
Obrigado pela ajuda, mas já tinha lido este artigo, entendi toda a lógica do funcionamento, mas não achei muito claro. Se não for pedir muito claro, gostaria que alguém em explicasse, como é que se faz, e porque se faz de determinada maneira. Acho que assim vou entender melhor. Se alguém tiver paciência e se dispor a explicar ficarei muito agradecido.  :)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configurar duas placas de rede no Ubuntu para Squid
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2012, 08:48 »
Você não achou o Morimoto claro? :o
Rapaz, se vc não entendeu quando ele explicou, vai achar que eu falo japonês...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Configurar duas placas de rede no Ubuntu para Squid
« Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2012, 09:27 »
 ;D  rsrsrs , não duvido que ele seja claro, mas as pessoas aprendem de maneira diferentes, quem sabe do seu jeito eu compreenda =)