Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 800010 vezes)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Instalação do Ubuntu
« Online: 01 de Maio de 2007, 10:14 »
 Introdução

Este é um roteiro básico para instalação do CD Desktop podendo ser utilizado para as versões 7x até a atual 11.04, considerando que a instalaçao destas são muito parecidas.
Para computadores com pouca memória RAM, é recomendável a instalação pelo CD Alternate.
A instalação gráfica ( CD Desktop) , por usar mais memória, é recomendada para micros com RAM  acima dos 512 MB.

Atualizar ou Instalar

Se você tem instalado no seu micro a versão anterior ou mesmo  uma versão beta do Feitsy, é possível uma   atualização, no entanto, seu sistema ficará mais carregado , isto é , com mais arquivos significando mais espaço ocupado no seu HD.
Quando é feita uma instalação limpa, isto é, formata e instala, por exemplo, só é instalado no seu micro a última versão do kernel o que não ocorre com uma atualização.
Upgrades de sistemas que usaram instalações pelo automatix, tem mais chance de tornar instável este sistema do que quem só usou repositórios oficiais.
O upgrade tem se revelado mais seguro a cada versão nova do Ubuntu.
Um tipo de instalação que seria adequada para no futuro fazermos uma re-instalação mantendo algumas configurações e arquivos, é a colocação do /home em uma partição separada.

CD Alternate
 
Quanto a instalação do CD Alternate, o Ubuntu usa basicamente o instalador do Debian.
 
Espaço mínimo

O espaço mínimo para instalação do Ubuntu seria de 6 GB. Pode-se instalar com menos espaço, mas, após sucessivas atualizações e instalações de novos programas, este espaço ficaria insuficiente.

Arquivo.ISO

O Ubuntu é baixado em formato .iso, que nada mais é doque a imagem do CD que vamos usar para instalação.
Para gravar esta imagem num CD, você pode usar , entre outros, o Nero (windows) ou o k3b(linux).
Nero -> Backup -> Burn Image to disc -> procurar a imagem.iso -> Burn
K3B -> tools (ferramentas) -> Burn CD Image -> procurar imagem.iso -> Burn
Para gravar, tente escolher um CD de qualidade e a gravação deve ser feita em velocidade baixa.

64 ou 32 bits

Mesmo que seu micro tenha suporte a 64 bits, é recomendável, no momento, a instalação do Ubuntu 32, visto que, muitos programas e plugins ainda não dão suporte a esta versão de SO.
A cada nova versão, a instalação do Ubuntu 64 bits, fica mais fácil e com usuários mais satisfeitos. Já temos depoimento no fórum de membro  que instalou o Ubuntu Gutsy 64 bits e aprovou
 
Conferindo MD5

Antes de instalar o K/Ubuntu, confira se foi bem gravado.
Use CD de qualidade e também grave com velocidade baixa.
Confira o MD5, que é é usado para verificar a integridade de arquivos.
 

Dual Boot

O dual boot Vista-Linux, Win7-Linux ou mesmo o tri Vista-XP-Linux funcionam bem com o Ubuntu até nas versões mais recentes como a 10.04.
No entanto, se estes (XP/Vista/Windows7) forem instalados após o Linux, vão limpar a MBR, isto é, ficaremos sem o Grub.
A ordem da instalação seria : XP -> Vista ou Win7 -> Ubuntu.
Para quem tem o Vista ou o Windows 7, será possível instala-los com o Ubuntu em qualquer ordem usando apenas o gerenciador de inicialização do Windows como veremos mais adiante.
 
Recuperando a MBR

Se por algum motivo perdemos o Grub e não podemos mais escolher  o Ubuntu como opção de inicialização. As causas são variadas sendo a mais comum, a instalação do Windows após o Linux. Não se desespere é fácil recupera-lo tem várias maneiras e você pode escolher a que achar mais conveniente.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?PHPSESSID=t4o7fsrjmvv7pbn5cbdl0bb2s1&/topic,14614.0.html

  
Ligando o computador

Ligue o micro fazendo o boot pelo CDROM com o live CD do 7.04 /8.04...10.04 colocado.

