Autor Tópico: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux  (Lida 16177 vezes)

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #30 Online: 06 de Outubro de 2012, 13:52 »
tive contato com programa(Cobol, Fortran), tive que fazer um para a prova e tinha aqueles cartões perfurados etc.
Hummm. Foi meu primeiro "bico" (emprego temporário):  Perfurador de cartões.
Tive noções de Cobol no segundo colegial (era assim que chamavam o segundo ano do ensino médio) mas já sabia Basic e assembler...
Eu sou do tempo da régua de cálculo, pois não existiam calculadoras.
[]'s

Bom sou mais ou menos do mesmo tempo do Tota, usei muita régua de calculo na "Celso Suckow da Fonseca" (atual CEFET-RJ) lá pelos idos dos anos 70.

Quanto ao Linux o primeiro que tive foi o Mandrake 8.0, mas como não conseguia usar a internet pouco o usava, depois passei pelo Kurumin, Biglinux, Dreamlinux, kalango, Mandriva e atualmente Ubuntu Gnome Remix e me aventurando agora um pouco pelo mundo Arch.

Agora diferente do Tota não passo de um usuário comum, um pouco mais curioso do que a maioria apenas, na unha mesmo não faço nada a não ser roe-las.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 13:53 por abdo »
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #31 Online: 06 de Outubro de 2012, 13:57 »
legal esse ubuntu gnome remix, ele tem os mesmos requisitos mínimos do ubuntu ?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #32 Online: 06 de Outubro de 2012, 14:05 »
acho que sim

bem eu ando pensando no arch mas eu ainda nao sei instalar aquilo...
ubuntu 12.04

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #33 Online: 06 de Outubro de 2012, 14:08 »
esse gnome remix deve ficar legal,vou baixar ele.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #34 Online: 06 de Outubro de 2012, 14:14 »
tomara que fique legal essa mistura de ubuntu com gnome to curiosso...
ubuntu 12.04

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #35 Online: 06 de Outubro de 2012, 14:41 »
tomara que fique legal essa mistura de ubuntu com gnome to curiosso...
vou postar um screen dele quando instalar.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #36 Online: 06 de Outubro de 2012, 16:01 »
legal esse ubuntu gnome remix, ele tem os mesmos requisitos mínimos do ubuntu ?

Basicamente é o Ubuntu sem o unity e com o Gnome, tambem tem algumas outras diferenças nos aplicativos, mas voce pode instalar os que você usa no ubuntu normal sem qualquer problema.

https://docs.google.com/open?id=0B2jIWcyfvi4EelBmaFo0NDB0SzQ

No link mostro o meu desk com o Ubuntu Gnome Remix
Uso o screenlets e o painel tint2
O screenlets uso em substituição ao conky
O painel Tint2 uso junto com o synapse para chamar os programas e para acessar rapidamente as diversas areas de trabalho e já visualizar o que esta aberto em cada uma

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #37 Online: 06 de Outubro de 2012, 16:09 »
legal esse ubuntu gnome remix, ele tem os mesmos requisitos mínimos do ubuntu ?

Basicamente é o Ubuntu sem o unity e com o Gnome, tambem tem algumas outras diferenças nos aplicativos, mas voce pode instalar os que você usa no ubuntu normal sem qualquer problema.

https://docs.google.com/open?id=0B2jIWcyfvi4EelBmaFo0NDB0SzQ

No link mostro o meu desk com o Ubuntu Gnome Remix
Uso o screenlets e o painel tint2
O screenlets uso em substituição ao conky
O painel Tint2 uso junto com o synapse para chamar os programas e para acessar rapidamente as diversas areas de trabalho e já visualizar o que esta aberto em cada uma

abcs
abdo
legal,vai pra lista.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline pedrovalho11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #38 Online: 15 de Outubro de 2012, 12:54 »
Eu, sempre fui um "pesquisador" sobre a história dos eletrônicos (TV, PC, Notebooks, etc.). Um belo dia tava pesquisando no google a história do Windows e na Wikipédia achei um link de "Relacionados", lá estava MAC, Linux, ReactOS, etc. Na época eu tinha uns 9 pra 10 anos, resolvi clicar nos links e conheci o Linux (que eu nunca tinha ouvido falar), o MAC OS X (muito menos). Então resolvi pesquisar a história do Linux e do MAC e descobri que as histórias do Windows, MAC e Linux estavam relacionadas, durante minhas pesquisas conheci o Fedora, baixei e me encantei, fui pesquisar outras distros, aí eu conheci o Ubuntu 9.10, baixei, me encantei também (achei mais fácil que o fedora) e instalei.

Tô aí até hoje: Ubuntu 12.04 LTS em casa, Linux Educacional 3.5 na escola e no trabalho.

