Autor Tópico: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux  (Lida 16178 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #15 Online: 03 de Outubro de 2012, 09:50 »
Conectiva 3 (1998) - Tela preta - monte de códigos sem lógica.
Conectiva 4 (1999)- Tela de login e ambiente estranho (acho que escolhi o Openbox).
Mandrake 8/9 - Funcionou web, aplicativos - só não consegui configurar o teclado.
Kurumin 2.13.
Fedora 4/5/6/7.
Ubuntu desde a 5.10 (acho).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline renanlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #16 Online: 03 de Outubro de 2012, 20:06 »
Nossa! foi no início da adolescência, eu querendo saber o que é Linux, talvez a primeira versão do Kurumin, dei um boot no CD, não sabia mexer em nada, joguei e depois... meu pai virou uma fera, instalei o Kurumin em cima do Windows dele, puts, perdeu tudo o que tinha no HD kkkkkkkkkkkkk
Notebook intelbras 14,1" 1280x800, monitor externo LG 22" 1920X1080, intel celeron M 2.13GHz, HD 160GB, 1GB RAM, C:\ D:\ E:\ windows XP professional - F:\ windows 7 home basic, EXT4: ubuntu 14.04 trusty tahr.

Creto

  • Visitante
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #17 Online: 03 de Outubro de 2012, 20:13 »
Bem o meu começo até já contei aqui e no meu blog

1ª Fedora 6
2ª Ubuntu 10.10 (recebido pelo extinto shipit) depois passei para o 10.04*
2.1ª BigLinux que uso até hoje 12.04 LTS e última ISO da distro
3ª Linux Mint
4ª Mageia (1/2 até hoje)
5ª PCLinuxOS
Quintas - Minhas paixões Debian Squeeze; siduction e enfim EpidemicLinux que é minha distro principal

* ubuntu hoje uso mesmo apenas derivados o BigLinux 12.04 LTS e Linux Mint KDE 13 Maya LTS

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #18 Online: 03 de Outubro de 2012, 20:20 »
legal renanlinux instalou por curiosidade e otimo voce ver uma coisa nova pra variar dos virus bla bla bla do windows.
ubuntu 12.04

Offline renanlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #19 Online: 03 de Outubro de 2012, 20:45 »
Nem é tão bom assim, fiquei de castigo, não pude mexer mais no computador dele por um bom tempo.
Notebook intelbras 14,1" 1280x800, monitor externo LG 22" 1920X1080, intel celeron M 2.13GHz, HD 160GB, 1GB RAM, C:\ D:\ E:\ windows XP professional - F:\ windows 7 home basic, EXT4: ubuntu 14.04 trusty tahr.

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #20 Online: 04 de Outubro de 2012, 11:31 »
Nem é tão bom assim, fiquei de castigo, não pude mexer mais no computador dele por um bom tempo.
aqui em casa recentemente peguei uma peça no meu irmão,botei o cd do xubuntu e selecionei pra quando ligar ar boot nele,quando ele ligou....
-cadê meu windows!!!!
pense num cara bravo rsrsrsrs ;D ;D ;D ;D ;D
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline edson_spbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #21 Online: 04 de Outubro de 2012, 16:36 »
Ola

Minha primeira experiência com o GNU/Linux foi a muuuuito tempo atrás, lá pelos idos de 1995.

Numa época onde as coisas eram muito mais fáceis.

Você pegava e baixava  por linha discada o kernel do Linux, baixava o gerenciador de boot, o shell, o midnight commander e o pico. Gravava tudo em um disco de 5 1/4" .

Com o pico se editava as entradas para o kernel "na unha" e com sorte se conseguia dar o boot via disco do kernel onde se navegava usando o MC. (A Internet gráfica não existia, apenas se usava FTP, Telnet, Gopher e IRC)

Não existia ainda HD ( logo lançaram os MFM ) e nem diskete de 3.5". Monitor apenas de fósforo verde (caro  $$$) ou fósforo âmbar (carissimo $$$$$$). Memórias de 64kB eram um assombro e era tudo via modem discado. Redes utilizavam cabo coaxial ( BNC ou Token Ring da IBM)

Minha primeira "distro" foi o mandrake ( hoje Madriva) e depois o Debian.