Ao iniciar, deverá aparecer um quadro de opções e abaixo outras com as teclas de função.
F2 -> escolha o idioma. - Fazendo a escolha nesta etapa, toda instalação será feita na língua escolhida.
F4 -> resolução do video (default VGA) - Tem uma grande quantidade de combinações. Quem sabe numa destas seu micro rodará melhor.
Se você tem uma placa ATI e tiver problemas na instalação, use a opção modo gráfico seguro do CD.
 Iniciar K/Ubuntu

Graças ao Live CD, o SO no seu micro pode ser instalado sem o uso do HD, na ocasião, você pode verificar se tudo está funcionando bem.

Início da instalação gráfica

Procure o ícone Instalar Sistema no Computador para iniciar a instalação

São mostrados  7 passos:

-Escolha do idioma
-Fuso horário - O horário mostrado, geralmente é diferente do nosso, mas não modifique.
-Layout de teclado
-Preparar espaço em disco
-Quem é você? - ponha seu nome completo, nome de login e senha.
-Selecione um disco (se tiver mais de um).

Escolha o tipo de particionamento:
O seu Ubuntu pode ser instalado isolado ou com outros sistemas operacionais.
Escolha a opção -> Manual  <- principalmente se for o caso de uma instalação com outros SOs.

O tipo de partição usada no Windows (NTFS/FAT32) é diferente da usada pelo Linux, geralmente EXT3/ReiserFS.
É  recomendável, fazer o particionamento antes da instalação do Ubuntu
Existe para o Windows XP um programa chamado Partition Magic, cuja função é redimensionar seu HD.
Ele divide, cria, formata em vários tipos incluindo a criação de partição swap.
Para o Windows Vista tem o Paragon Partion Manager 8.5.
Usando o Linux, pode usar o particionador do Ubuntu (Gparted).
Se você pretende criar uma nova partição a partir de uma em que esteja utilizando o  Windows ou  seus arquivos, rode antes o desfragmentador de disco deste para que todo o contéudo vá para os primeiros setores, evitando assim perda de dados numa divisão.
Este programa mostra um gráfico de ocupação e aí pode-se ter uma ideia aproximada de quanto a ser tirado para a formação da nova partição.
Azul= espaço ocupado
Branco= Espaço livre
No caso de mudança na formatação de uma das partes, escolha a segunda  (branco) que  seria o local onde não teria dados guardados.

Escolha a partição para seu Ubuntu. Enquanto no Windows as partições são reconhecidas como C:, D:, etc... no linux elas são reconhecidas como hda1...hda5,hda6, etc para o primeiro HD e hdb1...hdb5,etc para o segundo. Alguns são reconhecidos como sda(SATA).

Escolhendo a partição para instalar o Ubuntu

Na foto a seguir, teriamos o seguinte:

sda1 ntfs  (primária) c/windows vista instalado
sda2 ntfs  (primária) reservado para dados/filmes, etc.
sda3 fat32 (primária) para arquivos comuns ao windows e linux
sda5 ext3 (secundária) Ubuntu  
sda6 ext3 (secundária) Kubuntu  a instalar
sda7 ext3 (secundária) /home do Linux
sda8 swap (secundária)

  


No caso acima, o kubuntu será instalado na partição sda6 com o /home na partição sda7
1.destacar a linha da partição sda6
2.editar a partição
3.no mount point, escolher / como na foto e OK
4.escolher formatar
Criar o /home em outra partição é opcional.
5.destacar a linha da partição sda7
6.editar
7.no mount point, escolher /home
8.não há necessidade de formatar, principalmente se vc usa o home com outra distro ou usa uma atualização de versão uma versão anterior bem sucedida.
Quanto a partição swap, o Linux reconhece automaticamente.
Na foto abaixo, é mostrado o tipo de partição cada uma com uma cor diferenciada.



Depois de instalado teriamos o seguinte:


Detalhes usando uma versão mais nova do Ubuntu.



 
No caso mostrado, o ubuntu será instalado na partição sda5 com o /home na partição sda7.
Este procedimento é o mesmo para instalação de versões mais recentes como a 10.04  
1.destacar a linha da partição sda5
2.editar a partição -> escolha o tipo de formatação
3.Formatar a partição? -> Sim ao preencher o quadrado.
4.Ponto de montagem -> /
Criar o /home em outra partição é opcional.
5.destacar a linha da partição sda7
6.editar
7.Ponto de montagem /home
8.não há necessidade de formatar, principalmente se vc usa o home com outra distro ou usa uma atualização de versão uma versão anterior bem sucedida.
Quanto a partição swap, o Linux reconhece automaticamente.