Viva o Linux e a Liberdade do Open-Source
Config:
Intel Atom 1,66 Gh x2 - 2GB DDR3 - 320GB HD - Intel GMA 3150 256MB - LED 10" - Ubuntu 12.04LTS

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #39 Online: 15 de Outubro de 2012, 21:13 »
Ola

Minha primeira experiência com o GNU/Linux foi a muuuuito tempo atrás, lá pelos idos de 1995.

[...]

Não existia ainda HD ( logo lançaram os MFM ) e nem diskete de 3.5". Monitor apenas de fósforo verde (caro  $$$) ou fósforo âmbar (carissimo $$$$$$). Memórias de 64kB eram um assombro e era tudo via modem discado. Redes utilizavam cabo coaxial ( BNC ou Token Ring da IBM)

Minha primeira "distro" foi o mandrake ( hoje Madriva) e depois o Debian.

[...]

[]'s

Tota, tem certeza que foi em 1995? Nessa época, os PCs já eram todos com HD e com monitor colorido. Não terá sido em 1985?
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #40 Online: 15 de Outubro de 2012, 21:15 »
tive contato com programa(Cobol, Fortran), tive que fazer um para a prova e tinha aqueles cartões perfurados etc.

Hummm. Foi meu primeiro "bico" (emprego temporário):  Perfurador de cartões.

Tive noções de Cobol no segundo colegial (era assim que chamavam o segundo ano do ensino médio) mas já sabia Basic e assembler...

Eu sou do tempo da régua de cálculo, pois não existiam calculadoras.

[]'s

Tota, eu também tinha uma régua de cálculo. Era uma Aristo que guardei por muito tempo mas, numa mudança, desapareceu uma caixa e ela estava dentro (junto com mais uma porção de coisas mais importantes mas com menor valor sentimental... *rs*
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #41 Online: 15 de Outubro de 2012, 21:35 »
Eu também sou do tempo jurássico de TI. Aprendi Fortran na faculdade. Depois, profissionalmente, comecei programando em PL/I (um dia desses, descobri que o primeiro compilador C ou o primeiro UNIX -- não tenho certeza qual dos dois -- foi programado em PL/I). Depois, a empresa em que eu trabalhava abandonou a linguagem e tive que aprender Cobol. Mas era muito mais gostoso programar em PL/I do que Cobol. Por ser mais moderna, ela tinha as facilidades de cálculo do Fortran e a flexibilidade para aplicações comerciais do Cobol. Mas não vingou.

Pouco tempo depois, fui para funções gerenciais e esqueci tudo! *rs*

Mas meu primeiro contato com o Linux foi com o Mandrake, lá pelos idos de 2002 ou 2003, através de CDs que comprei no site do Morimoto (naquele tempo não havia essas facilidades de fazer download de arquivos grandes já que minha banda larga era de 256 Kbps). Mas, principalmente em termos de drivers, o Mandrake era ainda muito limitado. Para quase tudo tinha-se que configurar "na mão grande" (até para configurar o acesso à banda larga do Velox era um parto!). Aí, fui usando-o cada vez menos até que um dia precisei da partição dele e ele foi para o espaço.

Alguns anos depois, em 2008, comecei a ver muitas referências ao Ubuntu (principalmente em revistas tipo INFO). No final de 2008, vi numa banca um guia da Info para instalação do Ubuntu. Comprei, baixei o 8.10 e testei em Live CD. Depois, o instalei com o Wubi dentro do Windows do meu desktop. Gostei tanto que instalei, no netbook, o eeeBuntu (uma versão do Ubuntu para netbooks Asus). E a partir daí, desisti do Wubi e fui cada vez usando mais o Ubuntu, deixando o Windows de lado. Mas até hoje trabalho em dual boot. Sempre quebra o galho em determinadas situações.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

clodoaldops

  • Visitante
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #42 Online: 15 de Outubro de 2012, 22:27 »
-em 2008 >> ubuntu-8.04

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #43 Online: 16 de Outubro de 2012, 05:04 »
Tota, tem certeza que foi em 1995? Nessa época, os PCs já eram todos com HD e com monitor colorido. Não terá sido em 1985?

Obrigado por corrigir. Problema de DNA (data de nascimento antiga)

[]'s

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: qual foi sua primeira experiencia com o gnu\linux
« Resposta #44 Online: 16 de Outubro de 2012, 14:50 »
Tota, tem certeza que foi em 1995? Nessa época, os PCs já eram todos com HD e com monitor colorido. Não terá sido em 1985?

Obrigado por corrigir. Problema de DNA (data de nascimento antiga)

[]'s
rsrsrss legal essa mano...
eu tenho um teclado com entrada daquelas antigas,grandes com 5 ou 6 pinos,que ganhei numa aposta,pra poder usar ele,tenho que usar um adaptador.voce sabe de quando pode ser esse teclado,sem querer te chamar de velho,ok ?
a marca dele é nexxus.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....