Passei pelo RedHat, Conectiva, Kurumin, Kanotix, Knoppix, BSD, e Ubuntu.

Minhas histórias=> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,20963.msg115405.html#msg115405

[]'s

Hoje tenho 40 anos, e o primeiro contato com o linux que tive foi a partir de 1990.
Na época montei uma BBS com meus irmão (ACCESS - BBS), e tínhamos vários cds de aplicativos e jogos para os usuários baixarem. E um desses aplicativos tinha um tal de BOOT/ROOT que vc dava o boot e mexia em modo texto, cheguei a fazer uns testes, mas era muito ruim pois tinha que configurar tudo na mão mesmo e configurações complexas. Depois fui servir o exército e não mexi mais com nada! rsrs
Após 1995, comecei usar o Conectiva e o Mandrake, e a partir de 2000 usei Slackware. Minha distr atual é Ubuntu 12.04.

Obs. *O melhor gerenciador de janelas que usei foi o WindowMaker.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, 16:39 por edson_spbr »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #22 Online: 04 de Outubro de 2012, 16:53 »
Ola

Minha primeira experiência com o GNU/Linux foi a muuuuito tempo atrás, lá pelos idos de 1995.

Numa época onde as coisas eram muito mais fáceis.

Você pegava e baixava  por linha discada o kernel do Linux, baixava o gerenciador de boot, o shell, o midnight commander e o pico. Gravava tudo em um disco de 5 1/4" .

Com o pico se editava as entradas para o kernel "na unha" e com sorte se conseguia dar o boot via disco do kernel onde se navegava usando o MC. (A Internet gráfica não existia, apenas se usava FTP, Telnet, Gopher e IRC)

Não existia ainda HD ( logo lançaram os MFM ) e nem diskete de 3.5". Monitor apenas de fósforo verde (caro  $$$) ou fósforo âmbar (carissimo $$$$$$). Memórias de 64kB eram um assombro e era tudo via modem discado. Redes utilizavam cabo coaxial ( BNC ou Token Ring da IBM)

Minha primeira "distro" foi o mandrake ( hoje Madriva) e depois o Debian.

Passei pelo RedHat, Conectiva, Kurumin, Kanotix, Knoppix, BSD, e Ubuntu.

Minhas histórias=> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,20963.msg115405.html#msg115405

[]'s


Saudades dos colegas dos idos de 2007, acho que é desse tempo o Automatix.Embora seja uns anos mais velho que o Tota, não tive essa experiência toda, apenas na época da Faculdade de Economia, estudei um semestre daquela que era o futuro, Informática, tive contato com programa(Cobol, Fortran), tive que fazer um para a prova e tinha aqueles cartões perfurados etc.No Linux, comecei praticamente no Ubuntu 6.06/10, depois de estudar num livro sobre o Debian.
Usuário Linux- 449417

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #23 Online: 04 de Outubro de 2012, 17:35 »
Ola

Minha primeira experiência com o GNU/Linux foi a muuuuito tempo atrás, lá pelos idos de 1995.

Numa época onde as coisas eram muito mais fáceis.

Você pegava e baixava  por linha discada o kernel do Linux, baixava o gerenciador de boot, o shell, o midnight commander e o pico. Gravava tudo em um disco de 5 1/4" .

Com o pico se editava as entradas para o kernel "na unha" e com sorte se conseguia dar o boot via disco do kernel onde se navegava usando o MC. (A Internet gráfica não existia, apenas se usava FTP, Telnet, Gopher e IRC)

Não existia ainda HD ( logo lançaram os MFM ) e nem diskete de 3.5". Monitor apenas de fósforo verde (caro  $$$) ou fósforo âmbar (carissimo $$$$$$). Memórias de 64kB eram um assombro e era tudo via modem discado. Redes utilizavam cabo coaxial ( BNC ou Token Ring da IBM)

Minha primeira "distro" foi o mandrake ( hoje Madriva) e depois o Debian.

Passei pelo RedHat, Conectiva, Kurumin, Kanotix, Knoppix, BSD, e Ubuntu.