sda1 ntfs  (primária) c/windows vista instalado
sda2 ntfs  (primária) reservado para dados/filmes, etc.
sda3 fat32 (primária) para arquivos comuns ao windows e linux
sda5 ext3 (secundária) Preparando para instalar o ubuntu  
sda6 ext3 (secundária) Livre para instalar outro Linux
sda7 ext3 (secundária) /home do Linux
sda8 swap (secundária)

Instalando o Ubuntu 10.4 sem grub na MBR em dual boot com o Windows

Desde o 9.10 que o Ubuntu traz como default o grub 2 em sua inicialização. Confesso que não me entusiasmei muito por esta nova versão que tornou o "menu" de sistemas operacionais mais complicado. Para quem usa além do Linux o Windows 7 ou Vista e quer fazer um dual boot sem o grub já existe um programinha freeware para Windows de nome Easy BCD. Para ter seu funcionamento correto são necessárias algumas considerações:
1. Instale inicialmente o Vista ou o 7 e tenha o Easy BCD instalado. Não funciona com o XP.
2. A ordem pode ser invertida, entretanto a MBR não deve ter a gravação do Grub.
Basta os dois comandos a seguir para recuperar a MBR original usando o lilo caso você tenha instalado o Ubuntu e a MBR esteja com o Grub.
sudo apt-get install lilo
sudo lilo -M /dev/sda mbr
3. Agora instale o Ubuntu tomando o cuidado de não regravar a MBR instalando o Gerenciador de inicialização não na /dev/sda e sim na partição onde foi instalado o Linux, no meu caso foi /dev/sda5, o momento é no passo 8/8 da instalação do CD desktop do Lucid Lynx, tecle em avançado e escolha a partição certa.
4. Pelo easy BCD escolha a opção add/remove entries com a seguinte escolha SO=Linux Type=Grub Name=Ubuntu Drive=a partição onde está instalado. Teclando Add Entry você grava e só. Vejam que neste exemplo foi também incluido um outro Linux que está na partição /dev/sda6.

Ficando como a foto abaixo. Apenas o gerenciador de inicialização do Windows é usado.


Modificando o Sources.list
 

Seu K/Ubuntu está funcionando, porém alguns programas e codecs não podem ser instalados porque não aparecem na lista do Synaptic. É hora de modificar o sources.list.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=18757.0

FAQ

Existe no Fórum um tópico sobre dúvidas (perguntas e respostas), o qual pode ser de grande ajuda para aqueles que desejam mais esclarecimento sobre determinado assunto.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,22138.0.html
 

  Pacote de tradução


Caso, por algum motivo, o seu K/Ubuntu continue apresentando alguns menus em inglês é porque o pacote de tradução não foi devidamente instalado.

No Ubuntu
Sistema -> Administração -> Suporte a Idiomas -> Portuguese (Brazil) ->Instalar
No Kubuntu
Configurações do Sistema -> Regiões & Idiomas -> Instalar Novo Idioma -> Portuguese
 
Veja também se está instalado:
language-pack-kde-pt
language-pack-kde-pt-base
kde-i18n-ptbr

Webcam

De uma maneira geral, não há necessidade de configurar a sua webcam, o Ubuntu instala automaticamente. No entanto, existem aquelas que necessitam de uma instalação manual e outras nem assim. Como os drivers utilizados, na sua maioria, são genéricos e não proprietários as cores podem ficar com qualidade inferior.
Alguns tópicos:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,5352.0.html
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,3160.0.html
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,7321.0.html

Obs: Este mini tutorial foi feito para iniciantes como resposta das muitas dúvidas durante a instalação.
Re-edições periódicas devem ocorrer.


« Última modificação: 03 de Julho de 2011, 08:02 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline alexandreperei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Iniciante
    • Ver perfil
    • BlogTuga
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2007, 11:40 »
RC2006 tenho o Ubuntu 6.10 e ontem saquei o 7.04 Feisty Fawn mas quando faço o bbot prlo cd e clico em instalar, aparece um quadro que diz que está a carregar o Kernel e não saí dali, sabes qual é o problema?

Offline Kenedy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 122
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2007, 13:28 »
Já faz quase um ano que estou tentando sair do windows...Primeiramente tentei o Dual o/s(padrão fedora core), não fui feliz, pois além de ser um sistema instável , o suporte oferecido é bem limitado, além de pago...bom... como um iniciante, tenho várias dúvidas, as quais peço uma ajuda a quem estiver com um pouco de tempo e paciência...vai a seguir:
-Meu comp. é um Atlon 2000-512 de ram-hd 60 GB;
-hd compartilhado: 40 + 20 GB;
-com o Win XP instalado, deixei 20 GB para instalar o Ubuntu 7.04;
-"eu mesmo instalei"!! ao ver o resultado, constatei que o ubuntu ficou em boot diferente, mas junto no hd, com o winxp ; o espaço livre continuou livre!! Pergunto então :
onde vejo o espaço que está sendo ocupado e, o que está livre no ubuntu?
como faço para disponibilizar mais espaço no hd para o Ubuntu 7.04, sem apagar arquivos ??
existe a possibilidade de , mesmo em boot diferente, ter algum conflito entre win xp e ubuntu?
tem como, no ubuntu, utilizar este espaço livre(20 GB), para salvar arquivos, como no winxp??
ao configurar, instalei o que devia e tbém o que não devia, existe alguma forma de desinstalar alguns programas, sem interferir no funcionamento de outros, afim de disponibilizar mais espaço ?
bom...por enquanto é istoi aí...desde já agradeço se vc puder me dar uma ajuda...

Offline proberio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2007, 14:13 »
Amigos, veja a configuração das minhas partições:
1- / ext3
2-/home ext3
3- swap
Tentando instalar o 7.04, com a partição 1 formatada, o cd de instalação me pede usuário e senha, que não sei qual seriam. Alguém já passou por isso?
GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2007, 16:03 »
OK, ca esta minha situação... ainda tenho duvidas quanto ao particionamento...

Meu HD tem 80 GB e eu tenho um segundo HD de 80 GB pra dados, portanto nao precisarei de uma partição pra isso...

Quero instalar o Windows (2000 ou 2003 Server naum sei ainda) com uma partição um pouco maior pq todo mundo aki em casa vai usar ele.... e em outra o Ubuntu... em dual boot

entao deveria ficar assim?

1- NTFS - Windows 2000 - 50 GB
2- ext3 - Ubuntu - ~30 GB
3- linux-swap - 256 MB

Ta bom desse jeito?

E se eu fizer isso entao primeiro eu instalo o Windows 2000... ma squando da instalação do 2000, de que forma eu particiono o HD? posso instalar ele normal e depois reparticionar com o Gparted, diminuindo a partição do 2000 (que inicialmente ocupa o HD inteiro) e adicionando a do Ubuntu e a swap?


MSN: lahfabri@hotmail.com

Offline filipim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2007, 16:50 »
Ao dar boot pelo live cd do Ubuntu 7.04 acontece um erro chamado Kernel Panic :( e ai não consigo fazer mais nada, alguem sabe o que devo fazer para resolver isso?

Desde já agradeço. :)

alexmgarcia

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2007, 17:03 »
Já faz quase um ano que estou tentando sair do windows...Primeiramente tentei o Dual o/s(padrão fedora core), não fui feliz, pois além de ser um sistema instável , o suporte oferecido é bem limitado, além de pago...bom... como um iniciante, tenho várias dúvidas, as quais peço uma ajuda a quem estiver com um pouco de tempo e paciência...vai a seguir:
-Meu comp. é um Atlon 2000-512 de ram-hd 60 GB;
-hd compartilhado: 40 + 20 GB;
-com o Win XP instalado, deixei 20 GB para instalar o Ubuntu 7.04;
-"eu mesmo instalei"!! ao ver o resultado, constatei que o ubuntu ficou em boot diferente, mas junto no hd, com o winxp ; o espaço livre continuou livre!! Pergunto então :
onde vejo o espaço que está sendo ocupado e, o que está livre no ubuntu?
como faço para disponibilizar mais espaço no hd para o Ubuntu 7.04, sem apagar arquivos ??
existe a possibilidade de , mesmo em boot diferente, ter algum conflito entre win xp e ubuntu?
tem como, no ubuntu, utilizar este espaço livre(20 GB), para salvar arquivos, como no winxp??
ao configurar, instalei o que devia e tbém o que não devia, existe alguma forma de desinstalar alguns programas, sem interferir no funcionamento de outros, afim de disponibilizar mais espaço ?
bom...por enquanto é istoi aí...desde já agradeço se vc puder me dar uma ajuda...