Minhas histórias=> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,20963.msg115405.html#msg115405

[]'s


Saudades dos colegas dos idos de 2007, acho que é desse tempo o Automatix.Embora seja uns anos mais velho que o Tota, não tive essa experiência toda, apenas na época da Faculdade de Economia, estudei um semestre daquela que era o futuro, Informática, tive contato com programa(Cobol, Fortran), tive que fazer um para a prova e tinha aqueles cartões perfurados etc.No Linux, comecei praticamente no Ubuntu 6.06/10, depois de estudar num livro sobre o Debian.

minha mãe fez curso de basic/cobol, quando ela trabalhava num banco,ela tem até uns livros aqui.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #24 Online: 04 de Outubro de 2012, 18:49 »
tive contato com programa(Cobol, Fortran), tive que fazer um para a prova e tinha aqueles cartões perfurados etc.

Hummm. Foi meu primeiro "bico" (emprego temporário):  Perfurador de cartões.

Tive noções de Cobol no segundo colegial (era assim que chamavam o segundo ano do ensino médio) mas já sabia Basic e assembler...

Eu sou do tempo da régua de cálculo, pois não existiam calculadoras.

[]'s

Creto

  • Visitante
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #25 Online: 04 de Outubro de 2012, 20:19 »
Eu sou do tempo da régua de cálculo, pois não existiam calculadoras.
[]'s
Ô então bem antes do meu tempo hehehe

T+

Offline Dinei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Linux Mint 13 Maya LTS
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #26 Online: 06 de Outubro de 2012, 03:58 »
Minha primeira experiência foi assim:

Na época, meu pai havia ganhando um computador de um ex-patrão dele. Logo em seguida ele me ligou do trabalho dizendo que estava trazendo-o para casa. Quando ele chegou em casa começamos a tira-lo da caixa e montar. Quando finalmente terminamos, pressionamos o botão liga/desliga...demos de cara com o Kurumin.

A princípio já tinha ouvido falar sobre o sistema Linux com um amigo de infância que usava somente o Debian, mas até então nunca tinha tido interesse pelo sistema devido a complexidade na época.

Depois que o Morimoto ficou de saco cheio e parou com o projeto, passou-se um tempo e comecei a ler e entender melhor sobre as distribuições e que poderia ter alguma que fosse mais a minha cara. Então comecei a baixar e instalar aquelas sobre as quais eu estava lendo: Mandriva, Fedora, Debian, OpenSUSE, Slackware e Ubuntu.

Dentre estas, acabei tendo que escolher entre OpenSUSE e Ubuntu, que pessoalmente, foi as que mais me agradaram. Então decidi pelo Ubuntu, por ser mais simplificado e por ter mais informações e suporte em uma eventual necessidade. A partir dai comecei a fazer a listas de programas que eu habitualmente utilizada no Windows. Para quase todos os casos acabei achando uma versão do mesmo software para Linux ou Opensource similar.

Atualmente, utilizo o Linux Mint 13 Maya LTS devido não ter me acostumado com a nova interface do Ubuntu 12.04.

Mas de qualquer forma, por baixo continua sendo Ubuntu.

=)
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #27 Online: 06 de Outubro de 2012, 06:48 »
Difícil, Corel Linux 1.0, primeira versão do Linux.

Offline alvesystms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Sempre em frente
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #28 Online: 06 de Outubro de 2012, 10:09 »
a minha foi ainda nas primeiras versões do kurumin ele cabia live até em um mine disk e eu ganhei um destes de um colega no inicio achei o maior barato reconheceu tudo som video rede mais não deu pra ficar usando a internet disponivel era muito lenta e os utilitarios dele eram só atalhos pra baixar ..eu fui entrar mesmo no linux com o mandrake j,a no ubuntu a primeira que instalei foi a 5.10 ai não sai mais ..
 

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #29 Online: 06 de Outubro de 2012, 10:34 »
dinei

minha primeira experiencia foi num pc de um colega meu que tinha o ubuntu 10.04 eu fique um o pois nao sabia usar ai depois de um tempo eu quis baixar para ver como e que era resultado adorei instalei no meu hd e me vejo feliz ate hoje  ;D
ubuntu 12.04