Olá Kenedy,
Vamos por partes.

1 - Para veres o espaço utilizado e espaço livre no Ubuntu tens duas hipoteses:
1.1 - Abrir um terminal e fazer: df -h
E verás a lista de partições que tem o espaço utilizado e o espaço livre.

1.2 - Por ambiente grafico:
Sistema -> Administraçao -> Monitor de Sistema -> Sistema de Ficheiros

2 - Para disponibilizar mais espaço no hd tens que bootar pelo cd de Ubuntu e abrir o Editor de Partiçoes do GNOME (gparted). Aí verás a lista de partições do teu disco. Depois clicas na partição que queres retirar espaço (por ex: uma de 50 gb queres tirar 10gb para por os 10gb na partiçao do ubuntu) e vais a Redimensionar. Poes o novo espaço para a partiçao a retirar espaço clicas OK e depois clicas na partição do Ubuntu e poes de tamanho novo que queres (atençao: tam que ser do tamanho que retiraste à outra partiçao, aconselho a pores 99999999999 e aí ele vai buscar o espaço máximo).

Depois disto fazes Aplicar e ele vai fazer tudo SEM PERDERES NADA.

3 - Conflito entre XP e Ubuntu não vai haver. Porque estão em partições diferentes, sistema de ficheiros diferentes, logo não há problemas. Mas tens que ter cuidado se reinstalares o XP... o menu de boot (gravado na MBR) é reescrito e na próxima vez que bootares ele vai directamente para o windows. Nesta altura não entres em pânico porque não perdeste nada do Ubuntu. Apenas a MBR foi reescrita. Nestas situações insere o cd do Ubuntu, boota por ele, abre um terminal, monta a partição do Ubuntu e faz: grub-install --root-directory=/boot /dev/hdX (nota: substitui hdX pela letra da tua partiçao... hda, hdc, sda. Para veres qual é usa o Editor de Partiçoes do GNOME ou faz fdisk -l). Se o comando falhar então retira o argumento --root-directory=/boot

4 - Podes usar o espaço livre desde que esteja formatado em ext3. Mas pode estar em NTFS porque já existe o ntfs-3g que permite a leitura e escrita em partiçoes NTFS atraves de Linux. Mas para o usares tens primeiro que montar. Caso esteja em NTFS instala primeiro o ntfs-3g, depois fazes fdisk -l para descobrir a partição. Agora fazes: sudo mkdir /mnt/downloads e depois sudo mount /dev/hdX /mnt/downloads -t ntfs-3g (nota: O hdX aqui aplica-se também como o hdX da resposta 3. E o -t ntfs-3g não sei se funciona porque nunca usei este driver). Quando estiver montado pode aceder em Locais -> downloads.

5 - Depende. Se for mesmo o necessário ele vai pedir para remover o ubuntu-desktop. E estas aplicações aconselho a nao remover (a não ser que seja experiente e sabe o que faz, mas como não é não aconselho). Agora se forem aplicações que não pertencem á "base" do Ubuntu pode remover.

Espero que as respostas sejam uteis.

Amigos, veja a configuração das minhas partições:
1- / ext3
2-/home ext3
3- swap
Tentando instalar o 7.04, com a partição 1 formatada, o cd de instalação me pede usuário e senha, que não sei qual seriam. Alguém já passou por isso?

Olá proberio,
Nunca me aconteceu. Em que parte pede usuário e senha?

OK, ca esta minha situação... ainda tenho duvidas quanto ao particionamento...

Meu HD tem 80 GB e eu tenho um segundo HD de 80 GB pra dados, portanto nao precisarei de uma partição pra isso...

Quero instalar o Windows (2000 ou 2003 Server naum sei ainda) com uma partição um pouco maior pq todo mundo aki em casa vai usar ele.... e em outra o Ubuntu... em dual boot

entao deveria ficar assim?

1- NTFS - Windows 2000 - 50 GB
2- ext3 - Ubuntu - ~30 GB
3- linux-swap - 256 MB

Ta bom desse jeito?

E se eu fizer isso entao primeiro eu instalo o Windows 2000... ma squando da instalação do 2000, de que forma eu particiono o HD? posso instalar ele normal e depois reparticionar com o Gparted, diminuindo a partição do 2000 (que inicialmente ocupa o HD inteiro) e adicionando a do Ubuntu e a swap?

Boa Tarde Anhaca,
Sim, a lista de partições está bem assim.
Podes instalar o Windows 2000 na partição toda e depois redimensionar com o gparted (vê a resposta 2 que dei ao Kenedy) e depois apartir daquele espaço não particionado crias as partições que queres.


Ao dar boot pelo live cd do Ubuntu 7.04 acontece um erro chamado Kernel Panic :( e ai não consigo fazer mais nada, alguem sabe o que devo fazer para resolver isso?

Desde já agradeço. :)

Olá filipim,
A tua ISO do Ubuntu está incompleta. Usa verificação MD5 para ver o tamanho, caso não coincidir com a md5 do mirror faz o download de novo da ISO.

Mais dúvidas que possa responder estou aqui! :-)

Offline proberio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2007, 18:06 »
Olá proberio,
Nunca me aconteceu. Em que parte pede usuário e senha?

R= Amigo, é no início quando carrega o Kernel, no lugar de entrar no Ubuntu direto para instalação ele pede usuário e senha como já estivesse instalado!!! ??? ???
GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2007, 18:13 »
alexgarcia, eu tentei fazer isso (estou usando uma amquina virtual pra testar, só vou fazer no HD quando conseguir lá)... o windows 2003 esta instalado no HD inteiro, partição NTFS e é um HD virtual de 11 GB... tentei redimensionar essa partição pra 6,5 GB e coloquei no resto a ext3 do Linux + 256 MB do linux-swap, mas na hora de aplicar as mudanças, o gparted dá erro pra redimensionar a partição do Win2003...  ???

PS: eu estou fazendo esse teste com o Edgy Eft.... mas eu suponho que nao haja diferenças no GParted pro Feity Fawn (que ainda estou baixando)...
« Última modificação: 04 de Maio de 2007, 18:19 por Anhaca »


MSN: lahfabri@hotmail.com

alexmgarcia

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2007, 18:50 »
Qual o erro?

alexmgarcia

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2007, 20:48 »
Olá proberio,
Nunca me aconteceu. Em que parte pede usuário e senha?

R= Amigo, é no início quando carrega o Kernel, no lugar de entrar no Ubuntu direto para instalação ele pede usuário e senha como já estivesse instalado!!! ??? ???


Estranho... Se logares como root e a password for apenas clicar enter será que dá? Ou então user: ubuntu password: ubuntu

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #11 Online: 04 de Maio de 2007, 23:50 »
Hm.... não tem detalhe nenhum.... apenas um erro.... vou colocar um screenshot aki mas acho que nao ajuda muito nao:




É isso que acontece... nao tenho ideia porque... o que estou fazendo agora é assim. Entro com o Live CD do Ubuntu na maquina virtual livre... começo com o instalador e entro no Gparted e particiono como eu quero, mas depois de concluir a criação das partições, cancelei a instalação do Ubuntu, reiniciei e coloqueio o CD do Win2003 e estou instalando ele, e depois que terminar, entro DE NOVO no Ubuntu, e aí sim instalo ele... dá certo assim?
« Última modificação: 04 de Maio de 2007, 23:54 por Anhaca »


MSN: lahfabri@hotmail.com

alexmgarcia

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2007, 06:30 »
Entro com o Live CD do Ubuntu na maquina virtual livre... começo com o instalador e entro no Gparted e particiono como eu quero, mas depois de concluir a criação das partições, cancelei a instalação do Ubuntu, reiniciei e coloqueio o CD do Win2003 e estou instalando ele, e depois que terminar, entro DE NOVO no Ubuntu, e aí sim instalo ele... dá certo assim?

Instalar mesmo na máquina ou na máquina virtual?

Offline proberio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2007, 07:40 »
Olá proberio,
Nunca me aconteceu. Em que parte pede usuário e senha?

R= Amigo, é no início quando carrega o Kernel, no lugar de entrar no Ubuntu direto para instalação ele pede usuário e senha como já estivesse instalado!!! ??? ???


Estranho... Se logares como root e a password for apenas clicar enter será que dá? Ou então user: ubuntu password: ubuntu

tentei tudo isso não logrando exito, resolvi pelo mais trabalhoso, instalei o 6.10 e depois atualizei pela internet. Agora está tudo OK!!!!!
Obrigado pela atenção.
GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 7.04
« Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2007, 18:45 »
galera, tem como fazer o backup dos arquivos da minha pasta pessoal?